Buscar

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

KAROLINE RAMIRES DE SOUZA
1 METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Não se pode afirmar que a matemática desenvolve o raciocínio, mas é possível dizer que contribui para o desenvolvimento do raciocínio dedutivo. Piaget (1981) afirma que é a constituição das operações que permite a construção do número, do espaço, do tempo e da velocidade, que transforma a pré-lógica intuitiva e egocêntrica do sensório-motor em coordenação racional, ao mesmo tempo dedutiva e experimental. 
 
Fonte: NOGUEIRA, C. M. I.; BELLINI, L. M.; PAVANELLO, R.M. O ensino de matemática e das ciências naturais nos anos iniciais na perspectiva da epistemologia genética. Curitiba: CRV, 2013. 
 
Observe a figura abaixo: 
 
Descreva, levando-se em conta o conhecimento físico, lógico matemático e o senso comum, pelo menos uma visão da figura que pode ser identificada em cada um dos pontos de vista citados (físico, lógico-matemático e senso comum)? 
2 RESPOSTA
Piaget fez distinções fundamentais entre três tipos de conhecimento - conhecimento físico, conhecimento social-convencional e conhecimento lógico-matemático:
· Conhecimento físico: são fatos sobre as características de algo. A janela é transparente, o giz de cera é vermelho, o gato é macio, o ar está quente e seco hoje. O conhecimento físico reside dentro dos próprios objetos e pode ser descoberto explorando objetos e observando suas qualidades.
· Conhecimento social: são nomes e convenções, constituídos por pessoas. Meu nome é Théo, o Natal é em 25 de dezembro, é educado dizer obrigado por um presente. O conhecimento social é arbitrário e detectado apenas por ser dito ou demonstrado por outras pessoas.
· Conhecimento lógico-matemático: esta é a criação de relações. O cérebro constrói conexões neurais que conectam pedaços de conhecimento uns aos outros para formar novos conhecimentos. A parte difícil de entender aqui é que os relacionamentos não existem no mundo externo. Eles muitas vezes parecem, mas isso é uma ilusão. O conhecimento lógico-matemático é construído por cada indivíduo, dentro de sua própria cabeça. Não vem de fora. Não pode ser visto, ouvido, sentido ou contado.
Sendo assim, de acordo com o texto e com os materiais estudados, por meio da figura ilustrada é possível que a criança utilize todos os três conhecimentos. Como por exemplo: por meio do conhecimento social a criança poderá dizer que a imagem se trata de uma estrela ou até mesmo de um símbolo utilizado em algumas bandeiras. No que diz respeito ao conhecimento físico, a criança observa a imagem e pode simplesmente dizer que a mesma são dois triângulos em posições contrárias. Por fim, dentro do conhecimento lógico-matemático, a criança pode perceber que no centro da imagem se forma um hexágono e nas extremidades existem seis triângulos menores. E que não há distinção entre os triângulos, que todos possuem o mesmo tamanho. Se dentro da imagem existissem cores diferentes, ela poderia identificar a diferença e apontar. Porém, deve-se levar em consideração que o conhecimento lógico matemático é obtido de forma individual, pois a diferença é criada na hipótese de cada criança.

Continue navegando