Buscar

MODELO ENVIO DISCENTE - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MOVIMENTOS PERISTÁLTICOS
Nome Completo: Xênia Valêsca Bastos de Oliveira
Matrícula: 01339655
Curso: Farmácia
O peristaltismo é controlado pelo sistema nervoso autônomo e garante que os alimentos sejam movimentados pelos órgãos do sistema digestivo. O peristaltismo é o resultado da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do trato digestivo. Esses movimentos são frequentemente chamados de movimentos peristálticos e são essenciais para o processo digestivo porque garantem que os alimentos se movam ao longo do sistema digestivo. Peristaltismo é um movimento rítmico involuntário que ocorre devido a comandos do nosso sistema nervoso (mais precisamente, o sistema nervoso autônomo). Além de controlar a musculatura lisa, essa parte do sistema nervoso também é responsável por controlar as ações internas do corpo, como o ritmo cardíaco e a secreção de certas glândulas.
O sistema nervoso autônomo é dividido em duas partes diferentes: o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático. Geralmente, quando um estimula o órgão, o outro estimula o órgão é inibido. No caso do peristaltismo, os nervos parassimpáticos aumentam o peristaltismo, enquanto a simpatia causa inibição motora. 
A comida é mastigada na boca e misturada com a saliva, que é chamada de bolo alimentar. O projétil é empurrado pela língua em direção à faringe para que possa atingir o esôfago. No último órgão, o movimento peristáltico leva o alimento ao estômago. O trajeto dura em média 10 segundos.
O peristaltismo no esôfago é um movimento de onda que, na verdade, empurra a massa alimentar em direção ao estômago. Este exercício é muito eficaz, mesmo que fiquemos de cabeça para baixo, pode garantir o significado da comida. O peristaltismo também ocorre no estômago e garante que o bolo alimentar seja misturado ao suco gástrico produzido por esse órgão. A mistura resultante não é mais chamada de massa alimentar, mas agora é chamada de quimo.
No intestino delgado, o peristaltismo garante principalmente o movimento do quimo, mas também ajuda a homogeneizar as enzimas digestivas, as secreções e a bile. Nesse processo, o quimo é convertido em quilogramas. O movimento dos alimentos é causado por dois tipos de peristaltismo, um é o movimento lento, que fica confinado a uma pequena parte do intestino, e o outro é o movimento longo e rápido, que garante o movimento a longo prazo. A peristalse também ocorre no intestino grosso, mais precisamente no cólon, mas esses movimentos são chamados de movimentos de massa. Essas ações garantem a preparação para o processo intestinal.

Continue navegando