Buscar

UC4 ATIVIDADE 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Produto
	Quantidade em estoque
	Quebras/faltas
	% de quebra do item
	“Televisores 40”
	200
	27
	13,5%
	Ave natalina
	150
	12
	8,0%
	Micro-ondas
	100
	55
	55,0%
	Fogões
	60
	2
	3,3%
	Som automotivo
	100
	7
	7,0%
	Celulares
	35
	14
	40,0%
	Geladeiras
	25
	6
	24,0%
	Sofás 3 lugares
	15
	8
	53,3%
	Forno elétrico
	10
	2
	20,0%
	Material de limpeza
	12
	3
	25,0%
Analisando a tabela podemos ver que ouve um grande prejuízo para esta empresa isso pode ser visto como um grande problema para a empresa, tendo em vista sua capacidade de influenciar nas operações, lucros e rentabilidade do negócio, gerando uma série de prejuízos. Entre suas principais causas estão o furto de itens, avarias, erros operacionais, falhas nos registros de produtos, entre outros.
Podemos utilizar de varias ferramentas para aperfeiçoar o controle do estoque que podem gerar ótimos resultados:
· Inventario do estoque
Realizar o inventário rotativo, que é aquele feito com mais frequência e que tem o objetivo de identificar falta de produtos que estão registrados no sistema, entre outros também é possível identificar problemas e elaborar as medidas mais adequadas para solucioná-lo.
· Cuidado com compras
 É preciso que os dados sobre o estoque estejam integrados e atualizados com o setor de vendas, assegurando que ele tenha o volume de itens ideal em seu armazém.
Também é um dever da equipe de compras impedir que a organização tenha perdas em seu estoque. Por esse motivo, uma política de informações e controle sólida é essencial.
· Controle os recebimentos
Em eventuais perdas de estoque se iniciam na hora em que os fornecedores entregam as mercadorias à empresa. É nesse momento que dados relevantes, como quantidade, estado de conservação dos itens entregues, validade e demais informações, devem ser registrados com cuidado.
Com base nesses registros, os colaboradores responsáveis pelo controle de estoque poderão tomar as decisões mais adequadas quando o assunto é armazenar.
· Rotatividade dos produtos
É necessário conhecer os produtos que o distribuidor possui, bem como o fluxo de rotatividade desses itens, além de detectar os produtos com mais saída, o período em que os estoques esvaziam e, principalmente, ver as mercadorias que estão paradas evitando que elas se tornem perdas e prejuízos.
· Utilize um sistema de gestão
Hoje existem diversas ferramentas disponibilizadas no mercado por meio das inovações da tecnologia para uma boa gestão de estoque considerando que ele será responsável por disponibilizar dados para a compra, venda e movimentação de itens que o estabelecimento possui. E muitas optam pelo sistema de gestão integrada (ERP) em seus negócios, que engloba os setores de finanças, vendas, suprimentos e demais.
· Capacite à equipe
A equipe responsável por gerenciar o estoque precisa ser qualificada para realizar todo o processo. Por esse motivo, é necessário que os colaboradores sejam devidamente treinados e capacitados.
Os funcionários precisam entender como fazer todos os registros, utilizar o controle de entrada e saída de mercadorias do estoque — independentemente de ser de maneira manual ou automatizada —, entre outras tarefas que englobam essa função.

Continue navegando