Buscar

AD4 SOCIOECONOMIA E GEOPOLITICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD4 SOCIOECONOMIA E GEOPOLITICA
Atualmente, há um conjunto de mudanças no papel da Universidade e entre essas mudanças está o enfoque voltado ao paradigma do aprender a aprender e ao papel do professor que passa a ser um orientador dos conteúdos e não mais o que transmite conhecimento. Diante de tais modificações no contexto da educação, analise as afirmações abaixo levando em consideração as competências que devem ser desenvolvidas no estudante para que possa estar em sintonia com os desafios postos tanto pelo setor da educação quanto pelo mercado de trabalho.
I - Capacidade reflexiva e crítica.
II - Capacidade de solução de problemas.
III - Capacidade de adaptação a novas situações
IV - Capacidade de continuar aprendendo em contextos de mudança tecnológica e sociocultural acelerada, com a permanente expansão do conhecimento.
Agora assinale a alternativa correta:
“A tecnologia não é apenas um canal para se comunicar, cuja comunicação traz o significado de ação recíproca que ocorre entre emissor e receptor da mensagem, mas sim faz parte do ato comunicativo, estando integrada a ele. É uma nova maneira de aprender e agir, é construir novos alicerces na forma de comunicar e conhecer. Com isso, a lógica da atual sociedade consolida-se para a lógica das redes”.
FORESTI, A. A era digital: apropriação tecnológica e inclusão digital. Oficina da Net, ago. 2013. Disponível em: <http://www.oficinadanet.com.br>. Acesso em: 12 jun. 2015.
Considerando o texto marque a opção que completa a frase:
A integração da tecnologia com a construção das sociedades e do espaço geográfico, no momento atual da história, assinala uma das características do(a):
Com base no texto de Gadotti, Desafios para a era do conhecimento, que se encontra no Tópico de Estudos 4, no EVA, o conceito que se adequa à perspectiva de um espaço de “múltiplas oportunidades de aprendizagem: parcerias entre o público e o privado (família, empresa, associações...), avaliações permanentes, debate público, autonomia da escola, generalização da inovação” é:
O mercado tende a gerir e regulamentar todas as atividades humanas. Até há pouco, certos campos — cultura, esporte, religião — ficavam fora do seu alcance. Agora, são absorvidos pela esfera do mercado. Os governos confiam cada vez mais nele (abandono dos setores de Estado, privatizações). RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças. Petrópolis: Vozes, 2003.
No texto é apresentada uma lógica que constitui uma característica central do seguinte sistema socioeconômico:

Outros materiais