Buscar

SAÚDE BÁSICA E COLETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POR @ESTUDANTE_FISIOTERAPIA812
		Fisioterapia na Atenção Básica e Coletiva
PRINCÍPIOS DO SUS 			
ART. 8° (8.080/90): As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da inciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em NÍVEIS DE COMPLEXIDADE CRESCENTES
· REGIONALIZAÇÃO: Planejar as ações e serviços de saúde considerando que uma base territorial (uma região de saúde) e base populacional. Visa adequada distribuição de serviços. (Facilita o SUS a organizar e planejar melhor os serviços de saúde)
· HIERARQUIZAÇÃO: O SUS deve ser organizado em níveis de complexidade tecnologia crescente de modo a garantir assistência integral e resolutiva. (quando se fala de hierarquização, fala-se dos níveis de atenção à saúde)
· Os níveis de atenção à saúde estão divididos em 3: Atenção primária - APS (ambulatorial), atenção secundária (ou especializada) e atenção terciária (ou hospitalar). O Objetivo da hierarquização dividindo os níveis de atenção à saúde, é garantir que o usuário tenha acesso a um determinado recurso de saúde de acordo com sua necessidade.
OBS: Existe muito mais serviços de atenção primária, do que atenção secundário e hospitalar. Porque o grande objetivo é que a maior parte da população acesse o serviço de APS. Esse serviço de APS são estabelecidos em bairros das comunidades, para que fique perto da moradia da população.
· As diferenças dos níveis de atenção se dão, pelos níveis de densidade tecnológica (DT). Nos serviços à APS tem uma baixa DT, que se dispõem para atender a população, são tecnologias básicas a serem utilizadas (Ex: tensiômetro, termômetro, médico geral); nos serviços à atenção especializada, tem um nível de DT intermediária, que é onde tem os ambulatórios, policlínicas, médicos especialistas); nos serviços à atenção hospitalar, é o nível de maior DT e o mais caro,
Pois oferece equipamentos moderno dentro de hospitais, enfermarias, salas de cirurgias etc. 
OBS: A PRINCIPAL EQUIPE DENTRO DA APS, É A EQUIPE DA SAÚDE DA FAMÍLIA.
REDE DE atenção à SAÚDE (RAS): Trabalha de forma coordenada, ou seja, os serviços se conectam, trabalhando em conjunto. 
Objetivo da REDE de Atenção à saúde
Permitir um funcionamento coordenado e uma boa resolutividade dos serviços de saúde/ Promover a integração de ações e serviços de saúde visando atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada. 
decreto 7.508/11 
- ART 7°: AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE ESTARÃO COMPREENDIDAS NO ÂMBITO DE UMA REGIÃO DE SAÚDE.
- ART 5°: Para ser instituída, a região de saúde deve conter no mínimo, ações e serviços de: I- atenção primária; II- urgência e emergência; III- atenção psicossocial; IV- atenção ambulatorial, especializada e hospitalar; V- vigilância em saúde
DEFINIÇÕES DAS RAS:
- Arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão. Buscam garantir a integralidade do cuidado. 
- Segundo MENDES (2011), RAS são sistemas integrados, que se propõem a prestar atenção à saúde no lugar certo, no tempo certo, com qualidade certa, com o custo certo e com responsabilização sanitária e econômica por uma população adscrita.
PERGUNTA: 
Porq é necessário a organização das RAS – rede de atenção à saúde?
Para superar a intensa fragmentação (descoordenação) das ações e serviços de saúde.
(RAS VISA ACABAR COM O ISOLAMENTO DOS SERVIÇOS, PERMITINDO A COMUNICAÇÃO ENTRE ELES, E OS AJUSTES NESCESSÁRIOS PARA O PERFEITO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE)
· Qualificar a gestão do cuidado no contexto atual.
· Superar o modelo de atenção à saúde fundamentado nas ações curativas.
(Antes do SUS o modelo da saúde era curativista, ou seja, o foco das intervenções era cuidar dos indivíduos com a doença já instalada. Após o SUS, sua prioridade é ações de promoção à saúde e ações preventivas, ou seja, seu principal objetivo através de diversas ações (promoção de saúde e prevenção de agravos) é manter as pessoas saudáveis. 
· Aprofundar o processo de regionalização e de organização do sistema de saúde sob a forma de rede. (A forma de rede se mostra mais eficaz e necessária para um sistema hierarquizado poder fluir, beneficiando a população da melhor forma possível das ações de serviços de saúde que lhe são oferecidas). 
*Objetivo da RAS: Garantir ao usuário a continuidade do cuidado integral, que atenda todas as suas necessidades de saúde, seja em relação de promoção da saúde, prevenção de agravo ou de cura. Oferecer um serviço de qualidade, ou seja, está preparado para receber aquele usuário, com ação responsável e humanizada.	
PONTOS DE ATENÇÃO À SAÚDE	
 São entendidos como espaços onde se ofertam determinados serviços de saúde, por meio de uma produção singular. 
Ponto de atenção à saúde, é qualquer local onde se possa se desenvolver uma ação de saúde. 
· Exemplos de pontos de atenção à saúde:
- Domicílios; Unidades básicas de saúde;
- Os ambulatórios especializados; Policlínicas;
- As maternidades; Hospitais, entre outros.
· AS REDES CARACTERIZAM-SE PELA FORMAÇÃO DE RELAÇÕES HORIZONTAIS ENTRE OS DIVERSOS PONTOS DE ATENÇÃO. 
Quando falamos de relações horizontais, significa que não existe hierarquia entre os pontos de atenção. TODOS OS PONTOS TÊM A MESMA IMPORTÂNCIA, oque difere eles são apenas seus papeis no sistema de saúde. 
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E RAS
Fundamenta-se na compreensão da APS como primeiro nível de atenção, a partir do qual se realiza e coordena o cuidado em todos os pontos de atenção à saúde. 
-> APS no BRASIL é o local mais importante de estruturação do SUS, ou seja, todo o SUS deve ser construído a partir das informações que são coletadas dentro da atenção primária através das suas equipes. 
-> O nível de atenção primária é o único nível onde os profissionais estão conectados com a população do seu território. A partir do momento que estão conectados em seu território, vai permitir que eles conheçam a realidade e as necessidades de saúde da população. 
-> A RAS facilita não só o acesso do usuário ao SUS, mas sobretudo permite um trânsito desse usuário no SUS, para que receba o serviço de qualidade, no tempo certo.
Pergunta: 
Quais os elementos constitutivos das RAS?
1° População e Região de Saúde: Para preservar, recuperar e melhorar a saúde das pessoas e da comunidade, as RAS devem ser capazes de identificar claramente a população e a área geográfica sob sua responsabilidade. A região de saúde deve ser bem definida, baseada em parâmetros espaciais e temporais que permitam assegurar que as estruturas estejam bem distribuídas territorialmente, garantindo o tempo/resposta necessário ao atendimento, melhor proporção de estrutura/população/território e viabilidade operacional sustentável.
2° Estrutura Operacional: A estrutura operacional das RAS é constituída pelos diferentes pontos de atenção à saúde, ou seja, lugares institucionais onde se ofertam serviços de saúde e pelas ligações que os comunicam. Os componentes que estruturam as RAS incluem: Atenção Básica à Saúde-centro de comunicação; os pontos de atenção secundária e terciária; os sistemas de apoio; os sistemas logísticos e o sistema de governança.
3° Modelo de Atenção à Saúde: é um sistema lógico que organiza o funcionamento das RAS, articulando, de forma singular, as relações entre a população e suas subpopulações estratificadas por riscos, os focos das intervenções do sistema de atenção à saúde e os diferentes tipos de intervenções sanitárias, definido em função da visão prevalecente da saúde, das situações demográficas e epidemiológicas e dos determinantes sociais da saúde, vigentes em determinado tempo e em determinada sociedade. Para a implantação das RAS, é necessária uma mudança no atual modelo de atenção hegemônico no SUS, ou seja, exige uma intervenção concomitante sobre as condições agudas e crônicas.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE – SIS
Definição: Conjunto de componentes interrelacionados que coletam,processam, armazenam e distribuem a informação para apoiar o processo de tomada de decisão e auxiliar no controle das organizações de saúde.
Segundo a OMS: Mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. 
- Objetivo do SIS: Sustentar o planejamento, aperfeiçoamento e o processo decisório em saúde. AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÃO
Esclarecer uma tomada de decisão na saúde, por exemplo com as informações que o SIS consegue coletar vai ser mais fácil de determinar certas prioridades, de ajudar a ter mais clareza no ato de tomar uma decisão. 
VANTAGENS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (QUANDO BEM ESTRUTURADO) 
- O SIS é um Redutor de incertezas (ilumina a decisão em saúde, da ao gestor a possibilidade de ver com clareza o que está acontecendo naquele território)
- Permite Detectar prioridades (Quando as informações vão chegando, fica mais fácil de entender o que está acontecendo naquele território. Ex: quais as doenças que estão ocorrendo ali, a doença aumentou ou diminuiu).
- Melhora no planejamento e uso de recursos (Lembrando que os recursos da saúde têm um orçamento limite. Com uma informação de um determinado território, o gestor público consegue definir uma prioridade, direcionando os recursos para os pontos que são mais sensíveis e atender melhor a necessidade de saúde da população). 
- Permite desenvolver ações com potencial de alcançar transformações necessárias (O grande objetivo é, a partir da redução da incerteza, de atuar sobre as prioridades, de potencializar os usos de recursos, consegue de fato atender aquela necessidade de saúde de forma que consiga transformar a realidade sanitária de uma comunidade).
SUB SISTEMAS DO SIS
O SIS é composto por diferentes Sub-sistemas que produzem uma enorme quantidade de dados referentes à atividades setoriais em saúde.
- No Brasil existem cinco principais SIS ligados ao Ministério da Saúde.
1. Sistema de Informações sobre mortalidade (SIM) 
2. Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC)
3. Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN)
4. Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS)
5. Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS)
*Outros operados pelo SUS:
- Sistema de informações de Atenção Básica (SIAB);
- Sistema de Informações de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN);
- Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI);
- Sistema de Informações do Câncer a Mulher (SisCam);
- HiperDia;
- Sistema de Informações da Anvisa;
- entre outros.
etapas do sis
1. Coleta de Dados
2. Processamento
3. Análise
4. Transmissão da informação
A eficácia de cada etapa é fundamental para a avaliação do estado de saúde da população e para o planejamento, organização e pleno funcionamento dos serviços de saúde. (O SIS antes de existir, precisa ser pensado. Ex: oque será coletado, quem vai coletar essa informação, onde será coletado essa informação... precisa estabelecer um objetivo), (Caso haja falha em alguma das etapas do SIS, irá comprometer toda sua eficácia/funcionamento).
PERGUNTA:
Quais os problemas relacionados a má qualidade da informação provenientes do SIS?

Outros materiais