Buscar

Determinantes do débito cardíaco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Determinantes do débito cardíaco 
O débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeado pelo coração para a aorta a cada minuto, sendo, portanto, a quantidade de sangue que flui pela circulação. 
O retorno venoso, por sua vez, é a quantidade de sangue que flui das veias para o átrio direito a cada minuto.
O débito cardíaco é igual ao retorno venoso e representa a soma dos fluxos sanguíneos dos tecidos e órgãos.
Vale ressaltar que durante o exercício, ocorre um aumento da produção de trabalho que resulta em um aumento de consumo de oxigênio e um aumento de débito cardíaco.
Fatores que alteram o débito cardíaco 
O débito cardíaco varia de acordo com o nível de atividade do corpo:
· Nível basal do metabolismo orgânico;
· Nível de exercício;
· Idade com o envelhecimento ocorre diminuição da atividade metabólica e/ou redução da massa muscular, o que implica na diminuição do débito cardíaco. 
· Tamanho do corpo o débito cardíaco aumenta proporcionalmente a área de superfície corporal. Por isso, o índice cardíaco representa o débito cardíaco por metro quadrado de superfície corporal.
Mecanismo de Frank-Starling 
O Mecanismo de Frank-Starling representa o controle do débito cardíaco pelo retorno venoso. Quando quantidades maiores de sangue fluem para o coração, esse aumento de volume provoca o estiramento das paredes das câmaras cardíacas, o que resulta em um aumento da contratilidade de músculo cardíaco. Por esse motivo, o sangue extra que entrou na circulação sistêmica é ejetado, sem complicações, novamente pela circulação. 
Além disso, a distensão do nó sinusal atua diretamente no aumento da frequência cardíaca. Além disso, ele também desencadeia um reflexo nervoso chamado de reflexo de Bainbridge — esse reflexo passa primeiro para o centro vasomotor cerebral e depois de volta ao coração pelos nervos simpáticos e vagos, o que também aumenta a frequência cardíaca. 
Sendo assim, na maioria das condições usuais não estressantes, o débito cardíaco é controlado, principalmente, por fatores periféricos que determinam o retorno venoso. No entanto, se o volume de sangue que retorna ao coração for maior que a capacidade de bombeamento cardíaco, o coração se tornará o fator limitante que determina o débito cardíaco. 
OBS: a variação do débito cardíaco é inversamente proporcional a resistência vascular periférica total, quando a pressão arterial não varia. 
Limites para o débito cardíaco 
O coração humano consegue bombear um retorno venoso até cerca de 2,5 vezes o volume normal antes que o coração se torne um fator limitante no controle do débito cardíaco. 
OBS: Coração hipofuncionante bombeiam volumes sanguíneos abaixo do normal.
Coração hiperfuncionante bombeiam melhor que o normal. 
O coração hiperfuncionante pode ser resultado de uma estimulação nervosa (aumenta a frequência cardíaca e a contratilidade do músculo) ou de uma hipertrofia do musculo cardíaco — um aumento da carga de trabalho, mas não excessivo a ponto de danificar o coração, resulta em um aumento da massa cardíaca e da sua força contrátil. 
Por exemplo, o coração de corredores de maratona pode ter sua massa aumentada em 50 a 75%, o que resulta em um aumento do débito cardíaco. 
O coração hipofuncionante pode ser resultado de:
· Hipertensão grave; 
· Inibição da excitação nervosa do coração;
· Fatores patológicos que causam anormalidades no ritmo cardíaco ou na frequência cardíaca;
· Bloqueio da artéria coronária, causando ataque cardíaco;
· Doença cardiovascular;
· Doença cardíaca congênita;
· Miocardite;
· Hipóxia cardíaca.
Regulação nervosa do débito cardíaco 
A manutenção da pressão arterial normal pelos reflexos do sistema nervoso é essencial para atingir débitos cardíacos elevados quando os tecidos periféricos dilatam seus vasos sanguíneos para aumentar o retorno venoso. 
Além disso, o sistema nervoso desempenha papel fundamental na prevenção da queda da pressão arterial para níveis desastrosamente baixos, tendo em vista que durante exercícios físicos, ocorre a vasodilatação das arteríolas para permitir suprimento sanguíneo adequado, o que diminui muito a resistência vascular periférica e deveria diminuir a pressão arterial também. No entanto, o sistema nervoso imediatamente faz a compensação, causando vasoconstricção das veias, aumento da frequência cardíaca e aumento da contratilidade do coração, o que possibilita um aumento da pressão arterial. 
Pré-carga 
A pré-carga é o volume diastólico final, representado pela letra B no gráfico abaixo. 
Entre B e C ocorre a contração isovolumétrica, tendo em vista que o ventrículo se contrai, mas a válvula aórtica ainda não está aberta, o que resulta na manutenção do volume ventricular. No entanto, no ponto C, a válvula aórtica se abre e o volume ventricular é ejetado para a circulação sistêmica. No ponto D, ocorre o fechamento da válvula aórtica e entre D e A ocorre o relaxamento isovolumétrico. 
Na linha vermelha podemos identificar um aumento de pré-carga, ao passo que o valor diastólico final B’ é maior que o valor de B. Assim, quando ocorre um aumento do retorno venoso, há aumento da pré-carga e da pressão diastólica final.
Pós-carga
A pós-carga está relacionada com a resistência da circulação, sendo definida como a resistência enfrentada durante a ejeção do ventrículo. Assim, em casos de aumento de pós-carga, o ventrículo enfrenta uma maior dificuldade para ejetar o sangue, devido ao aumento da resistência vascular periférica. Além disso, aumentos de pós-carga estão associados a volumes sistólicos menores. 
Vasodilatação da circulação vascular periférica menor pós carga. 
Vasoconstrição da circulação vascular periférica aumento de pós-carga.
OBS: o aumento da viscosidade sanguínea aumenta a resistência vascular periférica, o que resulta em um aumento da pós carga e em um volume sistólico diminuído.

Continue navegando