Buscar

Engenharia e Inovação - José Roberto - Atividade 1 - A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

José Roberto – Engenharia e Inovação – Atividade 1
É certo afirmar que os avanços tecnológicos da indústria 4.0 e a integração dos mercados a nível mundial fez com que a disputa das empresas alcançasse patamares nunca antes vistos. Por exemplo, indústrias têxteis de países asiáticos que exportam para vários outros continentes, concorrendo com as indústrias locais.
A exigência por excelência, nesses novos tempos, não se restringe apenas às empresas, mas também alcança os profissionais. Por muito tempo se valorizou de forma majoritária as competências técnicas (hard skills), mas no âmbito da Indústria 4.0 os profissionais deverão possuir e desenvolver as Soft Skills para que sejam um complemento e reforço às habilidades técnicas necessárias.
A Indústria 4.0 motiva o desenvolvimento de novos tipos de talentos. Com a falta de jovens devidamente capacitados segundo as novas exigências e a maior parcela da força de trabalho envelhecendo, o grupo de profissionais devidamente qualificados, em muitos países, será limitado. 
É muito provável que, com a natureza do trabalho na Indústria 4.0, surjam maiores demandas em relação ao gerenciamento de complexidade, resolução de problemas, proatividade e comunicação.
A partir do exposto anterior, descreva o que são as soft skills, o motivo delas serem cada vez mais importantes na indústria 4.0, e relacione pelo menos três soft skills que você pode desenvolver no seu futuro ambiente de trabalho, explicando-as.
Referências
LORENZ, Markus et al. Man and Machine in Industry 4.0 - How will technology transform the industrial workforce through 2025? The Boston Consulting Group - BCG, 2015.
KAGERMANN, Henning; WAHLSTER, Wolfgang; HELBIG, Johannes. Securing the future of German manufacturing industry - recommendations for implementing the strategic initiative INDUSTRIE 4.0. Final report of the Industrie 4.0 Working Group. Frankfurt: Acatech - National Academy of Science and Enginering, 2013. 97 p.
Soft Skills
O Que São Soft Skills?
As soft skills são um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano e elas não dependem de diplomas e certificados.
Dessa forma, são consideradas como características necessárias para que um profissional alcance os seus objetivos profissionais, aquilo que estabelece para a sua carreira.
Um gestor, por exemplo, precisa demonstrar habilidades comportamentais muito diferentes daqueles que lidera, mas esses, também, se beneficiam quando desenvolvem as características deles esperadas.
O melhor exemplo de soft skill talvez seja a inteligência emocional, que é a capacidade de lidar bem com as próprias emoções e usar essa energia a seu favor, sem impulsividade ou arrependimento posterior.
Todo profissional, independente da posição que ocupa na carreira, precisa de inteligência emocional para alcançar os objetivos que definiu para a carreira.
Qual é a importância das Soft Skills na indústria 4.0?
Existem dois fatores que são cruciais para uma gestão de qualidade: saber lidar com o tempo e com os envolvidos nele. Ou seja, com a equipe.
Tomar decisões eficientes e de maneira rápida, também e é fundamental ser flexível para contornar os problemas de cronograma que surjam, além de ter habilidade para a negociação de prazos.
Muitas vezes, para garantir as entregas no prazo, você acaba dependendo muito mais de fatores humanos do que apenas logísticos e operacionais.
Por isso, se faz necessário ter à frente do projeto alguém que seja não só orientado a resultados, mas que também tenha as soft skills necessárias para uma gestão completa, tanto técnica quanto comportamental da equipe.
Dessa forma, nesse cenário de transformação, os profissionais que se adaptam, se capacitarem para usufruir dos benefícios da automação e, adicionalmente desenvolverem habilidades alheias aos robôs e máquinas se destacarão no mercado.
A necessidade é cada vez maior de seres humanos que sejam resilientes, com valores éticos, e com facilidade de se adaptar às mudanças.
As soft skills são essenciais para o completo desenvolvimento de um profissional no contexto da indústria 4.0.
Três Soft Skills que eu desenvolveria no meu ambiente de trabalho:
1º Originalidade e iniciativa
Também muito ligada a soft skills “Criatividade”, mas também podemos fazer uma alusão a proatividade, que já era uma habilidade muito esperada em outras eras industriais. Entretanto, ela precisa estar relacionada com o momento vivido, os profissionais devem ser ágeis em situações de crise ou de tomadas de decisão.
Entretanto, isso requer originalidade. O mercado é volumoso, muitas organizações brigam pelo público-alvo, isso requer necessidade de se destacar no mercado. Por esse motivo, é fundamental que os profissionais se reinventem frente aos desafios.
2º Flexibilidade E Resiliência
Estão relacionadas à capacidade de se adaptar e continuar produzindo diante das mudanças de cenários, mesmo após experiências difíceis e que trouxeram prejuízos, mas também lições.
3º Atitude Positiva
Manter-se motivado, otimista, focado nas possibilidades reais e mais nos acertos do que nos erros. Uma postura contagiante diante da equipe.

Continue navegando