Buscar

Estudo dirigido texto O Título de Crédito - O Endosso, o Aval e o Novo Código Civil


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Curso de Graduação em Direito
Componente Curricular: Direito Cambiário
PROFESSOR: Etiane Barbi Köhler
NOME: Samara Daiana Rucks
QUESTÕES PARA ESTUDO DIRIGIDO
Texto objeto de estudo: Moraes, Mauro Delphim de. O Título de Crédito: O Endosso, o Aval e o Novo Código Civil. Revista dos Tribunais Online.
1. Em que contexto o autor do texto objeto de estudo refere que “Direito incerto é direito ineficaz, elemento perturbador das relações jurídicas, ...”?
Quando o autor em sua frase que diz respeito aos títulos de crédito, que agem de maneira singularmente eficaz, a exigência de certeza e segurança jurídica, que é essencial característica no direito.
2. O que é o endosso e o que se opera por meio dele?
Pode ser definido como uma declaração cambial, que consta no verso de um título à ordem pelo seu possuidor com o propósito de realizar a transferência desse título de crédito para um terceiro. Contudo, é através do endosso que se opera a circulação, transferência do título de crédito, sempre priorizando o interesse na circulação e a segurança do terceiro envolvido.
3. Qual é a responsabilidade do endossante? Existe exceção a esta responsabilidade? Explique.
Se o título não for pago o endossante passa a ter a obrigação de quando chegar o vencimento, pagar. Porém essa responsabilidade tem exceção, por disposição do art. 15 da Lei Uniforme, pelo qual o endossante pode se eximir da garantia da aceitação e do pagamento, se utilizar, expressamente, da cláusula sem garantia.
4. Por que o autor afirma que a solidariedade cambial é diversa da comum?
Conforme o autor, a solidariedade cambial é divergente da comum pois nessa, se uma paga a totalidade da dívida, ela será dividida entre todos. Enquanto na cambial, se uma paga tem o direito de receber a totalidade da dívida dos obrigados anteriores.
5. Qual o efeito que a cláusula de proibição de novo endosso tem?
O efeito da cláusula de proibição de novo endosso consta no art. 012, onde será considerada não escrita a cláusula de proibição do novo endosso, assim qualquer condição a que seja subordinado o endossante. Além disso o art. 912 traz também o entendimento que o endosso posterior ao vencimento realiza efeitos iguais ao anterior.
6. O que é o aval e quais são seus efeitos? A obrigação do avalista se mantém acaso a obrigação do avalizado seja nula por qualquer razão que não seja um vício de forma?
O aval é uma garantia que se refere ao título do que à pessoa avalizada, faz abstração. Tem como objetivo principal garantir o pagamento de título de crédito cambiário. O aval é a garantia cambiária, literal e expressa. O aval é a obrigação cambial, formal e substancialmente independente de qualquer outra; sua garantia é dada objetivamente à cambial e não a qualquer pessoa determinada. A obrigação do avalista mantém-se, mesmo no caso de a obrigação que ele garantiu ser nulo por qualquer razão que não seja um vício de forma.
7. Qual distinção o autor do texto faz entre endosso e aval?
O endosso cambiário tem uma função de transferência, e também uma função de garantia, dando lugar a uma ação de regresso. Contudo, o aval tem uma função exclusiva de garantia.
8. O autor do texto faz críticas ao novo Código Civil (CC/2002)? No entender dele, em que casos são aplicáveis as disposições do CC/2002 quanto à títulos de crédito?
O autor considera que o novo Código Civil de 2002 faz um misto de opiniões e cria um certo tipo de confusão entre os títulos de crédito cambiários, cambiar forme e os demais títulos de crédito. No entender do autor todas as disposições do novo Código Civil de 2002 aplicam se aos títulos de crédito, que não estão regidos por leis especiais, como a Lei Uniforme, para a letra de câmbio e a nota promissória, como a Lei 7.357, de 02.09.1985, para o cheque, e a Lei 5.474, de 18.07.1968, sobre a duplicata.