Buscar

Semana 03 - TIC Fórum - Tétano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tétano
1. O Tétano pode matar? Por quê?
Sim, pode ser fatal. O tétano resulta de uma toxina produzida pela bactéria anaeróbia Clostridium tetani. A toxina faz com que os músculos se contraiam involuntariamente e fiquem rígidos. Os sintomas do tétano geralmente começam cerca de cinco a dez dias depois da lesão, mas podem começar até cerca de cinquenta dias depois. Os espasmos musculares são o aspecto característico do tétano. Os músculos se contraem involuntariamente (espasmo) e se tornam rígidos. Os espasmos geralmente começam no maxilar (causando trismo) e garganta (tornando difícil engolir), seguidos pelo pescoço, ombro, rosto e depois abdome e membros. Tais espasmos podem interferir com a respiração, por vezes de tal forma que as pessoas ficam azuladas. A face pode congelar-se em um sorriso com as sobrancelhas erguidas. Os músculos das costas se contraem, fazendo as costas, o pescoço e as pernas se arquearem para trás. O espasmo dos esfíncteres musculares pode causar constipação e dificuldade de micção Outros sintomas ocorrem porque o tétano afeta o sistema nervoso, incluindo a parte que regula os processos internos do corpo, como a velocidade com que o coração bate. As pessoas com tétano podem ter frequência cardíaca rápida e febre. Elas podem transpirar profusamente. A pressão arterial pode subir e descer. Por isso, a doença pode ser fatal em casos graves.
2. Tétano Neonatal - como podemos evitar esta patologia?
O Tétano neonatal é uma doença infecciosa aguda, grave, não contagiosa, que acomete o recém-nascido (RN), nos primeiros 28 dias de vida, tendo como manifestação clínica inicial a dificuldade de sucção, irritabilidade e choro constante. A doença é causada por uma bactéria chamada Clostridium tetani. A vacina antitetânica da mãe (esquema completo e atualizado) tem uma eficácia de quase 100% na prevenção do Tétano Neonatal. Além da vacina, o parto limpo (asséptico), cuidados higiênicos e adequados com o coto umbilical são fundamentais na prevenção da doença.
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/infec%C3%A7%C3%B5es-bacterianas-bact%C3%A9rias-anaer%C3%B3bias/t%C3%A9tano
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/tetano_neonatal_evitada.pdf
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/tetano-neonatal-1/tetano-neonatal

Continue navegando