Buscar

AD2 - SOCIOECONOMIA E GEOPOLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD2 - SOCIOECONOMIA E GEOPOLÍTICA 
As Organizações Internacionais possuem um papel importante na tentativa de auxiliar a estabilidade do Sistema Internacional, e suas características revelam isso. Dentre essas inúmeras características, aquela que se liga ao fato de uma Organização Internacional ter uma sede própria e um corpo de funcionários próprios é denominada de ________________.
R: Permanência
“Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos: a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla (…). Em vista disso, nossos respectivos Governos, por intermédio de representantes reunidos na cidade de São Francisco, depois de exibirem seus plenos poderes, que foram achados em boa e devida forma, concordaram com a presente Carta das Nações Unidas e estabelecem, por meio dela, uma organização internacional que será conhecida pelo nome de Nações Unidas.”
Preâmbulo da Carta da ONU. Disponível em: http://nacoesunidas.org/carta. Acessado em: 06/04/2019.
Diante do exposto e do conteúdo estudado no Capítulo 2 do Livro Didático, assinale a alternativa em que está presente uma das causas que justificaram o surgimento da ONU
R:O fracasso da Liga das Nações após a Segunda Guerra Mundial.
No que se refere às Organizações Internacionais Governamentais (OIGs), assinale AS OPÇÕES CORRETAS:
Elas podem ser universais ou regionais. O que marca a diferença são os atributos que deve ter um Estado ou país para ser membro.(verdadeiro)
As organizações internacionais que se envolvem na regulação de amplos aspectos da vida internacional são entidades criadas por Estados, então são governamentais.(verdadeiro)
As Organizações Internacionais possuem um papel importante na tentativa de auxiliar a estabilidade do Sistema Internacional, e suas características revelam isso. Dentre essas inúmeras características, aquela que se refere às relações coordenadas entre três ou mais Estados de acordo com certos princípios, que são aplicados de forma indivisível com base em uma reciprocidade difusa, portanto, é denominada de R:__Multilateralismo_____________.
No que se refere à criação de organizações internacionais, leia as sentenças e assinale as corretas:
Possuem como finalidade buscar os interesses comuns de seus integrantes por meio da cooperação recíproca, sendo tal ideal de cooperação cada vez mais fundamental na política internacional moderna. Sendo assim, as Organizações Internacionais são um fenômeno decorrente do incremento dos contatos entre as mais diversas nações.
Pode-se citar como objetivos mais comuns das Organizações Internacionais a obtenção ou manutenção da paz, desenvolvimento ou cooperação no âmbito econômico, estrutural e social, resolução de conflitos armados, entre outras questões similares.
Também conhecidas como Organizações Intergovernamentais, são instituições criadas por países (estados soberanos), regidas por meio de tratados, que buscam através da cooperação a melhoria das condições econômicas, políticas e sociais dos associados.
As Organizações Internacionais possuem um papel importante na tentativa de auxiliar a estabilidade do Sistema Internacional, e suas características revelam isso. Dentre essas inúmeras características, aquela que dá a ela a capacidade de contrair direitos e deveres no Sistema Internacional, portanto, de fazer relações internacionais é denominada de ___R:_Personalidade Jurídica__.

Outros materiais