Buscar

Atividade 2 Psico

Prévia do material em texto

Cintia Hellen Gadelha da Silva 
Direito 4
RESUMO: RELAÇÃO ENTRE VIVÊNCIA ACADÊMICA E ANSIEDADE NOS ALUNOS DE DIREITO
 A transição do ensino médio para o ensino superior gera grandes mudanças e desafios na vida de muitos jovens como citado no trabalho. Um universitário de Direito ou de qualquer outro curso, nos seus primeiros momentos traz consigo uma insegurança, e isso se dá pelo fato de que o novo e o desconhecido refletem uma estranheza que contornamos com o passar do tempo, mais que a sobrecarga pode trazer alguns danos a nossa saúde psicológica.
  Durante a pesquisa relatada mostra que 50% dos alunos se sentem ansiosos e 40% afirmam que sentem estar perdendo o controle em algum momento. A vida acadêmica é totalmente diferente da vida de um aluno de ensino médio, tendo em vista que as cargas horárias de estudos mudam, a formalidade e as exigências são diferentes, esse processo de adaptação é fundamental para o decorrer do curso e para sua vida pós graduação.
 Bem como a sobrecarga atribuída e a pressão posta em alguns casos traz consequências negativas que colaboram para que doenças psíquicas venham a acontecer, como é o caso da ansiedade citada. É importante ressaltar que a vida acadêmica está muitas vezes dívida com atividade complementares fora do âmbito universitário, e isso influencia bastante a possíveis transtornos.
 A proposta apresentada de um serviço de apoio à saúde mental nas instituições de ensino superior é de extrema necessidade pois trataria, interviria e preveniria para que alguns transtornos psíquicos viessem a acontecer. E não só estaria tratando de um recém universitário, mas um futuro profissional que futuramente vai deparar-se com problemas bem mais complexos e que de primeiro momento seu psicológico não vai ser abalado justamente por uma base bem estruturada desde o início da universidade.

Continue navegando