Buscar

ADs de História Moderna I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 – 20 de agosto
Leia o texto FEBVRE, Lucien. O problema da incredulidade no século XVI – A religião de Rabelais. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp. 29-36; 386-394 e responda às perguntas abaixo:
Em relação à Introdução (29-36):
- Cite duas frases do texto que indiquem a existência de controvérsias entre os historiadores a respeito do tema “Renascimento”.
- Para o autor, o humanismo renascentista pode ser compreendido a partir da dicotomia Razão/Religião? Transcreva uma frase do texto que embase a sua resposta. 
Em relação à Conclusão (386-394):
- Para o historiador, o humanismo representou um abalo do cristianismo? Transcreva uma frase do texto que embase a sua resposta. 
- Explique a frase na página 390-391: “(...) entre sua liberdade [a de Rabelais] e a nossa, não há diferença de grau, mas diferença de natureza.”
- Comente a seguinte frase do texto (p. 392): “Pretender fazer do século XVI um século cético, um século libertino, um século racionalista e glorificá-lo como tal: o pior dos erros e das ilusões. Pela vontade de seus melhores representantes, ele foi, bem ao contrário, um século inspirado. Um século que, sobre todas as coisas, procurava primeiro um reflexo do divino.”
AD2 – 1 de outubro
Leia o texto ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1998, pp. 15-41 (“O Estado Absolutista no Ocidente”) e responda às questões abaixo:
- Cite 2 frases que indicam a vinculação do autor à concepção marxista da História. 
- Como o autor compreende e caracteriza a economia europeia entre os séculos XV e XVII? As relações econômicas nesse período indicam a existência de um novo sistema econômico, diferente do feudalismo? Cite uma frase do texto que exemplifique a sua resposta. 
- Para o autor, existe diferença de natureza entre “renda em trabalho”, “renda em espécie” e “renda monetária”? 
- O autor concorda com as análises de Engels e de Marx sobre o Estado absolutista? Cite uma frase para embasar a sua afirmação. 
- Quais as estruturas das monarquias absolutistas analisadas pelo autor? Qual o significado atribuído a cada uma delas?

Continue navegando