Buscar

COMPORTAMENTOS CARACTERÍSTICOS DA SÍNDROME DE ASPERGER

Prévia do material em texto

COMPORTAMENTOS CARACTERÍSTICOS PRESENTES NA SÍNDROME DE ASPERGER
A Síndrome de Asperger geralmente é diagnostica em média aos oito anos de idade, quando a criança está na fase da alfabetização. Na idade da pré-escola, normalmente o diagnóstico é de autismo clássico e não da Síndrome de Asperger. 
No diagnostico são considerados duas fases. Na primeira utiliza-se um questionário-escala por pais e educadores, visando identificar os comportamentos sugestivos da Síndrome. A segunda fase consiste na avaliação clínica efetuada por médicos e/ou psicólogos, onde é avaliado o comportamento social, interesse, funções motoras e sensoriais, linguagem e a cognição. 
Os critérios diagnósticos da Síndrome de Asperger propostos por Gilbert e Szatmari, OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Associação Americana de Psiquiatria, classificada no DSM – IV (APA, 2014). 
As crianças com Síndrome de Asperger tem dificuldade em brincar com outras crianças e, se forçadas, podem apresentar reações de pânico, ou quando participam, impõe as suas próprias regras. 
No comportamento social, as mesmas não possuem consciência das regras. Essas crianças têm dificuldade de transmitir ou entender as mensagens que são transmitidas através do olhar. 
Na linguagem pode ocorrer um atraso no desenvolvimento não muito significativo no início da fala, o que geralmente é recuperado mais tarde, por volta dos cinco anos de idade. Esses indivíduos são capazes de estabelecer monólogos exaustivos com adultos, monólogo esse sobre assuntos do seu próprio interesse (KLIN, 2006). 
Normalmente, aprendem a andar alguns meses mais tarde que o esperado e o andar é peculiar. Na coordenação motora existe a presença de movimentos característicos como, balançar o oposto do braço quando andam. 
Na idade pré-escolar, elas não têm habilidades em jogos com bola e para eles ter que pegar e jogar uma bola são mais difíceis pelo fato de uma perturbação da coordenação motora. Na escrita também podem apresentar dificuldades.
Outras características no comportamento típicas na Síndrome de Asperger são as rotinas ou rituais rígidos, como por exemplo, sentar sempre no mesmo lugar, seguir sempre o mesmo trajeto para ir a determinado lugar, arrumar as coisas sempre na mesma ordem, comer alimentos por uma determinada ordem, sempre que sair ter que levar determinado brinquedo, etc.; se contrariado pela mudança da rotina ou rituais sentem uma grande ansiedade (KLIN; MERCADANTE, 2006). 
Manifestações comportamentais, estereotipias motoras e vocais, são confundidas com tiques; tem as características de abanar as mãos, correr em círculo, ficar balançando o corpo, gesticular os dedos, abanar a cabeça, ficar com as mãos na orelha, enrolar o próprio cabelo ou de outra pessoa, correr sem sentido, andar na ponta dos pés, imitar sons de animais ou de máquinas, imitar as vozes dos personagens dos desenhos animados, movimento dos olhos, etc. 
No ponto de vista neurológico, a Síndrome de Asperger pertence ao Espectro do Autismo, em alguns casos é difícil distinguir essa síndrome das outras formas de autismo. Um bom funcionamento cognitivo, associado a uma linguagem formalmente adequada ajudam a formular o diagnóstico da síndrome de Asperger (CID, 1993).

Continue navegando