Buscar

Circulação Oceânica

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural do Semiárido
Professor: Cristiano Queiroz de Albuquerque
Aluno:_________________________________________
Avaliação de fixação – Circulação Oceânica
1- Que são correntes superficiais e profundas? Como são geradas? Cite exemplos.
2- Que são correntes transversais e de contorno (leste e oeste)? Quais as diferenças entre elas? Cite exemplos.
3- Explique o transporte de Ekman.
4- Que são giros geostróficos e como são formados?
5- Explique as principais correntes que ocorrem no oceano Atlântico e no oceano pacífico, informando se carregam agua quente, fria, hiper ou oligotrófica.
6- Qual é a maior corrente oceânica do planeta? Fale sobre ela.
7- Explique os fenômenos de ressurgência e subsidência. Cite exemplos.
Os fenômenos de ressurgência e subsidência, ocorrem quando o vento que passa pela água, faz com que se tenha um movimento vertical da água, indo do fundo para a superfície na ressurgência e indo da superfície para o fundo, quando temos ressurgência as águas do fundo frias e ricas em nutrientes sobem a superfície, o que influência positivamente na pescaria naquele local, um exemplo é a ressurgência no Equador, onde devido a circulação do vento tanto do hemisfério norte, quanto do hemisfério sul fazer com que a água daquele local se movimente de forma vertical, fazendo assim a ressurgência equatorial, levando água fria e rica em nutrientes para cima ajudando assim na pescria locl do país.
8- Explique o que é circulação termohalina e qual sua importância para o clima na terra.
A circulação termohalina ocorre abaixo da picnoclina, onde são geradas pela temperatura e salinidade, com camadas mais densas e menos densas, devido sua circulação ser lenta comparada a parte acima da picnoclina, vai ser movimentada conforme a densidade daquela camada, sua importância vai além da ressurgência, que ocorre quando a barreira da picnoclina é rompida, sua importância ao clima da terra está relacionada ao fator da água ser mais fria e por se movimentar pelo fundo, irá servir para o resfriamento e o aquecimento de certas regiôes do globo.
9- Que é circulação profunda? Como se organizam as correntes da superfície até o fundo?
É as camadas de água formada pela termohalina, que se encontram no fundo devido sua densidade, as correntes superficiais se encontram em uma porção de 10% da água do oceano cerca de 400m de profundidade, onde se movimentam através da energia eólica em correntes transversais e de contorno tanto fria, quanto quente. Já abaixo da picnoclina é onde se encontra a circulação profunda, correspondente de 90% da água do oceano, onde haverá camadas de água formada pela termohalina que é a salinidade mais a temperatura, ou seja camadas de água que se movimentam de acordo com sua densidade e quanto mais funda se encontra a camada, mais fria e salgada.
10- Como se forma a água de fundo?
A água do fundo é formada através da termohalina, a junção da temperatura e da salinidade do mar, onde formará as correntes de fundo, compondo cerca de 90% do oceano. Essa água do fundo além de ser mais fria que a da superfície, será também mais salgada o que dará as camadas de no fundo, de acordo com a densidade de cada camada. Se formam apartir da Antártica, no caso ocorrerá uma mistura de água fria com a quente ao longo da plataforma continental da Antártica, que fará a água fria sofrer subsidência e descer até o assoalho oceânico.
11- Fale sobre as diferenças das correntes que banham o Brasil e o Perú. Quais suas implicações para a produção pesqueira dos dois países?
Nos países citados ocorrem dois tipos de correntes superficiais, onde no Brasil sua corrente de contorno é quente e no Perú a corrente de contorno é fria. Devido a isso as águas frias da corrente tem mais nutrientes e com isso a fauna nessa área para a produção pesqueira é maior, pois há mais riqueza em alimento para os peixes, o que é diferente da corrente do Brasil, que é quente e com isso há uma baixa em concentração de fitoplâncton, ou seja, pouco alimento, pouca riqueza na fauna comparada aos países que tem corrente de contorno fria, com isso a produção pesqueira no Brasil é pouca comparada ao do Perú.
12- Explique o fenômeno El-Nino.
Os ventos alísios que sopram de leste para o oeste de forma constante ao longo do Pacífico Tropical, ou seja, perto da linha do Equador, sofrem uma mudança de pressão naquela área em intervalos irregulares de tempo e também invertem de direção, os ventos alísios leva úmidade em sua massa de ar e com o fenômeno El-Nino o vento inverte de direção e passa a não levar aquela água para o lugar onde o vento passa e com isso há falta de chuvas e ecassez.

Continue navegando