Buscar

Avaliação final Discursiva ( Biologia Molecular)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1"Durante muitos anos era árdua a tarefa de comprovar a paternidade de uma pessoa em relação à outra, em razão da ausência de prova científica com alto grau de confiabilidade. Com os avanços da medicina, descobriu-se a técnica de investigação de paternidade, através do exame de DNA". Disserte a quem pertence a paternidade do quadro exposto, explicando o porquê da sua conclusão e indique a metodologia utilizada no teste de paternidade. FONTE: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-153/dna-e-a-investigacao-depaternidade/#:~:text=O%20art.,filhos%20havidos%20fora%20do%20casamento. A seguir encontra-se ilustrado um teste de paternidade. Acesso em: 25 jan. 2121.
Resposta esperada
O teste de paternidade compara sequências polimórficas conhecidas como STR (short tandem repeat), ou marcadores microssatélites, que são amplificadas por meio do teste de PCR multiplex. A partir dessa análise, espera-se que o padrão de repetição em cada um dos cromossomos homólogos seja herdado da mãe e do pai. Dessa forma, de acordo com os dados apresentados na questão, o suspeito 3, é o pai do filho 1, e o suspeito 1, é o pai do filho 2, já que as sequências genéticas entre os suspeitos 3 e 1 são compatíveis com os filhos 1 e 2, respectivamente.
Minha resposta
O teste de paternidade compara sequências polimórficas conhecidas como STR (short tandem repeat), ou marcadores microssatélites, que são amplificadas por meio do teste de PCR multiplex. A partir dessa análise, espera -se que o padrão de repetição em cada um dos cromossomos homólogos seja herdado da mãe e do pai. Dessa forma, de ac ordo com os dados apresentados na questão, o suspeito 3, é o pai do filho 1, e o suspeito 1, é o pai do filho 2, já que as sequências genéticas entre os suspeitos 3 e 1 são compatíveis com os filhos 1 e 2, respectivamente
2"Os testes moleculares caracterizam-se pela amplificação do RNA do COVID-19 a partir de espécimes biológicos coletados de Nasofaringe e orofaringe. O momento ideal de coleta situa-se entre o 4º e 8º dia do início dos sintomas. Pela sua alta sensibilidade, especificidade tem sido utilizado como "Padrão Ouro" (a melhor escolha), para diagnóstico de infeção na fase aguda". Disserte sobre a detecção do vírus SARS-CoV-2 através das etapas do teste de PCR. FONTE: NOTA TÉCNICA COVID-19 Nª 06/2020 - GEVS/SESA/ES. Avaliação técnica e aplicabilidade dos testes diagnosticados laboratoriais para COVID-19. Disponível em: https://coronavirus.es.gov.br/Media/Coronavirus/NotasTecnicas/NOTA%20T%C3%89CNICA%20COVID.19%20N.%2006.20.%20Testes%20Laboratoriais.pdf. Acesso em: 5 fev. 2021.
Resposta esperada
O RNA do vírus SARS-CoV-2 é transcrito através da técnica de RT-PCR em cDNA, em que a conversão do RNA em cDNA se dará através da enzima transcriptase reversa, juntamente com nucleotídeos, primers e cofatores enzimáticos.
O cDNA será aplicado então à técnica do PCR em tempo real, que irá amplificar o cDNA viral, caso o mesmo esteja presente na amostra. Essa replicação in vitro será através de cerca de 40 ciclos de desnaturação (95ºC), anelamento (55-60ºC) e extensão (72ºC) no equipamento denominado como termociclador.
Minha resposta
TESTES MOLECULARES Os testes moleculares caracterizam-se pela amplificação do RNA do COVID-19 a partir de espécimes biológicos coletados de Nasofaringe e orofaringe. O momento ideal de coleta situa-se entre o 4º e 8º dia do início dos sintomas. Pela sua alta sensibilidade, especificidade tem sido utilizado como “Padrão Ouro” (a melhor escolha), para diagnóstico de infeção na fase aguda. TESTES SOROLÓGICOS Os testes com pesquisa de antígenos do COVID-19 podem ser utilizados para diagnóstico na fase aguda da doença (janela do 2º-7º dia após início dos sintomas), ainda não possui sensibilidade e especificidade desejada. Podem ser utilizados na indisponibilidade dos testes moleculares, ou quando este for negativo (ex.: coleta inapropriada ou fora da janela ideal do 4º-8º dia após início dos sintomas).

Continue navegando