Buscar

AD1 SOCIOECONOMIA GEOPOLITICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD1 – SOCIOECONOMIA E GEOPOLÍTICA
Leia atentamente o seguinte excerto: “Quando a sociedade age sobre o espaço, ela não o faz sobre os objetos como realidade física, mas como realidade social, isto é, objetos sociais já valorizados aos quais ela (a sociedade) busca oferecer ou impor um novo valor. A ação se dá sobre objetos já agidos, isto é, portadores de ações concluídas, mas ainda presentes. Esses objetos da ação são, desse modo, dotado de uma presença humana e por ela qualificado.”
Fonte: SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3ª edição. São Paulo: HUCITEC, 1999. p. 88.
O texto retrata o conceito de espaço como:   
R: uma forma-conteúdo, condicionando e sendo condicionado pelo processo de reprodução social. 
O filme “A história das coisas” explica o funcionamento do capitalismo e como as Corporações manipulam governos e pessoas para consumirem cada vez mais. Um dos aspectos que chama atenção é o custo de produção dos objetos que consumimos. O filme relata, por meio de um exemplo (rádio), o verdadeiro custo de produção que nos leva à seta dourada do sistema, ou seja, o que nos impulsiona a comprar cada vez mais, contribuindo, assim, para aumentar a produção de bens de consumo que em pouco tempo são descartados. Para isso, o sistema ataca com estratégias que nos envolvem nesse círculo vicioso, que é o consumo desenfreado.
Acerca das estratégias, escolha a opção que preenche adequadamente as frases abaixo:
A Obsolescência _____________ é aquela que ocorre quando o produto é criado para ir ao lixo.
A Obsolescência _____________ é aquela que convence de que se deve jogar fora aquilo que ainda é útil.
R: Planejada - Perceptiva
Vimos, neste tópico sobre a produção do espaço geográfico pela sociedade, que a palavra espaço é de uso corrente, utilizada tanto no dia a dia como nas diversas ciências, sendo descrita por acepções distintas e numerosos qualificativos. Entre os astrônomos, matemáticos, economistas e psicólogos, dentre outros, utilizamse, respectivamente, as expressões espaço sideral, espaço topológico, espaço econômico e espaço pessoal.
Desde os primeiros anos que mantivemos contato com a disciplina de Geografia, nossos professores relacionavam-na com o espaço. Por isso, não é raro lembrarmonos de “espaço geográfico” quando nos referimos a essa ciência.
A partir desse recorte introdutório e dos elementos conceituais importantes estudados neste tópico, analise as frases abaixo e assinale V ou F.
Práticas espaciais constituídas como um conjunto de ações espacialmente localizadas, que impactam diretamente sobre o espaço, alterando-o no todo ou em parte ou preservando-o em suas formas e interações espaciais. (VERDADEIRA)
O espaço geográfico configura-se como o local de morada da sociedade humana, mas principalmente uma realidade estática, que independe da atividade do ser humano. (FALSA)
O espaço geográfico abrange somente o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o clima, o relevo e a vegetação.(FALSA)
Espaço geográfico como aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história, que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares. (VERDADEIRA)
Com a revolução industrial moderna, o ataque humano ao meio ambiente natural passou a ser tão intenso que praticamente não há processo natural (terra, água e ar) que não tenha sofrido interferência do homem. Com a indústria moderna, houve uma demanda muito maior de matéria-prima e de fontes energéticas; porém, esses são recursos limitados e alguns deles certamente se esgotarão caso não haja uma limitação global.
Diante desse contexto, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que é necessária para evitar um colapso na oferta e no acesso à matéria-prima e às fontes de energia para as gerações futuras.
R:Imposição de limites com um nível de conscientização do consumidor sobre a real necessidade de uso deste ou daquele produto no seu dia a dia é condição para o seu não esgotamento imediato.
Analise as sentenças abaixo:
I- O campo de preocupação da ciência geográfica é o espaço da sociedade humana, em que homens e mulheres vivem e, ao mesmo tempo, produzem modificações que o (re)constroem permanentemente.
II- O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
III- O espaço reproduz-se, ele mesmo, no interior da totalidade, quando evolui em função do modo de produção e de seus momentos sucessivos.
A alternativa que tem somente sentenças verdadeiras é: R: I.II.III (TODAS V)
“A história das coisas” (The Story of Stuff), é um documentário de apenas 20 minutos que fala sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto negativo que esse consumo causa no meio ambiente. Apresentando Annie Leonard, The Story of Stuff mostra de uma maneira didática e clara todo o processo que vai desde a extração da matéria, confecção do produto, venda, compra e falsa ideia de necessidade, até o momento de descarte e poluição. Colocando em debate o mal que esses resíduos tóxicos causam não só ao meio ambiente, mas também à saúde da população em geral. Com uma boa dose de humor o documentário questiona os nossos valores, os padrões sociais de consumo impostos pela mídia e grandes empresas. Levando-nos a questionar sobre nossos costumes e a maneira como consumimos e encaramos a preservação do nosso planeta.
Assinale as alternativas em que há elementos que destacam a estratégia do consumo e descarte e induzem a condições importantes que são inerentes ao mercado consumidor.
Focado na obsolescência planejada. (VERDADEIRO)
O aumento da felicidade está diretamente relacionado com o nível de consumo (VERDADEIRO)
Respeito à natureza, reduzindo assim o descarte e a produção de resíduos; (FALSO)
A reciclagem ajuda, mas não é suficiente além dos materiais que não podem ser reciclados.(VERDADEIRO)

Outros materiais