Buscar

aspectos da medicina aeroespacial kwk

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância (AD)
Disciplina: Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial
Curso: 
Professora: Cintia R. G. Sales
Nome do aluno: Douglas Vinícius dos Reis Quirino
Data: 4/04/2022
Orientações:
1. Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
1. Entregue a atividade no prazo estipulado - 2
1. Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
1. Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual (ULIFE).
1) Um dos efeitos da altitude no corpo humano são os disbarismos. Qual é a Lei da física explica esse fenômeno e quais seus efeitos no corpo humano? Cite 2 exemplos de quadros ocasionados pelo efeito dos disbarismos. (2,5 pontos) 
R: A lei de Boyle-Mariotte explica o fenômeno dos disbarismos, que ocorrem devido a expansão do volume dos gases contidos em cavidades presentes em nosso organismo. dois quadros que são consequência desse fenômeno são: a aerocolia, que é o acúmulo excessivo de gases na região do intestino, e a barotite média, que é uma lesão ocasionada pela alteração de pressão não equalizada nos ouvidos.
2) Imagine a seguinte situação: um pouco antes de decolar, você é um instrutor de voo e percebe que seu aluno está com sinais de um resfriado (tosse seca, coriza). Ao comentar a situação com ele, ele diz que não há problemas porque no caminho passou na farmácia (automedicação), comprou e tomou um analgésico associado a um descongestionante.
Qual o problema dessa situação? (2,5 pontos)
R: Quadros relacionados a obstrução nasal oferecem um risco elevado para a ocorrência de barotite média e barossinusite, por isso, o aluno deveria aguardar, e voar após estar totalmente curado.
3) Como síntese dos estudos dos tópicos 1 e 2, elabore um texto de no mínimo 40 linhas, que contenha os seguintes itens:
a) Os impactos do ambiente aéreo sobre o organismo humano; 
b) Apresente um tipo de doença ou transtornos relacionado à atividade área;
c) Utilize pelo menos uma ilustração (busque na internet alguma imagem) que ajude a explicar o transtorno ou doença abordado no seu texto. Lembre-se de citar a fonte da imagem. (5,0 pontos)
A avaliação desta questão será realizada com base no domínio na abordagem do conteúdo, respeito aos padrões das normas da ABNT e escrita em linguagem acadêmica, observando os critérios de precisão, clareza, objetividade.
R: 
 Desde o seu invento no início século passado, pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, o avião vem tendo uma participação cada vez mais relevante no desenvolvimento da sociedade, com um uso tão abrangente, que vai desde o transporte de pessoas e cargas, ou até como arma de guerra, a aviação a cada ano que passa evoluí mais. 
 Todavia, nos últimos 100 anos, o corpo humano não teve a mesma evolução que as aeronaves, isto é, continuamos sendo seres projetados para a vivência terrestre, e não aérea, com o nosso organismo sendo acostumado a pressão, umidade, e temperatura de altitudes próximas ao nível do mar. essa característica primordial resulta numa série de enfermidades durante o desenvolvimento das mais diversas atividades aéreas.
 Mesmo com o advento das cabines pressurizadas nos anos 60, o corpo humano ainda sofre diversos efeitos ocasionados por diferentes características do voo de alta altitude, dentre elas, podemos citar a diferença de pressão, que causa diversos disbarismos relacionados a expansão dos gases dentro de cavidades do corpo humano, como a aerocolia, que são problemas de gases intestinais, e a barotite média, que são problemas relacionados a equalização da pressão dos ouvidos, e a hipóxia e hiperventilação, além disso, outras características nocivas ao organismo humano são: o ar seco e a baixa umidade, a mudança de fuso horário, que resulta numa perturbação do ciclo de sono, e as deficiências visuais, que são causadas pela baixa quantidade de oxigênio disponível no ambiente pressurizado. 
 Dentre todas as enfermidades causadas pelo ambiente aéreo, uma das mais conhecidas é a chamada doença de descompressão, que acontece quando, devido a uma súbita mudança de pressão, o nitrogênio dissolvido no sangue começa a formar bolhas, essas bolhas, por sua vez, podem lesionar os tecidos do corpo, ou no pior dos casos, obstruir vasos sanguíneos de vários órgãos, ocasionando dor intensa, e até mesmo o óbito. Os sintomas da doença de descompressão podem levar diversas horas para aparecerem, eles incluem: fadiga, dor nos músculos e articulações, dor de cabeça e perda de apetite, e nos piores casos, dormência, dor no peito, tontura, fraqueza nos braços e pernas, formigamento e dificuldade de respiração, na imagem abaixo, alguns fatores relevantes para o desenvolvimento da doença de descompressão:
Fonte: https://www.google.com/amp/s/slideplayer.com.br/amp/2590642/

Continue navegando