Buscar

HIPÓCRATES

Prévia do material em texto

HIPÓCRATES
- Pertence a uma linhagem de médicos de cós. Século v a. C. 
- Foi um ícone ateniense da rejeição a explicações supersticiosas e míticas para os problemas de saúde e como curar doenças
- A sua fama como clínico começou em 430 - 429 a. C., durante a grande peste que assolou Atenas. A epidemia ter-se-ia extinguido após mandar acender fogueiras, por toda a cidade. Para alguns, Hipócrates partiu da observação de que os artesãos obrigados a manter-se junto ao fogo pareciam imunes ao contágio. O sábio ordenou que se acendessem fogueiras como forma de alargar a imunidade a toda a população.
- Concentrou-se em observar e compreender o funcionamento do organismo humano, na esperança de encontrar explicações racionais, e passíveis de controle e manipulação, para os males que atingem a saúde humana.
- Utilizou a filosofia como aliada da medicina, entendendo que a abordagem racional utilizada nesta disciplina seria o tipo de abordagem adequada para tratar os males da saúde, buscando na natureza as causas e a solução.
- Invés de uma punição dos deuses, as causas da maioria das doenças seriam fatores climáticos, alimentares e hábitos cotidianos.
- O humorismo, a teoria de que o corpo possui quatro fluidos diferentes que quando desequilibrados levam a doenças.
- Tratamento passivo. O corpo humana possuía a capacidade de reequilibrar os quatro fluidos por si mesmo, de modo que, na maioria dos casos, o papel do terapeuta seria manter o paciente o mais limpo e estéril possível, imobilizando conforme a necessidade e evitando o uso de drogas potentes, o que era reservado para casos críticos.
- Um conceito importante para o método de Hipócrates era o de "crise". Um ponto de progressão da doença ou da cura do paciente que determinava se ele se recuperaria ou morreria. Durante o processo de cura mais de uma crise era esperada, sempre sucedida por um período de recaída.
- Deixou ainda muitas descrições clínicas que possibilitam o diagnóstico de doenças como a malária, tuberculose, caxumba e pneumonia.
- Criou uma escola onde a Medicina pela primeira vez se assumia como Ciência, pressupondo apenas processos racionais.

Continue navegando