Buscar

Desafio Análise do discurso inglesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Campos Elíseos-Centro universitário na Microrregião de Osasco, São Paulo.
Licenciatura em Letras- Português/Inglês 2ª Licenciatura.
Douglas augusto Teodosio
Análise do discurso inglesa
Caraguatatuba
2023
Análise do discurso inglesa
Desafio
 
Tendo em vista que os estudos discursivos da tradição inglesa tomam a noção de discurso como prática social, a qual expressa e reproduz representações sociais subjacentes dos outros no contexto social e político (VAN DIJK, 2010), faça uma reflexão sobre as relações de poder a partir do que é exposto na imagem. Você pode fazer referência na sua reflexão à abordagem teórica da Análise Crítica do Discurso (ACD).
 Esse e um fator que está dentro da sociedade a partir do que é exposto na imagem, e defendido pela ACD, pode-se afirmar que o poder, embora observado como controle social, não é absoluto. 
 Os valores de recepção do que lhe são conveniente e do sucesso obtido por essa valorização levam as relações sociais Além de existirem distintos tipos de poder (o coercitivo, o persuasivo, etc.), este pode ser exercido por grupos distintos, os quais podem ocupar a posição de dominante também em momentos distintos.
 Um parâmetro de necessidade de discussão até onde somos manipulados. Ademais, o poder nem sempre é exercido por meio de atos abusivos: observe que, na imagem, o poder é apresentado por meio de uma mão que “manipula” o sujeito – este é, inclusive, desenhado como uma boneca de marionete. 
 Assim refletindo o quanto a sociedade nos manipula, nesse texto, a presença da relação de poder é sugerida não por meio de uma necessária força ou ato de violência física de um sujeito contra o outro, pois na imagem, ele parece funcionar como uma violência simbólica, persuasiva, que é também uma possibilidade de manifestação do poder.
 E nosso meio influência essa manipulação e o retratado do quadro nos impõe metas rumos parâmetros Além disso, um outro ponto que pode ser refletido sobre o poder por meio da imagem, o qual também é discutido pela ACD, é o seguinte: o poder nem sempre é exercido por todos os membros de um grupo dominante. E, da mesma forma que um integrante de um grupo X pode ou não o exercer, o poder pode se reposicionar, isto é, pode ser exercido por sujeitos diferentes que pertenceram a grupos ideologicamente distintos. 
 Até quando isso será necessário ou será que já não está pronto. Já que o sujeito é visto como um agente social e o poder por meio de uma relação dinâmica entre os sujeitos, as relações ideológicas entre os integrantes de grupos dominados versus grupos dominantes podem ser reproduzidas de forma distinta.
 Assim, só nos resta continuar o que nos foi dado ao longo das gerações e classes sociais é por isso que na primeira parte da imagem, há uma mão branca que manipula um boneco preto; e na segunda, o contrário, isto é, uma mão negra que manipula um boneco branco.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
​
Esse e um fator que está dentro da sociedade , os valores de recepção do que lhe são conveniente e do sucesso obtido por essa valorização levam as relações sociais a um parâmetro de necessidade de discussão até onde somos manipulados , e nosso meio influência essa manipulação e o retratado do quadro nos impõe metas rumos parâmetros e até quando isso será necessário ou será que já não está pronto e só nos resta continuar o que nos foi dado ao longo das gerações e classes sociais

Outros materiais