Buscar

Atividade 2 (1)

Prévia do material em texto

Para a realização da Atividade 2, selecionei o item Notebook.
Etapas para recebimento do item:
1. Após o recebimento deste item, ele deverá ser conferido. Desta forma, deverá ser realizada a conferência quantitativa, ou seja, será verificada a quantidade recebida. Assim, haverá a confrontação da quantidade recebida com a faturada pelo fornecedor, devendo-se estar atento à Nota Fiscal e ao pedido de compra. Como se trata de um item unitário, provavelmente não haverá problemas em relação à quantidade.
2. A seguir, faz-se necessário a conferência qualitativa, ou seja, será verificado se o item está em boas condições, íntegro, não apresentando nenhuma avaria, seja na embalagem ou no próprio item.
3. Poderá ser realizada também a inspeção técnica. Esta etapa possibilitará constatar se todas as características técnicas do produto estão de acordo com as especificações do pedido de compra e da nota fiscal. Por exemplo, se foi adquirido um notebook com 8 GB RAM e 256 GB SSD, verifica-se se o item recebido condiz de fato com estas características.
4. Após realizar as conferências de quantidade e qualidade, haverá a conferência da nota fiscal, realizada com o auxílio do pedido ou ordem de compra cadastrado no sistema, do relatório de recebimento e do relatório de inspeção. Caso tudo esteja de acordo com os conformes, a nota fiscal será encaminhada ao setor de contas a pagar.
5. Na sequência, será realizada a entrada do material em estoque, após ser efetivada a regularização. Para isso, deve-se cadastrar o notebook no sistema da empresa, por meio do número patrimonial. Após este registro, ele poderá ser encaminhado para o setor pertinente.
Documentos que devem observados no recebimento e conferência de materiais:
· Pedido ou ordem de compra cadastrado no sistema;
· Nota fiscal do notebook recebido;
· Relatório do recebimento do item;
· Relatório da inspeção;
Método de controle e registro do item:
Como o notebook adquirido necessita ser classificado e cadastrado no sistema da empresa, sugiro o método de codificação por código de barras, o que evitará duplicidade e agilizará o processo de identificação e movimentação no estoque. Sendo assim, poderá ser utilizada a codificação numérica, que auxiliará a evitar uma provável perda deste bem por não contabilização, extravio, movimentação não autorizada, entre outros.

Continue navegando