Buscar

Resenha crítica do filme Como estrelas na terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha crítica do filme: Como estrelas na terra.
O filme conta sobre a história de um menino de 9 anos chamado Ishaan, a família desse menino não percebe que ele tem dislexia, o pai de Ishaan sempre achava que o ele fosse um menino teimoso, que não gostava de estudar. A mãe dele era a única que de algum modo acalmava Ishaan e tentava te entender.
Na escola norma, Ishaan se distraia facilmente, e com sua imaginação voava longe. O menino dizia que as letras dançavam e não conseguia ler nem escrever, por esse e outros motivos ele sempre virava motivo de chacota. Nem os professores conseguiam perceber que Ishaan tinha uma dificuldade no aprendizado. 
Mesmo depois dos pais de Ishaan terem uma conversa com a diretora e com as professoras de seu filho, eles perceberam que o menino ia muito mal a escola e que repetiria de ano novamente. A diretora cogitou que Ishaan tivesse algum tipo de problema, mais o pai dele não gostou do que ouviu. Depois disso o pai de Ishaan mandou ele para um colégio interno, onde o menino sofreu com a saudade da família e a rigidez dos professores. O método do colégio era "domar cavalos selvagens" e os professores chamavam o menino de idiota e até castigavam com reguadas nas mãos dos alunos.
Com a chegada de um novo professor substituto de artes chamado Nikumbh, os outros professores começaram a opinar sobre ele ter um modo diferente de aplicar sua disciplina e não seguir as regras. O professor faz com que seus alunos de sintam livres e que venam o mundo de outra forma. 
Nikumbh é professor em outra escola, mais era uma escola diferente uma escola especial, onde os alunos se sentiam bem, por trabalhar nessa escola o professor de artes começou a perceber que Ishaan precisava de ajuda e não de castigos. 
O professor foi atrás dos pais de Ishaan, começou a perguntar sobre como o menino era em casa e começou a explicar sobre a dislexia, que o menino apresentava os mesmos sintomas. O pai não quis ouvir, dizia que seu filho não era retardado, e então o professor entendeu o porque o menino chegou ao estado que estava. A mãe de Ishaan demonstrou que ficou bem balanceada com tudo o que descobriu e começou a ver que fazia sentido. 
Sabendo da história do menino, o professor começou a contar histórias de inventores que são conhecidos mundialmente por suas invenções mesmo não sabendo ler nem escrever. Nikumbh disse para Ishaan que era igual a ele quando criança, mais que hoje é um professor, foi uma forma de dizer que venceu apesar de tudo. 
Nikumbh consegui convencer o diretor a dar uma segunda chance para Ishaan mostrando suas pinturas, com isso sugeriu para que os outros professores o ensinassem de forma oral e não escrevendo e nem lendo. 
O pai de Ishaan foi atrás do professor para mostra que se importava com o filho e o professor lhe mostrou que não basta dizer que se importa, o que realmente importa é o amor que ele tem que demonstrar para o Ishaan. 
Em um concurso de pintura onde todos os alunos, professores e diretores participaram, Ishaan mais uma vez mostrou o quanto era bom em pintura e também se emocionou com a pintura que o professor fez dele. Os jurados escolheram a pintura de Ishaan em primeiro lugar, o menino ficou tão emocionado que abraçou o professor como forma de agradecimento. 
Os pais de Ishaan foram buscar ele no final do ano, e se depararam com a melhora do filho em todas as matérias, receberam diversos elogios e viram o quão talentoso era seu filho.
Observação: Entendi que na história o que o filme conta, sobre a importância da Educação Incisiva e mostra que falta o entendimento dos pais com o filho. Ensina que precisamos estar preparados para saber lidar e entender o que se passa com as crianças. Muitos professores não aceitam o simples fato de os alunos especiais estarem matriculados nas escolas regulares e não querem dar aula ou ensinar adequadamente.
Já os pais, se fecham com medo dos preconceitos e da vida que o filho vai enfrentar lá fora. A falta de atenção dos pais, faz com que eles não percebam o que acontecem cotidianamente com seus filhos.
Precisamos ter o olhar mais amplo ao próximo, para conseguir ver além igual ao professor Nikumbh, demostrar amor ao próximo e dedicação isso fará o mundo melhor.

Continue navegando