Buscar

DIREÇÃO DE ARTE PARA ANIMAÇÃO - Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desde seu surgimento, os consoles de videogame almejaram evoluir e se superar cada vez mais, seja em quesitos de tecnologia, memória, ou algo que sempre predominou a cada nova geração de console ou PC, os gráficos. Nos últimos 40 anos, a indústria dos videogames viu uma evolução impressionante nos gráficos, o tamanho das telas aumentaram, o número de cores, a definição da imagem, tudo se aprimorou para um nível que atinge o foto realismo. Isso se dá pelo fato de que os gráficos sempre foram vistos como um dos aspectos mais importantes dos jogos, pois passar a sensação de realismo era algo desafiador que as empresas buscavam atingir para saciar a grande demanda do público gamer. No entanto, nos últimos anos vemos crescendo uma comunidade muito grande de fãs de jogos antigos, pois apesar dos gráficos terem evoluído tanto, esses jogadores não conseguem se acostumar à jogabilidade menos intuitiva e mais simulada, aos gêneros que se perderam com o tempo com a entrada do realismo nos jogos e são negligenciados pelas grandes empresas que continuam criando jogos com gráficos impressionantes e acreditam que apenas isso basta para fazer um bom jogo. 
É por isso que algumas empresas hoje em dia estão apostando em criar jogos no estilo retrô, pixelizados, justamente para agradar aos fãs de jogos antigos. É interessante ver tamanho crescimento dos jogos indie que possuem gráficos artísticos, até mesmo ao estilo 8 ou 16 bit, com narrativas fortes e uma jogabilidade incrível.
Portanto, sabemos que existem diversos tipos de público para diversos estilos visuais de jogos, e que essa é uma escolha importante a se fazer ao começar a planejar um game, definir cuidadosamente o estilo gráfico de um jogo é saber para quem ele se destina mapeando um público para o mesmo, mas não apenas isso, é saber como essa história melhor seria contada, tanto com os gráficos quanto com a jogabilidade, não se limitar ao genérico, ao que já está manjado, mas escolher uma forma única e eficaz de levar o jogador a sentir o flow enquanto joga, seja com gráficos realistas, pixelizados ou retrô e ficar lembrado para sempre na memória.

Outros materiais