Buscar

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I1 aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL II
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	 
	
	
	
	
		
	
	
	
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Abaixo estão algumas definições, dentre elas qual a melhor expressa o entendimento da tradição Marxista a respeito do que seja reprodução Social.Assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	Um sistema ideológico que critica radicalmente o capitalismo e proclama a emancipação da humanidade numa sociedade sem classes e igualitária.
	
	
	Um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são depropriedade privada e com fins lucrativos.
	
	
	O modo como são produzidas e reproduzidas às relações sociais. Engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social.
	
	
	O modo onde corresponde essencialmente uma relação social entre suas classes. Uma delas tem o monopólio dos meios de produção enquanto a outra classe é a trabalhadora, e não é proprietária de nada exceto da sua força de trabalho.
	
	
	Modo que se baseia na propriedade social dos meios de produção, isto é, os meios de produção são públicos ou coletivos, não existindo empresas privadas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Dentre os presidentes abaixo qual deles ficou conhecido no Brasil como o Pai dos Pobres:
	
	
	
	Jucelino Kubistchek
	
	
	Vargas
	
	
	Delfim Moreira
	
	
	Jânio Quadros
	
	
	Epitácio Pessoa
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Serviço Social vai ocupar um espaço na divisão social do trabalho ao vender :
	
	
	
	Os seus conhecimentos teóricos.
	
	
	Os seus projetos sociais.
	
	
	Os seus meios de produção.
	
	
	A sua força de trabalho.
	
	
	Os seus serviços como pesquisador.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O Serviço Social é uma profissão que surge a partir de interesses do Estado, grupos ou frações do empresariado e da Igreja. Na contemporaneidade, o projeto profissional tem um direcionamento que diverge de sua gênese. Acerca da inserção do assistente social na esfera estatal (Raichelis, 2009), assinale a alternativa correta.
	
	
	
	O agravamento da questão social decorrente do processo de reestruturação produtiva e da adoção do ideário neoliberal na contemporaneidade não interfere no campo profissional, tanto nos sujeitos com os quais o Serviço Social trabalha ¿ os usuários dos serviços sociais públicos ¿ como também no mercado de trabalho dos assistentes sociais que, como o conjunto dos trabalhadores, já que tais medidas do capital não geram impacto ao exercício profissional.
	
	
	O trabalho do assistente social na esfera estatal é contemporâneo, apesar do Estado fazer parte da gênese profissional. A intervenção profissional atrelada à caridade perdurou até as últimas décadas, devido à transferência da responsabilidade estatal para a sociedade civil das décadas de 1930 a 1970.
	
	
	É que a reflexão sobre o trabalho do assistente social na esfera estatal remete necessariamente ao tema das relações entre o Estado e a sociedade civil, uma vez que o Estado é algo separado da sociedade, sendo, produto desta relação ora individual ora coletiva.
	
	
	É o próprio Estado o grande impulsionador da profissionalização do assistente social, responsável pela ampliação e constituição de um mercado de trabalho nacional, cada vez mais amplo e diversificado, acompanhando a direção e os rumos do desenvolvimento capitalista na sociedade brasileira.
	
	
	A profissionalização do Serviço Social, a partir da estruturação de um espaço sócio ocupacional determinado pela dinâmica contraditória que emerge no sistema privado em suas relações com as classes sociais e suas distintas frações, e que as sequelas da questão social em objeto de intervenção continuada e sistemática por parte do Terceiro Setor.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O processo de reestruturação produtiva traz novas exigências para o exercício profissional do assistente social. Neste contexto, o Serviço Social se defronta com novas demandas profissionais, como: I- Ampliação de atividades no setor informal; II- Programa de formação de mão-de-obra, qualificação e requalificação profissional; III- A racionalização do trabalho. Estão corretas:
	
	
	
	I e II.
	
	
	III.
	
	
	I, II e III.
	
	
	II e III.
	
	
	I e III.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em sua origem o Serviço Social recebeu algumas influências, sobretudo de uma parcela da Sociedade. Dentre as opções abaixo marque a parcela da Sociedade que mais influenciou o Serviço Social em sua Gênese.
	
	
	
	O Luteranismo
	
	
	A Aristocracia burguesa
	
	
	O protestantismo
	
	
	O catolicismo
	
	
	O proletariado
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Como destaca Iamamoto (1999, p.53), ¿o aperfeiçoamento técnico ¿ operativo mostra-se como uma exigência para uma inserção qualificada do assistente social no mercado de trabalho¿, o que segundo a autora procede, desde que a eficiência técnica não seja considerada como um elemento isolado, caso contrário, se restringirá ao:
	
	
	
	Tecnicismo .
	
	
	Marxismo.
	
	
	Racionalismo.
	
	
	Funcionalismo.
	
	
	Fatalismo.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As proposições mais recentes de flexibilização das relações de trabalho:
	
	
	
	Encontram fortes resistências nos meios empresariais
	
	
	São próprias do modelo fordista de controle da força de trabalho.
	
	
	Colidem com direitos sociais conquistados historicamente
	
	
	Chocam-se com as exigências do processo da globalização neoliberal.
	
	
	Atendem as demandas da maioria das organizações dos trabalhadores.

Continue navegando