Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, ocorrido entre os dias 23 a 28 de setembro do ano de 1979, no Anhembi em São Paulo, ficou conhecido como:
Qual base teológica estabeleceu compromisso com os pobres e com a sua libertação e passou a se constituir em referência dos reconceitualizadores?
a. Teologia dogmática.
b. Teologia Social.
c. Teologia da Libertação.
d. Teoria Social Crítica.
e. Teologia Sistemática.

Em relação ao Movimento de reconceituação, avalie as afirmativas:
Estão corretas as afirmacoes:
I- Os anos de 1960 influenciaram grandemente o serviço social brasileiro. Com a instalação da ditadura militar, novas demandas foram impostas ao assistente social, porém, com o grande cerceamento ideopolítico, muito pouco se avançava. A categoria profissional apresentava-se engessada e de braços atados com os limites impostos pelo período. A impossibilidade de questionar as condições políticas, sociais e econômicas da realidade brasileira sinalizavam um movimento interno e externo, que indagavam e questionavam o objeto, os objetivos, os métodos e os procedimentos de intervenção do serviço social, dando início ao chamado movimento de reconceituação.
II- O movimento de reconceituação do serviço social, ocorrido entre os anos de 1965-1975, expressa uma nova corrente para a profissão, com caráter mais heterogêneo – várias vertentes, linhas políticas, teóricas e profissionais. Ele é fruto de condicionantes históricas, com aprovação de setores jovens e profissionais de vanguarda do serviço social.
III- Esse movimento fez a denúncia e crítica ao serviço social tradicional e seu vínculo com o conservadorismo, uma autocrítica à profissão – revisão global; questionamento da sociedade e seu nível societário, da direção social da prática profissional, de suas raízes sociopolíticas, de seus fundamentos ideológicos e teóricos, sintonizando o serviço social com a realidade a fim de atender às demandas – crítica ao tradicionalismo.
IV- Expressou também um avanço nas reflexões teóricas do serviço social, fez a crítica ao assistencialismo e às bases convencionais, buscando um novo papel para a atuação, mais atrelado à realidade. É um movimento teórico, metodológico e operacional.
a. I e IV.
b. II, III e IV.
c. I e II.
d. I, II, III e IV.
e. I, II, III.

Algumas vertentes de análise que emergiram no bojo do Movimento de Reconceituação:
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I- Vertente modernizadora caracterizada pelas abordagens funcionalistas, estruturalistas e positivistas.
II- Vertente inspirada na fenomenologia, que priorizava como metodologia a metodologia dialógica, abarcando nessa as concepções de pessoa, o diálogo e a transformação social como uma forma de reatualização do conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão.
III- Vertente marxista que se apropriou do conceito de sociedade e de classes no Brasil, aproximação do marxismo.
a. I e II.
b. Apenas I.
c. Apenas II.
d. I, II e III.
e. II e III.

A matriz fenomenológica é introduzida num momento de transformação social e necessidades crescentes de produzir ações sociais transformadoras, envolvendo a participação dos sujeitos nessa transformação, os paradigmas teóricos do positivismo passam a ser questionados e interpelados. Sobre fenomenologia, podemos afirmar que:
I- A fenomenologia, enquanto vertente, significava o estudo dos fenômenos – ciência dos fenômenos. O conceito de intencionalidade ocupa um lugar central na fenomenologia, definindo a própria consciência como intencional, voltada para o mundo.
II- Fenomenologia social é, portanto, o estudo dos modos como as pessoas vivenciam diretamente seu cotidiano e imbuem as suas atividades de significado. A partir de uma perspectiva determinada, cada um organiza o mundo em um sistema de coordenadas do qual é o indivíduo central. O mesmo ocorre com os demais indivíduos. O mundo social se organiza através do intercâmbio entre os sistemas de coordenadas. Essa idealização não é apenas a situação física e espacial. O conceito de situação é mais rico do que o de pontos de vista, pois ele envolve o lugar que alguém ocupa na sociedade, o papel que desempenha, as suas posições intelectuais, políticas, éticas e religiosas.
III- É importante ressaltar a contribuição da fenomenologia no esforço de superar o empirismo: preocupar-se com o fenômeno, com as intenções do sujeito, com o objeto e com o direcionamento da consciência. A fenomenologia assume a tarefa de penetrar diretamente no fenômeno entrando em contato efetivo com o mesmo, livre de preconceito e pressuposições.
IV- A fenomenologia se caracteriza, também, pela exigência de rever as perspectivas sobre o sentido da existência humana. Ela introduz a visão existencial no trabalho social proporcionando a aplicação da teoria psicossocial. Na fenomenologia, o serviço social se realiza através da intervenção social ou tratamento social.
V- Trata-se de um procedimento assistemático no qual se desenvolve um processo de ajuda psicossocial, que é realizado através de um diálogo que deve levar a mudanças, partindo das experiências da pessoa, grupo e comunidade. Descobre-se um sentido novo para um processo de ajuda psicossocial a partir dos princípios: diálogo, pessoa e transformação social.
a. I e II.
b. III e IV.
c. IV e V.
d. I, II, III e IV.
e. III e V.

No âmbito do serviço social inicia-se a fecundação de um debate e posicionamento ético comprometido com a classe trabalhadora, com os direitos humanos e sociais, com a ampliação da democracia. As entidades profissionais tiveram um papel fundamental nesse processo de lutas, pelo seu atrelamento com a universidade e no adensamento da crítica.
Para sustentar essas reflexões o serviço social se apropria de qual teoria?
a. Teologia da Libertação.
b. Teoria social crítica.
c. Ciências Sociais.
d. Fenomenologismo.
e. Neoliberalismo.

A perspectiva desenvolvida no serviço social que enfatiza a obrigatoriedade de o processo de trabalho do assistente social estar ancorado em um referencial teórico crítico e analítico é hegemônica na atualidade. Com relação às perspectivas teóricas mais usuais no serviço social, assinale a alternativa correta.
a. A perspectiva teórica fenomenológica radica-se nos conceitos de sistema, subsistema, estrutura, função, adaptação, integração, desvio e consenso.
b. O funcionalismo aposta na análise dos fenômenos estruturais, abordando o conflito, em detrimento do consenso.
c. A fenomenologia constitui o referencial hegemonicamente adotado no serviço social contemporâneo, o que pode ser comprovado por meio da formatação dos currículos de graduação em serviço social.
d. O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, procura explicar a sociedade de forma abrangente, circundando o objeto do conhecimento pautado na compreensão de todas as suas mediações e das correlações oriundas de uma perspectiva histórica.
e. O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, concebe a categoria mediação como estratégia de relação entre as classes sociais.

Relacione as categorias marxistas aos seus significados e marque a alternativa correta:
(1) Meios de trabalho ( ) Capacidade do homem em operar os meios de produção
(2) Objetos de trabalho ( ) Preço da força de trabalho
(3) Força de trabalho ( ) Desumanização do trabalho
(4) Salário ( ) Matéria natural ou transformada que incide trabalho
(5) Alienação ( ) Instrumentos, instalações, ferramentas e a terra
a. 3, 4, 5, 1, 2.
b. 3, 4, 5, 2, 1.
c. 3, 4, 2, 5, 1.
d. 4, 3, 5, 2, 1.
e. 1, 4, 3, 2, 5.

Nos últimos 70 anos, o serviço social realizou uma transformação no interior da profissão; ele deixa de culpar os indivíduos pelas situações que vivenciavam para assumir uma postura funcionalista de adequação e prática doutrinária baseada em princípios cristãos. Efetiva-se como uma prática institucionalizada, atuando junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de 'estruturas sociais inadequadas' (CBCISS, 1967).
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I. Perspectiva modernizadora – Queria romper com o pensamento conservador. Introduziu a teoria social de Marx (método de BH).
II. Reatualização do conservadorismo – confere à profissão um traço microscópico de intervenção embasado nos fundamentos da Igreja Católica (Positivismo).
III. Intenção de ruptura com o serviço social tradicional – Foi expressa por dois seminários de teorização do serviço social: Araxá e Teresópolis. Essa visão não rompeu com o serviço social tradicional, só o modernizou (funcionalismo estrutural).
a. Apenas II.
b. I e II.
c. I e III.
d. Apenas III.
e. I, II e III.

Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 1/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
UNIP
EAD
CONTEÚDOS
ACADÊMICOS
BIBLIOTECAS MURAL DO ALUNO TUTORIAIS
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL 7042-60_52801_D_20222
CONTEÚDO Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III
Usuário Curso FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
Teste QUESTIONÁRIO UNIDADE III
Iniciado 02/09/22 13:20
Enviado 04/09/22 12:07
Status Completada
Resultado da
tentativa
4 em 4 pontos
Tempo decorrido 46 horas, 46 minutos
Resultados
exibidos
Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas
incorretamente
Pergunta 1 0,4 em 0,4 pontos
O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, ocorrido entre os dias 23 a 28 de setembro do
ano de 1979, no Anhembi em São Paulo, ficou conhecido como:
Resposta Selecionada: b. Congresso da Virada.
Respostas: a. Congresso Nacional Virtual.
b. Congresso da Virada.
c. III –CBAS.
d. Congresso da Ruptura.
e. Congresso Modernizador.
Comentário
da
resposta:
Resposta: B
Comentário:O III CongressoBrasileiro de Assistentes Sociais, ocorrido entre os
dias 23 a 28 de setembro do ano de 1979, no Anhembi em São Paulo, é
chamado “Congresso da Virada”, pois a postura crítica dos assistentes sociais foi
o que deu suporte à construção do desenvolvimento crítico do serviço social
brasileiro. Esse congresso representou um momento de grandes mudanças para
a profissão, abrindo novos horizontes de luta pela
democracia, vinculado à classe trabalhadora na luta pelos direitos humanos,
atrelado aos movimentos sociais e outras associações.
https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_10_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_10_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_25_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_25_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_29_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_47_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/portal/execute/tabs/tabAction?tab_tab_group_id=_27_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_231660_1
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/content/listContent.jsp?course_id=_231660_1&content_id=_2807128_1&mode=reset
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 2/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
Pergunta 2 0,4 em 0,4 pontos
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 3/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
Qual base teológica estabeleceu compromisso com os pobres e com a sua libertação e passou a se
constituir em referência dos reconceitualizadores?
Resposta Selecionada: c. Teologia da Libertação.
Respostas: a. Teologia dogmática.
b. Teologia Social.
c. Teologia da Libertação.
d. Teoria Social Crítica.
e. Teologia Sistemática.
Comentário
da
resposta:
Resposta: C
Comentário: Teologia da Libertação, ao estabelecer seu compromisso com os
pobres e com a sua libertação, passou ela a se constituir em referência dos
reconceitualizadores. Esses se encontravam inseridos em contextos universitários
ou vinculados a movimentos da Igreja, operando uma mudança significativa nos
vínculos sociais que estabeleciam com o povo e com suas lutas sociais, seu
protagonismo emmovimentos de resistência à ditadura e de militância política que
se aproximavam do marxismo.
Pergunta 3 0,4 em 0,4 pontos
Em relação ao Movimento de reconceituação, avalie as afirmativas:
I- Os anos de 1960 influenciaram grandemente o serviço social brasileiro. Com a instalação da
ditadura militar, novas demandas foram impostas ao assistente social, porém, com o grande
cerceamento ideopolítico, muito pouco se avançava. A categoria profissional
apresentava-se engessada e de braços atados com os limites impostos pelo período. A impossibilidade de
questionar as condições políticas, sociais e econômicas da realidade
brasileira sinalizavam um movimento interno e externo, que indagavam e questionavam o objeto,
os objetivos, os métodos e os procedimentos de intervenção do serviço social,
dando início ao chamado movimento de reconceituação.
II- O movimento de reconceituação do serviço social, ocorrido entre os anos de 1965-1975,
expressa uma nova corrente para a profissão, com caráter mais heterogêneo – várias vertentes,
linhas políticas, teóricas e profissionais. Ele é fruto de condicionantes históricas, com aprovação
de setores jovens e profissionais de vanguarda do serviço social.
III- Esse movimento fez a denúncia e crítica ao serviço social tradicional e seu vínculo com o
conservadorismo, uma autocrítica à profissão – revisão global; questionamento da sociedade e
seu nível societário, da direção social da prática profissional, de suas raízes sociopolíticas, de seus
fundamentos ideológicos e teóricos, sintonizando o serviço social
coma realidade a fim de atender às demandas – crítica ao tradicionalismo.
IV- Expressou tambémumavanço nas reflexões teóricas do serviço social, fez a crítica ao
assistencialismo e às bases convencionais, buscando um novo papel para a atuação, mais
atrelado à realidade. É um movimento teórico, metodológico e operacional.
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 4/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
Estão corretas as afirmações:
Resposta Selecionada: d. I, II, III e IV.
Respostas: a. I e IV.
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 5/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
Comentário
Resposta: D
b. II, III e IV.
c. I e II.
d. I, II, III e IV.
e. I, II, III.
da
resposta:
Comentário: Essemovimento trouxe inúmeros questionamentos acerca da
sociedade e das condições de trabalho postas ao assistente social, alavancando
um posicionamento crítico face ao serviço social tradicional
conservador e à lógica capitalista. Possibilitou uma análise crítica da sociedade do
capital, problematizando o papel do assistente social na sociedade capitalista e as
demandas a ele dirigidas.
Pergunta 4 0,4 em 0,4 pontos
Algumas vertentes de análise que emergiram no bojo do Movimento de Reconceituação:
I- Vertente modernizadora caracterizada pelas abordagens funcionalistas, estruturalistas e
positivistas.
II- Vertente inspirada na fenomenologia, que priorizava como metodologia a metodologia
dialógica, abarcando nessa as concepções de pessoa, o diálogo e a transformação social
como uma forma de reatualização do conservadorismo presente no pensamento inicial da
profissão.
III- Vertente marxista que se apropriou do conceito de sociedade e de classes no Brasil,
aproximação do marxismo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Resposta Selecionada: d. I, II e III.
Respostas: a. I e II.
b. Apenas I.
c. Apenas II.
d. I, II e III.
e. II e III.
Comentário
da
resposta:
Resposta: D
Comentário: O pós-1964 serviu para repensar, rearranjando o que era tradicional,
já que mudanças efetivas não poderiam ser instauradas. Esse processo também
poderia ser denominado como modernização
conservadora.
Dentro dessa perspectiva, o serviço social apenas revisou seus conceitos e
conteúdos, resgatando e mantendo seus núcleos teóricos, revestindo-os de uma
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 6/
17
Revisar envio do teste:
QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
nova roupagem,
apenas.
Algumas
vertentes de
análise que
emergiram no
bojo do
Movimento de
Reconceituação
:
I- Vertente
modernizadora
caracterizada
pelas abordagens
funcionalistas,
estruturalistas e
positivistas.
II- Vertente inspirada na
fenomenologia, que priorizava
como metodologia a
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 7/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
metodologia dialógica, abarcando nessa as concepções de pessoa, o diálogo e
a transformação social como uma forma de reatualização do
conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão.
III- Vertente marxista que se apropriou do conceito de sociedade e de classes no
Brasil, aproximação do marxismo.
Pergunta 5 0,4 em 0,4 pontos
Amatriz fenomenológica é introduzida nummomento de transformação social e
necessidades crescentes de produzir ações sociais transformadoras, envolvendo a
participação dos sujeitos nessa transformação, os paradigmas teóricos do positivismo passam a
ser questionados e interpelados.
Sobre fenomenologia, podemos afirmar que:
I- A fenomenologia, enquanto vertente, significava o estudo dos fenômenos – ciência dos
fenômenos. O conceito de intencionalidade ocupa um lugar central na fenomenologia,
definindo a própria consciência como intencional, voltada para o mundo.
II- Fenomenologia social é, portanto, o estudo dosmodos como as pessoas vivenciam
diretamente seu cotidiano e imbuem as suas atividades de significado. A partir de uma
perspectiva determinada, cada um organiza o mundo em um sistema de coordenadas do qual é o
indivíduo central. Omesmo ocorre com os demais indivíduos. Omundo social se organiza através
do intercâmbio entre os sistemas de coordenadas. Essa idealização não é apenas a situação
física e espacial. O conceito de situação émais rico do que o de pontos de vista, pois ele envolve o
lugar que alguém ocupa na sociedade, o papel que
desempenha, as suas posições intelectuais, políticas, éticas e religiosas.
III- É importante ressaltar a contribuição da fenomenologia no esforço de superar o
empirismo: preocupar-se com o fenômeno, com as intenções do sujeito, com o objeto e com o
direcionamento da consciência. A fenomenologia assume a tarefa de penetrar
diretamente no fenômeno entrando emcontato efetivo comomesmo, livre de preconceito e
pressuposições.
IV- A fenomenologia se caracteriza, também, pela exigência de rever as perspectivas sobre o
sentido da existência humana. Ela introduz a visão existencial no trabalho social
proporcionando a aplicação da teoria psicossocial. Na fenomenologia, o serviço social se realiza
através da intervenção social ou tratamento social.
V- Trata-se de um procedimento assistemático no qual se desenvolve um processo de ajuda
psicossocial, que é realizado através de um diálogo que deve levar a mudanças, partindo
das experiências da pessoa, grupo e comunidade. Descobre-se um sentido novo para um
processo de ajuda psicossocial a partir dos princípios: diálogo, pessoa e transformação social.
Resposta Selecionada: d. I, II, III e IV.
Respostas: a. I e II.
b. III e IV.
c. IV e V.
d. I, II, III e IV.
e. III e V.
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 8/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
Comentário
da
resposta:
Resposta: D
Comentário: Importante reconhecer a importância do olhar da
fenomenologia, ainda que a apropriação da vertente marxista no serviço social
brasileiro e latino-americano não se dê sem interferências, ou mesmo
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 9/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
de um modo equivocado – interferências político-econômico-sociais e
equívocos na apropriação e interpretação.
Contudo a afirmativa V temumerro, posto que se trata de umprocedimento sistemático.
Pergunta 6 0,4 em 0,4 pontos
O movimento de reconceituação não foi unitário, nem homogêneo, mas desdobrou-se em diversas
tendências.
Avalie o quadro a seguir e faça a correlação correta:
Resposta Selecionada: a. 1e, 2a, 3d, 4b, 5c.
Respostas: a. 1e, 2a, 3d, 4b, 5c.
b. 1a, 2b, 3c, 4d, 5e.
c. 1e, 2d, 3c, 4b, 5a.
d. 1d, 2e, 3a, 4b, 5c.
e. 1c, 2b, 3a, 4e, 5d.
Comentário
da
resposta:
Resposta: A
Comentário: Omovimento de reconceituação não foi unitário, nem homogêneo,
mas desdobrou-se em diversas tendências.
Josefa Batista Lopes (1979): A perspectiva da integração social
(modernizante).
A perspectiva da libertação social (marxista).
Vicente de Paula Faleiros (1981): Paradigma das relações interindividuais
(funcionalista/fenomenológica).
Paradigma das relações de força, poder e exploração (marxista). Maria
Guadalupe Silva (1982): Posições ideológicas conservadoras
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 10/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
(funcionalistas)
.
Posições ideológicas
de mudanças: -
tendência reformista
ou
desenvolvimentista
(modernizadora);
- tendência revolucionária
(transformação radical –
marxismo).
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 11/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
José Paulo Netto (1990): Perspectiva modernizadora (conservadora).
Reatualização do conservadorismo (fenomenológica). Intenção de ruptura
(marxista).
Ivete Simionatto (1995): Vertente desenvolvimentista; vertentes radicais.
Pergunta 7 0,4 em 0,4 pontos
No âmbito do serviço social inicia-se a fecundação de um debate e posicionamento ético comprometido com a
classe trabalhadora, com os direitos humanos e sociais, com a
ampliação da democracia. As entidades profissionais tiveram um papel fundamental nesse
processo de lutas, pelo seu atrelamento com a universidade e no adensamento da crítica. Para
sustentar essas reflexões o serviço social e apropria de qual teoria?
Resposta Selecionada: b. Teoria social crítica.
Respostas: a. Teologia da Libertação.
b. Teoria social crítica.
c. Ciências Sociais.
d. Fenomenologismo.
e. Neoliberalismo.
Comentário
da
resposta:
Resposta: B
Comentário: A aproximação do Serviço Social com a obra marxiana e a
tradição marxista exprimiu a ruptura de análises unilaterais, colocou em
pauta o caráter contraditório da profissão, inserida dentro de relações e
interesses de classes e de suas relações comoEstado. Omovimento de
incorporação teórico-metodológica marxista fez com que ocorressem
profundas mudanças no direcionamento social e ético-político do exercício
profissional dos assistentes sociais. Todavia, até que se chegasse a essa
compreensão, o Serviço Social percorreu um longo caminho.
Pergunta 8 0,4 em 0,4 pontos
A perspectiva desenvolvida no serviço social que enfatiza a obrigatoriedade de o processo de
trabalho do assistente social estar ancorado em um referencial teórico crítico e analítico é
hegemônica na atualidade. Com relação às perspectivas teóricas mais usuais no serviço social,
assinale a alternativa correta.
Resposta
Selecionada:
d.
O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, procura explicar a sociedade de
forma abrangente, circundando o objeto do conhecimento pautado na compreensão de
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 12/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
todas as suasmediações e das correlações oriundas de uma perspectiva histórica.
Respostas: a.
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur…
13/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
Comentário
da
resposta:
A perspectiva teórica fenomenológica radica-se nos conceitos de sistema,
subsistema, estrutura, função, adaptação, integração, desvio e consenso.
b.
O funcionalismo aposta na análise dos fenômenos estruturais, abordando o conflito,
em detrimento do consenso.
c.
A fenomenologia constitui o referencial hegemonicamente adotado no serviço
social contemporâneo, o que pode ser comprovado por meio da formatação dos
currículos de graduação em serviço social.
d.
O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, procura explicar a sociedade de
forma abrangente, circundando o objeto do conhecimento pautado na
compreensão de todas as suasmediações e das correlações oriundas de uma
perspectiva histórica.
e.
O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, concebe a categoria mediação
como estratégia de relação entre as classes sociais.
Resposta: D
Comentário: Marx afirma ser o próprio homem que produz sua história. Sua
existência se constitui por meio de sua relação com a natureza, e como ele age sobre
tal, para satisfazer suas necessidades edificando-se enquanto ser social por meio do
trabalho. Por tal lógica os homens produzem por seus
próprios meios, com o auxílio de instrumentos os fenômenos que realizam toda a
dinâmica de uma sociedade. No materialismo histórico dialético, o trabalho: “[...]
Só deve ser pensado como a atividade exercida
exclusivamente por homens, membros de uma sociedade, atividade através da
qual – transformando formas naturais em produtos que satisfazem necessidade –
se cria a riqueza social; estamos afirmando mais: que o trabalho não é apenas
uma atividade específica de homens em sociedade, mas é, também e ainda, o
processo histórico pelo qual surgiu o ser desses homens, o ser social. Em poucas
palavras, estamos afirmando que foi através do trabalho que a humanidade se
constitui como tal. É preciso que nos detenhamos, mesmo que brevemente,
nessa questão essencial [...]”
(MARX, 1985, p. 149).
Pergunta 9 0,4 em 0,4 pontos
Relacione as categorias marxistas aos seus significados e marque a alternativa correta.
(1) Meios de trabalho ( ) Capacidade do homememoperar osmeios de produção
(2) Objetos de trabalho ( ) Preço da força de trabalho
(3) Força de trabalho ( ) Desumanização do trabalho
(4) Salário ( ) Matéria natural ou transformada que incide trabalho
(5) Alienação ( ) Instrumentos, instalações, ferramentas e a terra
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 14/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
Resposta Selecionada: b. 3, 4, 5, 2, 1.
Respostas: a. 3, 4, 5, 1, 2.
b. 3, 4, 5, 2, 1.
c. 3, 4, 2, 5, 1.
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 15/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
Comentário Resposta: B
d. 4, 3, 5, 2, 1.
e. 1, 4, 3, 2, 5.
da
resposta:
Comentário: A concepção de trabalho é um dos pilares da obramarxista, está
inserida na categoria maior, que é a práxis. Podemos afirmar que o trabalho é a
base de toda a atividade econômica. Sendo assim, é
imprescindível compreendê-lo, pois se refere diretamente ao homem e sua relação
com a sociedade. Denominamos trabalho a arte de o indivíduo transformar a
matéria e convertê-la em produtos que satisfaçam suas necessidades, extrair de
fontes naturais/natureza aquilo que lhe auxiliará em suas atividades sociais.
O trabalho torna-se alienado, sua relação é invertida e ele passa somente a produzir
pela própria existência. O trabalhador exerce sua função mecanicamente, a
finalidade não é mais humanizá-lo ou torná-lo social.
Passa-se a desenvolver objetivamente processos mecânicos, em que o homem
vende seu trabalho pela sobrevivência, autoconstruindo-se como mercadoria
também. Tornam-se proletários, dominados, reféns aos
burgueses que, por sua vez, exploram este trabalho, criando e ilustrando a história
da humanidade como integralmente a luta de classes.
Pergunta 10 0,4 em 0,4 pontos
Nos últimos 70 anos, o serviço social realizou uma transformação no interior da profissão; ele
deixa de culpar os indivíduos pelas situações que vivenciavam para assumir uma
postura funcionalista de adequação e prática doutrinária baseada em princípios cristãos.
Efetiva-se como uma prática institucionalizada, atuando junto a indivíduos com
desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de
“estruturas sociais inadequadas” (CBCISS, 1967). Este processo teve como direções:
I. Perspectiva modernizadora –Queria romper com o pensamento conservador. Introduziu a teoria
social de Marx (método de BH).
II. Reatualização do conservadorismo – confere à profissão um traço microscópico de
intervenção embasado nos fundamentos da Igreja Católica (Positivismo).
III. Intenção de ruptura com o serviço social tradicional – Foi expressa por dois seminários de
teorização do serviço social: Araxá e Teresópolis. Essa visão não rompeu com o serviço social
tradicional, só o modernizou (funcionalismo estrutural).
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Resposta Selecionada: a. Apenas II.
Respostas: a. Apenas II.
b. I e II.
c. I e III.
d. Apenas III.
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 16/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
e. I, II e III.
Comentário
da
resposta:
Resposta: A
Comentário:
I. Perspectiva modernizadora – foi uma adequação do serviço social como
https://ava.ead.unip.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_83870180_1&course_id=_231660_1&content_id=_2810065_1&retur… 17/
17
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE III – ...04/09/2022 12:08
instrumento do regime, na qual se buscavam técnicas que atendessem às
exigências do regime. Foi expressa por dois seminários de teorização do serviço
social: Araxá e Teresópolis. Essa visão não rompeu com o serviço social
tradicional, só o modernizou (funcionalismo estrutural).
II. Reatualização do conservadorismo – confere à profissão um traço
microscópico de intervenção embasado nos fundamentos da Igreja Católica
(Positivismo).
III. Intenção de ruptura com o serviço social tradicional – produz a crítica ao
serviço social tradicional e seu embasamento pautado no regime,
respondendo a suas demandas. Queria romper como pensamento conservador.
Introduziu a teoria social de Marx (método de BH).
Domingo, 4 de Setembro de 2022 12h07min44s GMT-03:00 ← OK

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Questões resolvidas

O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, ocorrido entre os dias 23 a 28 de setembro do ano de 1979, no Anhembi em São Paulo, ficou conhecido como:
Qual base teológica estabeleceu compromisso com os pobres e com a sua libertação e passou a se constituir em referência dos reconceitualizadores?
a. Teologia dogmática.
b. Teologia Social.
c. Teologia da Libertação.
d. Teoria Social Crítica.
e. Teologia Sistemática.

Em relação ao Movimento de reconceituação, avalie as afirmativas:
Estão corretas as afirmacoes:
I- Os anos de 1960 influenciaram grandemente o serviço social brasileiro. Com a instalação da ditadura militar, novas demandas foram impostas ao assistente social, porém, com o grande cerceamento ideopolítico, muito pouco se avançava. A categoria profissional apresentava-se engessada e de braços atados com os limites impostos pelo período. A impossibilidade de questionar as condições políticas, sociais e econômicas da realidade brasileira sinalizavam um movimento interno e externo, que indagavam e questionavam o objeto, os objetivos, os métodos e os procedimentos de intervenção do serviço social, dando início ao chamado movimento de reconceituação.
II- O movimento de reconceituação do serviço social, ocorrido entre os anos de 1965-1975, expressa uma nova corrente para a profissão, com caráter mais heterogêneo – várias vertentes, linhas políticas, teóricas e profissionais. Ele é fruto de condicionantes históricas, com aprovação de setores jovens e profissionais de vanguarda do serviço social.
III- Esse movimento fez a denúncia e crítica ao serviço social tradicional e seu vínculo com o conservadorismo, uma autocrítica à profissão – revisão global; questionamento da sociedade e seu nível societário, da direção social da prática profissional, de suas raízes sociopolíticas, de seus fundamentos ideológicos e teóricos, sintonizando o serviço social com a realidade a fim de atender às demandas – crítica ao tradicionalismo.
IV- Expressou também um avanço nas reflexões teóricas do serviço social, fez a crítica ao assistencialismo e às bases convencionais, buscando um novo papel para a atuação, mais atrelado à realidade. É um movimento teórico, metodológico e operacional.
a. I e IV.
b. II, III e IV.
c. I e II.
d. I, II, III e IV.
e. I, II, III.

Algumas vertentes de análise que emergiram no bojo do Movimento de Reconceituação:
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I- Vertente modernizadora caracterizada pelas abordagens funcionalistas, estruturalistas e positivistas.
II- Vertente inspirada na fenomenologia, que priorizava como metodologia a metodologia dialógica, abarcando nessa as concepções de pessoa, o diálogo e a transformação social como uma forma de reatualização do conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão.
III- Vertente marxista que se apropriou do conceito de sociedade e de classes no Brasil, aproximação do marxismo.
a. I e II.
b. Apenas I.
c. Apenas II.
d. I, II e III.
e. II e III.

A matriz fenomenológica é introduzida num momento de transformação social e necessidades crescentes de produzir ações sociais transformadoras, envolvendo a participação dos sujeitos nessa transformação, os paradigmas teóricos do positivismo passam a ser questionados e interpelados. Sobre fenomenologia, podemos afirmar que:
I- A fenomenologia, enquanto vertente, significava o estudo dos fenômenos – ciência dos fenômenos. O conceito de intencionalidade ocupa um lugar central na fenomenologia, definindo a própria consciência como intencional, voltada para o mundo.
II- Fenomenologia social é, portanto, o estudo dos modos como as pessoas vivenciam diretamente seu cotidiano e imbuem as suas atividades de significado. A partir de uma perspectiva determinada, cada um organiza o mundo em um sistema de coordenadas do qual é o indivíduo central. O mesmo ocorre com os demais indivíduos. O mundo social se organiza através do intercâmbio entre os sistemas de coordenadas. Essa idealização não é apenas a situação física e espacial. O conceito de situação é mais rico do que o de pontos de vista, pois ele envolve o lugar que alguém ocupa na sociedade, o papel que desempenha, as suas posições intelectuais, políticas, éticas e religiosas.
III- É importante ressaltar a contribuição da fenomenologia no esforço de superar o empirismo: preocupar-se com o fenômeno, com as intenções do sujeito, com o objeto e com o direcionamento da consciência. A fenomenologia assume a tarefa de penetrar diretamente no fenômeno entrando em contato efetivo com o mesmo, livre de preconceito e pressuposições.
IV- A fenomenologia se caracteriza, também, pela exigência de rever as perspectivas sobre o sentido da existência humana. Ela introduz a visão existencial no trabalho social proporcionando a aplicação da teoria psicossocial. Na fenomenologia, o serviço social se realiza através da intervenção social ou tratamento social.
V- Trata-se de um procedimento assistemático no qual se desenvolve um processo de ajuda psicossocial, que é realizado através de um diálogo que deve levar a mudanças, partindo das experiências da pessoa, grupo e comunidade. Descobre-se um sentido novo para um processo de ajuda psicossocial a partir dos princípios: diálogo, pessoa e transformação social.
a. I e II.
b. III e IV.
c. IV e V.
d. I, II, III e IV.
e. III e V.

No âmbito do serviço social inicia-se a fecundação de um debate e posicionamento ético comprometido com a classe trabalhadora, com os direitos humanos e sociais, com a ampliação da democracia. As entidades profissionais tiveram um papel fundamental nesse processo de lutas, pelo seu atrelamento com a universidade e no adensamento da crítica.
Para sustentar essas reflexões o serviço social se apropria de qual teoria?
a. Teologia da Libertação.
b. Teoria social crítica.
c. Ciências Sociais.
d. Fenomenologismo.
e. Neoliberalismo.

A perspectiva desenvolvida no serviço social que enfatiza a obrigatoriedade de o processo de trabalho do assistente social estar ancorado em um referencial teórico crítico e analítico é hegemônica na atualidade. Com relação às perspectivas teóricas mais usuais no serviço social, assinale a alternativa correta.
a. A perspectiva teórica fenomenológica radica-se nos conceitos de sistema, subsistema, estrutura, função, adaptação, integração, desvio e consenso.
b. O funcionalismo aposta na análise dos fenômenos estruturais, abordando o conflito, em detrimento do consenso.
c. A fenomenologia constitui o referencial hegemonicamente adotado no serviço social contemporâneo, o que pode ser comprovado por meio da formatação dos currículos de graduação em serviço social.
d. O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, procura explicar a sociedade de forma abrangente, circundando o objeto do conhecimento pautado na compreensão de todas as suas mediações e das correlações oriundas de uma perspectiva histórica.
e. O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, concebe a categoria mediação como estratégia de relação entre as classes sociais.

Relacione as categorias marxistas aos seus significados e marque a alternativa correta:
(1) Meios de trabalho ( ) Capacidade do homem em operar os meios de produção
(2) Objetos de trabalho ( ) Preço da força de trabalho
(3) Força de trabalho ( ) Desumanização do trabalho
(4) Salário ( ) Matéria natural ou transformada que incide trabalho
(5) Alienação ( ) Instrumentos, instalações, ferramentas e a terra
a. 3, 4, 5, 1, 2.
b. 3, 4, 5, 2, 1.
c. 3, 4, 2, 5, 1.
d. 4, 3, 5, 2, 1.
e. 1, 4, 3, 2, 5.

Nos últimos 70 anos, o serviço social realizou uma transformação no interior da profissão; ele deixa de culpar os indivíduos pelas situações que vivenciavam para assumir uma postura funcionalista de adequação e prática doutrinária baseada em princípios cristãos. Efetiva-se como uma prática institucionalizada, atuando junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de 'estruturas sociais inadequadas' (CBCISS, 1967).
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I. Perspectiva modernizadora – Queria romper com o pensamento conservador. Introduziu a teoria social de Marx (método de BH).
II. Reatualização do conservadorismo – confere à profissão um traço microscópico de intervenção embasado nos fundamentos da Igreja Católica (Positivismo).
III. Intenção de ruptura com o serviço social tradicional – Foi expressa por dois seminários de teorização do serviço social: Araxá e Teresópolis. Essa visão não rompeu com o serviço social tradicional, só o modernizou (funcionalismo estrutural).
a. Apenas II.
b. I e II.
c. I e III.
d. Apenas III.
e. I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina