Buscar

QUESTÕES SOBRE SAÚDE OCUPACIONAL (AUDIOLOGIA OCUPACIONAL) - Audiologia III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Membros do grupo: Franciane, Danielle, Laís, Samara e Aline
QUESTÕES:
a) Considerando o exposto na introdução e também as 3 primeiras aulas da Disciplina da Audiologia III, defina saúde ocupacional e saúde do trabalhador e a relevância dessas para a economia global.
A Saúde do trabalhador é uma política de cuidados aos trabalhadores após o surgimento da doença. Já a Saúde Ocupacional, analisa os riscos dos setores da empresa, utiliza de uma equipe multiprofissional, no qual vão evitar novas doenças, promover o uso de EPIs e prevenir agravos. Ao contrário do que muitos imaginam, isso não é um gasto a mais para a empresa, mas sim, um investimento, pois um trabalhador doente não é rentável e produtivo para a economia. Também evitam-se gastos gerais como: profissionais da saúde, tratamentos caros, exames e medicamentos, licenças saúde/atestados/afastamentos do trabalho e até diminui o número de trabalhadores aposentados por invalidez. 
b) Explique, de modo resumido, o papel do fonoaudiólogo nas empresas; nos serviços de previdência; em clínicas de saúde ocupacional; na justiça do trabalho.
Nas empresas: o fonoaudiólogo busca prevenir possíveis acidentes, auxilia na escolha de EPIs, além de tratar e monitorar os casos já existentes de perdas auditivas, por meio de exames e consultas periódicas.
Nos serviços de previdência: o fonoaudiólogo possui a função de avaliar e atestar a condição de saúde do trabalhador, que muitas vezes busca esse serviço com o intuito de se aposentar por possuir lesões decorrentes de sua profissão.
Em clínicas de saúde ocupacional: essa área de atuação preocupa-se com a qualidade de vida do paciente e com as fases que antecedem a doença e durante a mesma. Com isso, o fonoaudiólogo tem a função de conscientizar, promover a saúde e prevenir doenças ou problemas que possam ser originados no ambiente de trabalho; sendo também responsável pelos exames de admissão e demissão dos funcionários.
Justiça do trabalho: possui a função de ajudar a solucionar conflitos entre empregadores e funcionários. Para tal, são feitas averiguações como as condições de trabalho, uso e estado dos EPIs e exames para confirmar as afirmações. 
c) Cite as subdivisões de vigilância em saúde, os objetivos da vigilância epidemiológica, seus dados e defina seus indicadores.
São divididas em epidemiológica, ambiental, sanitária e Saúde do Trabalhador/Ocupacional. A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que propicia o conhecimento, detecção e prevenção de doenças e seus agravos. Ela ainda investiga e controla epidemias, identifica fatores etiológicos na gênese das doenças, orienta profissionais de saúde para lidarem com as situações de saúde-doença tendo como base os dados confiáveis de plataformas da área da saúde, como o DATASUS. Possui como indicadores a prevalência - que estuda o número de casos divididos pela população geral - e a incidência, que é o resultado do número de novos casos dividido pela população.
d) Cite os agentes ambientais e detalhe-os (observe que no arquivo de aula há 4, mas são 5, conforme a nota introdutória supramencionada).
São: 
· Agentes físicos: podem ser por meio de ruído, calor, frio, vibrações, pressões e radiações;
· Agentes químicos: ocorrem por névoas, neblinas, fumos, poeiras, gases, vapores e produtos químicos;
 
· Agentes biológicos: por vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos, HIV+, hepatite, tuberculose etc.;
· Ergonômicos: é através de esforço físico, postura inadequada e questões que têm relação com fatores da empresa em sua organização;
· Riscos acidentais: são possíveis acidentes de trabalho com uso de máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas danificadas e uma possível possibilidade de incêndio ou explosão.
e) Qual a estimação da prevalência do PAIRO em trabalhadores expostos a ruído? E qual é a estimativa de ranking da poluição ambiental do tipo “ruído” no mundo?
Estima-se que 25% da população trabalhadora exposta seja portadora de PAIRO. No mundo tem a estimativa de 2° lugar, perdendo apenas para a poluição do ar.
f) Cite as principais alterações auditivas relacionadas ao ruído e à pressão.
Perda auditiva irreversível progressiva do tipo sensório-neural (danos às células ciliadas presentes da cóclea) perda auditiva temporária do tipo Via Aérea (deslocamentos dos ossículos, perfuração da membrana timpânica) e zumbido. Sendo os agudos, as frequências mais afetadas podendo progredir para as mais graves. 
g) Cite as principais NRs relacionadas ao controle da PAINPSE, defina PAINPSE (de acordo com as NRs) e cite os demais agentes nocivos à saúde auditiva dos trabalhadores, sem ser o ruído, e explique se é possível mensurar, de forma clara e precisa, seus impactos à audição.
As principais NRs relacionadas ao controle de PAINPSE são: NR7, NR15 e NR17. PAINPSE é a Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados, que se trata de perda de certos limiares auditivos. 
Agentes nocivos além dos ruídos: fatores exógenos (temperatura, vibrações, hábito de fumar, medicamentos e químicos), fatores endógenos (características físicas, passado otológico, pigmentação, fatores emocionais, stress, deficiência de magnésio, temperatura, condições médicas e idade), estressores ambientais e organizacionais (agentes físicos [ruído, calor, vibrações, pressões, radiações], agentes químicos [fumos, poeiras, gases, vapores, produtos químicos], agentes biológicos [HIV+, Hepatite e outros] e organização do trabalho) e por alterações patológicas nos sistemas (endócrino, reprodutor, vascular, digestivo, aumento na produção de adrenalina e outros). Por se tratar de dados que não visam a mortalidade, eles não podem ser quantificados através das estimativas levantadas a respeito do número de mortes, o que contribui para a subnotificação dos riscos ocupacionais. Porém sabe-se que essas perdas auditivas possuem característica principal a irreversibilidade e a progressão gradual com o tempo, então cabe a empresa adotar medidas de PCA (programa de conservação auditiva).
Observe o Audiograma a seguir para responder às questões h, i e j.
h) Na sua opinião, a audição do paciente a seguir é normal ou o paciente possui perda auditiva? (sim/não e o porquê) Há uma configuração sugestiva de PAINPSE/PAIRO/PAIR?
O paciente possui perda auditiva, porque apresenta perda bilateral e em frequências superiores a 1.500 Hz que apresenta no máximo uma piora em 65 dB em 8.000 Hz com via óssea também comprometida. Quanto a configuração, não é sugestiva de PAINPSE/PAIRO/PAIR, pois estas possuem características específicas de perdas.
i) Classifique o exame a seguir considerando o tipo, grau e configuração de acordo com o Guia de Orientação na Avaliação Audiológica do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia (mencione seus autores) e explique as linhas delimitadoras de limiares da OMS.
Perda auditiva simétrica, do tipo sensorioneural (Silman e Silverman, 1997), de grau normal (Lloyd e Kaplan, 1978) e configuração descendente leve bilateralmente (Silman e Silverman, 1997).
Se considerada a classificação do grau da perda auditiva da Organização Mundial da Saúde 2020, este paciente terá uma perda de grau leve, pois, ao contrário de Lloyd e Kaplan, 1978 que utiliza a média tritonal entre 500 Hz, 1 kHz e 2 kHz, a OMS considera a média quadritonal entre as frequências de 500 Hz, 1 kHz, 2 kHz e 4 kHz. Como o paciente em questão apresenta piora nas frequências mais altas, a média quadritonal resultou em um valor acima de 20dB. 
j) Para esse exame, qual tipo de curva timpanométrica você esperaria? Justifique. Haveria presença de reflexos acústicos? (sim/não e o porquê).
A timpanometria teria curva do tipo A, porque em uma perda auditiva do tipo sensorioneural, a mobilidade do sistema tímpano-ossicular é normal. Podendo ser uma presbiacusia, os reflexos acústicos podem estar ausentes ou presentes se houver recrutamento.

Continue navegando