Buscar

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
A educação surge como um processo destinado a promover o aprendizado dos alunos, quando se busca inserir nestes os conhecimentos necessários em torno das questões ambientais, a fim de ampliar a visão sobre o meio ambiente, transformando-os em agentes modificadores da sua realidade social e para a conservação ambiental. 
Assim, as questões ambientais estão constantemente presentes em nossa sociedade, principalmente em nosso dia a dia, onde a educação ambiental torna-se essencial o seu aprendizado dentro do âmbito educativo, cabendo a sua introdução nos anos iniciais de escolarização, pois busca-se inserir nos alunos a conscientização de se preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo, levar estes conhecimentos a sociedade em geral.
Com o aumento da globalização, a sociedade passou a sofrer cada vez mais com os problemas sociais provenientes da expansão populacional e a diminuição dos espaços considerados verdes, pois a sua maioria encontra-se tomada pela grande quantidade de construções e consequentemente, a destruição da natureza, com isso busca-se aproximar as crianças da preservação da natureza e a sua conscientização quanto a utilização dos seus recursos. 
Nesse sentido, tem-se que com a utilização cada vez mais frequente das tecnologias, vem proporcionar um aprendizado mais direcionado ao meio urbano, ocasionando várias dificuldades de se ter um contato direto com o meio ambiente e com os benefícios provenientes do convívio com o meio em que esteja inserido. A escola deve ter por base a proposição de valores no decorrer de sua prática pedagógica, com o intuito de evidenciar a necessidade de programas de contribuição a proteção ambiental, além de tentar impedir as ações humanas que possam prejudicar o meio ambiente sobre o qual possuem influência direta. Um dos maiores desafios da educação ambiental está na redefinição de meio ambiente como sendo um bem de uso comum e patrimônio da humanidade. 
Esta definição traz grandes consequências para os agentes econômicos que utilizam e exploram os recursos indistintamente, como se fossem objetos de sua única e exclusiva posse, portanto de livre iniciativa para seu uso, extração e transformação. O educador ambiental está defronte de uma concepção distante do que usualmente os detentores do capital costumam exercer. Deve manter uma relação de igualdade, com garantias ao respeito das características de cada ambiente e do ser humano que dele necessita, observando sempre o contexto em que está inserido, além do cumprimento dos direitos e deveres como cidadãos ativos e responsáveis para a manutenção de um ambiente sustentável