Buscar

AVA Final ( Discursiva) Química Farmacêtica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
Os medicamentos antivirais são úteis no combate a doenças virais, e, locais onde não há uma vacina eficaz ou onde a infecção já aconteceu. A figura a seguir demonstra a fórmula estrutural de um medicamento antiviral:
Esse fármaco é usado para o tratamento de qual patologia? Disserte sobre o seu mecanismo de ação e sua relação estrutura-atividade.
Resposta esperada
O aciclovir é um pró-fármaco que foi descoberto por triagem de compostos e introduzido no mercado em 1981. Apresenta uma estrutura semelhante ao nucleosídeo e contém a mesma base de ácido nucleico que a desoxiguanosina. No entanto, não contém o anel de açúcar completo. Em células infectadas com o herpes-vírus, é fosforilado em três estágios para formar um trifosfato, que é o agente ativo.
O trifosfato de aciclovir impede a replicação do DNA de duas maneiras: é suficientemente semelhante ao trifosfato de desoxiguanosina, podendo se ligar à DNA polimerase e inibi-la; e a DNA polimerase pode catalisar a ligação do nucleotídeo aciclovir à crescente cadeia de DNA. Como a unidade de açúcar está incompleta e carece do grupo hidroxila necessário, normalmente presente na posição 3' do anel de açúcar, a cadeia de ácido nucleico não pode ser mais estendida e, assim, o fármaco atua como um terminador da cadeia.
Minha resposta
Os primeiros medicamentos anti virais foram a idoxuridina e a vidarabina, para infecções por herpes, e a amantadina, para influenza A. Hoje, a maioria dos medicamentos antivirais em uso age contra vírus da imunodeficiência humana ( HIV), herpes-vírus, hepatite B e hepatite C. O aciclovir é um pró-fármaco que foi descoberto por triagem de compostos e introduzido no mercado em 1981. Apresenta uma estrutura semelhante ao nucleosídeo e contém a mesma base de ácido nucleico que a desoxiguanosina. No entanto, não contém o anel de açúcar completo. Em células infectadas com o herpes-vírus, é fosforilado em três estágios para formar um trifosfato, que é o agente ativo. O trifosfato de aciclovir impede a replicação do DNA de duas maneiras: é suficientemente semelhante ao trifosfato de desoxiguanosina, podendo se ligar á DNA polimerase e inibi-la; e a DNA polimerase pode catalisar a ligação do nucleotídeo aciclovir á crescente cadeia de DNA. Como a unidade de açúcar está incompleta e carece do grupo hidroxila necessário, normalmente presente na posição 3' do anel de açúcar, a cadeia de ácido nucleico não pode ser mais estendida e , assim, o fármaco atua como um terminador da cadeia. A biodisponibilidade oral do aciclovir é bastante baixa (15 a 30%). Para superar esse problema, vários pró-fármacos de aciclovir foram desenvolvidos para aumentar a solubilidade em água.
2
Os fármacos anticolinérgicos interferem nas funções fisiológicas que dependem da transmissão nervosa colinérgica. Esses fármacos não evitam que a acetilcolina seja liberada nas terminações nervosas, embora possam competir com esse neurotransmissor pelos receptores colinérgicos. Os antagonistas muscarínicos são fármacos competitivos, que impedem a ligação da acetilcolina no receptor. O efeito geral desses fármacos é referente à ausência de ACh. Os antagonistas muscarínicos podem variar quanto ao grau de seletividade para tecidos, como o coração e a bexiga. Os principais fármacos representantes dessa classe incluem atropina, escopolamina (hioscina), ipratrópio e a pirenzepina. 
Observando a fórmula estrutural da atropina, e a similaridade com a ACh (detalhe em azul), disserte sobre a relação estrutura-atividade da atropina.
Resposta esperada
Quanto ao REA da atropina, faz as seguintes considerações:
* o anel aromático, o grupo éster e o nitrogênio básico (que é ionizado) são importantes para a atividade;
• o sistema de anéis não é necessário para a atividade antagonista;
• os grupos alquil, ligados ao nitrogênio, podem ser maiores do que o metil (diferindo dos agonistas);
• grupos acil muito grandes são permitidos;
• o grupo acil deve ser volumoso, devendo haver algum tipo de ramificação.
 
Minha resposta
A atropina é uma molécula maior do que a acetilcolina, ela é capaz de se ligar a outras regiões dentro do sítio receptor que não são usados pela própria acetilcolina. Como resultado, interage de forma diferente com o receptor e não induz as mesmas mudanças conformacionais (encaixe induzido) que a acetilcolina, bloqueando o receptor e a atividade biológica. quanto ao REA da atropina : • O anel aromático, o grupo éster e o nitrogênio básico ( que é ionizado) são importantes para a atividade; • O sistema de anéis não é necessário pra a atividade antagonista; • Os grupos alquil, ligados ao nitrogênio, podem ser maiores do que o metil ( diferindo dos agonistas ); • Grupos acil muito grandes são permitidos; • O grupo acil deve ser volumoso, devendo haver algum tipo de ramificação . A droga estimula o sistema nervoso parassimpático e a tua inibindo a atividade do Neurotransmissor acetilcolina e é amplamente utilizado na doença de Parkinson. Os antagonistas muscarínicos são competidores que bloqueiam a ligação da acetilcolina ao receptor. O efeito geral dessas drogas está relacionada ausência de ACh. Os antagonistas muscarínicos podem definir no grau de seleção de tecido semelhantes ao coração. As principais drogas que representam está classe incluem atropina, escopolamina ( hioscina), pratrópio e pirenzepina. Se você observar a composição da atropina e da hioscina mostrada nas estatísticas, à primeira vista não parece acetilcolina; No entanto, após uma inspeção mais detalhada, podemos ver que o nitrogênio básico e o grupo éster também estão presente nesses compostos, no contexto da acetilcolina. Colocando na base da atropina, a distância entre o éster e o nitrogênio é a mesma para ambas as moléculas..

Continue navegando