Buscar

A4 HISTORIA DA MAERICA CONTEMPORANEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Preocupados com essa questão, políticos brasileiros do final do século XIX, guiaram a Política Nacional de embranquecimento com a imigração européia e uma abolição da escravatura feita de forma a empurrar os negros para as margens da sociedade. Essa política conservava os negros em condições de extrema pobreza até que se extinguissem devido à mortalidade infantil, desnutrição, doenças e também através das sucessivas miscigenações, ou seja, até que os negros desaparecessem por completo do cenário nacional.
OLIVEIRA. I. M. A. A ideologia do branqueamento na sociedade brasileira, 2008, (Produção didático-pedagógica no Programa de Desenvolvimento Educacional) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Santo Antônio do Paraíso, 2008.
 
Algo que faz parte da ideologia colonialista e racista foi a política de embranquecimento. Com base no texto e no e-book da unidade assinale a alternativa correta.
 
A política de embranquecimento no Brasil se deu com a abolição da escravatura, e trazendo europeus que iriam trabalhar na fábricas no início da industrialização brasileira. Essa política se deu pelo pensamento de superioridade racial dos brancos.
 Foi então, a partir de 1973, que as forças militares passaram a exercer controle político pleno sobre a população. No dia 27 de junho de 1973, Bordaberry e as Forças Armadas fecham o Senado e a Câmara dos Deputados.
 
DOS ANJOS, Giullia. A arqueologia da repressão no contexto das ditaduras militares da Argentina, Uruguai e Brasil. Arqueologia Pública, Campinas, n° 5, p. 79-92, 2012.
 
Os anos 1970 da América Latina foram muito intensos, e repressivos. Assim como no Chile em 1973 também aconteceu um golpe no Uruguai. Com base no texto e na apostila da unidade podemos afirmar que:
 
O então presidente Bordaberry dá um golpe junto com o exército em meio a um cenário político caótico, defendendo que era necessário fechar o congresso e fazer uma reforma constitucional. Dessa forma em nome da Constituição foi instalada uma ditadura no Uruguai.
 A imagem acima mostra dois tipos de bebedouros, sendo um destinado a pessoas negras e outro destinado a pessoas brancas, com base na imagem e no e-book da unidade assinale a alternativa correta.
 
A imagem, ao mostrar a diferença que foi institucionalizada nos Estados Unidos, representa um conflito relacionado ao processo de escravidão que aconteceu neste país, tendo uma política racista se desenvolvido após a libertação dos escravos, sendo a imagem um reflexo do passado escravocrata.
 A polarização nacional e a anomia cresciam significativamente. As tensões no interior das Forças Armadas aumentaram. A conspiração ganhava cada dia mais força. O Comandante-em-Chefe do Exército, general Carlos Prats, renunciou a seu cargo. Em poucas semanas, enquanto a Câmara dos Deputados declarava a ilegitimidade da ação governamental, ocorreu o golpe de Estado. Este marcou uma quebra substancial na história política do País.
ROJAS, F. A. Chile: mudança política e inserção internacional, 1964-1997. Rev. bras. polít. int. vol.40 no.2 Brasília July/Dec. 1997.
 
 
No Chile, em 11 de setembro de 1973 aconteceu golpe militar que tirou o presidente Salvador Allende do poder, com base no texto e no e-book da unidade podemos dizer que:
 
Salvador Allende era um presidente socialista, visando implementar este programa por dentro da institucionalidade democrática, porém os Estados Unidos começou a minar sua atuação, e o exército deu o golpe tendo o apoio da classe média, trabalhadores urbanos e autônomos.
 Por essa razão, o período de transição democrática representará mudança nessa perspectiva, todavia, essa transição vai se iniciar, paradoxalmente, com um golpe militar em 3 de fevereiro de 1989. Entretanto não se pode negar que, embora de forma anômala, foi por essa via que se inicia um novo ciclo na história paraguaia.
ROLON. J. A. Paraguai: Transição Democrática e Política externa. (Doutorado em Ciência Política. - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2010.
 
Sobre o golpe do golpe militar de 1989, com base no texto e no e-book da unidade podemos afirmar que:
Por essa razão, o período de transição democrática representará mudança nessa perspectiva, todavia, essa transição vai se iniciar, paradoxalmente, com um golpe militar em 3 de fevereiro de 1989. Entretanto não se pode negar que, embora de forma anômala, foi por essa via que se inicia um novo ciclo na história paraguaia.
ROLON. J. A. Paraguai: Transição Democrática e Política externa. (Doutorado em Ciência Política. - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2010.
 
Sobre o golpe do golpe militar de 1989, com base no texto e no e-book da unidade podemos afirmar que:
 
O golpe se dá após um período de desaceleração econômica, e destituiu Stroessner. Por mais contraditório que seja, o golpe possibilitou uma reabertura política que colocou fim à mais longa ditadura militar no Cone Sul durante o séc. XX
 Não foram poucas as vezes que imagens chocantes de cidadãos negros sendo agredidos pela polícia americana inundaram os sites de notícias e redes sociais. Por trás das cenas de brutalidade, as estatísticas são ainda mais alarmantes: um afrodescendente nos Estados Unidos sofre três vezes mais riscos de ser morto por agentes policiais do que um branco.
VIEIRA. Ana L. EUA: brutalidade policial contra negros perpetua racismo histórico. noticias.r7.com, 2017. Disponível em: < https://noticias.r7.com/internacional/eua-brutalidade-policial-contra-negros-perpetua-racismo-historico-26112017>. Acesso em: 18 ago. 2019.
 
A extrema violência policial contra negros é algo constante, tanto nos Estados Unidos como no Brasil e em outros países do continente americano. Com base na imagem, no texto e no e-book da unidade assinale a alternativa correta.
 
A violência policial institucionalizada contra negros se dá por conta no racismo ainda presente no país, nos altos índices de desigualdade social, onde negros também representam 40% da população carcerária do país.
 De fato, a Constituição de 1980 deu início a uma experiência de ruptura e continuidade da ordem autoritária sem precedentes na América Latina. Aprovada em plebiscito fraudulento realizado sem a supervisão de tribunais independentes, numa das fases de maior repressão do governo militar, a Constituição representou a institucionalização do regime autoritário. Segundo resultados oficiais, 67% dos chilenos foram "a favor" da nova Constituição, conferindo legitimidade para o governo prosseguir o seu projeto de reestruturação da sociedade chilena. Salvaguardas constitucionais, introduzidas no texto sob a forma de "disposições transitórias", atribuíam poderes autocráticos ao presidente, que passou a contar com a possibilidade legal de decretar estado de emergência e estado de sítio, declarar guerra, indicar as autoridades militares de acordo com a Junta de governo e remover prefeitos. A aprovação da Constituição representou a "eleição" de Pinochet, que a partir de então se viu fortalecido para enfrentar as condenações internacionais às violações dos direitos humanos e prosseguir as mudanças políticas e econômicas que vinham sendo impostas desde o golpe.
Chile: a democracia e os limites do consenso (Lua Nova no.49 São Paulo, p. 65-85, 2000)
 
A Constituição de 1980 foi a institucionalização da ditadura militar chilena. Com base no texto e no e-book da unidade a esse respeito, avalie as afirmações a seguir.
 
I. Com a institucionalização da ditadura o governo de Pinochet ficou mais repressivo ainda, pois se sentia fortalecido para ignorar as condenações internacionais de violação de direitos humanos.
II. Pinochet faz a Constituição como uma forma de legitimar o seu governo, pois quando ela foi aceita se valeu do argumento de que o povo estava a seu favor.
III. A Constituição do Chile ajudou a aumentar os poderes de Pinochet, que lhe dava liberdade para declarar estado de emergência e estado de sítio, declarar guerra, entre outros.
IV. A Constituição foi feitapor recomendação dos Estados Unidos, país do qual o Chile estava alinhado, pois o Chile estava com uma imagem ruim na comunidade internacional.
 
É correto apenas o que se afirma em

Mais conteúdos dessa disciplina