Buscar

resumo filosofia e ciencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS / DCHL
COLEGIADO DE PEDAGOGIA TURMA: 2016.1
DISCIPLINA: SEMINÁRIO TEMÁTICO I
DOCENTE: MESTRE GILSON RUY MONTEIRO TEIXEIRA
DISCENTES: FABRÍCIA RODRIGUES MACHADO, FERNANDA DA HORA FERREIRA E RENATO COSTA AZEVEDO SOBRINHO
Filosofia e Ciência - Resumo
ALVES, Rubem. O Senso Comum e a Ciência (I). In: ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: Introdução ao jogo e suas regras. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. Cap. 1. p. 7-16.
A filosofia e a ciência nasceram com o mesmo intuito que foi o de desmitificar os mitos e o senso comum usando a razão. As ciências eram estudadas juntas explicando de tudo um pouco. Entretanto no século 17 a filosofia foi se fragmentando, Galileu Galilei percebeu que focando em um conhecimento obtia-se mais resultados de confiança do que estudando um pouco de tudo.
 A ciência e a filosofia são áreas diferenciais, com características próprias, mas com o mesmo objetivo. A ciência usa o sistema do método cientifico para aplicar teorias já existentes. Já a filosofia estuda os problemas fundamentais associados à existência, aos valores morais e estéticos, ao conhecimento, à mente, à verdade e à linguagem.
 A filosofia se diferencia das pesquisas científicas por normalmente não recorrer a processos empíricos em suas investigações. Vale ressaltar que entre os seus métodos estão a argumentação lógica, as experiências de pensamento, a análise conceitual, além de diversos outros métodos. 
Devido à variação das respostas que a filosofia traz para aquele que a estuda, acaba-se acreditando que o pensamento filosófico possui menor importância que o técnico-científico. O abandono da filosofia é um perigo já que não se buscará mais a formulação de respostas a partir de posicionamentos e ideias diferentes, levando a sociedade a responder seus questionamentos sempre da mesma forma, a partir de respostas já existentes. 
Portanto, é nítida a importância de ambas as áreas para o desenvolver da sociedade, sem discriminar a veracidade de nenhuma, no qual não há verdade absoluta e podem estar em constante evolução.

Outros materiais