Buscar

Ativ Cont CULTURA E ORG E EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
CULTURA ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO
PRISCILA DE OLIVEIRA TEIXEIRA - 01296762
Caso proposto:
Mariana começou a trabalhar na empresa XPTO após um processo seletivo que além da avaliação de currículo teve uma entrevista com um profissional da área de Recursos Humanos. Mariana trabalhava antes em um escritório de advocacia e vestia-se muito formalmente.
Em seu primeiro dia de trabalho Mariana foi recebida por Marcos, seu novo chefe, na sala de reuniões onde recebeu o manual contendo as normas da empresa, ele pediu que ela fizesse uma leitura geral e que o mantivesse na sua mesa para ser consultado quando ela tivesse dúvidas. Em seguida, ele chamou a equipe na sala de reuniões e fez uma apresentação formal da Mariana e pediu que ela também falasse um pouco de suas qualificações e habilidades.
Todos da equipe também se apresentaram e ela percebeu que seus colegas se vestiam de modo informal e começou a sentir-se mal, pois achou que eles poderiam não recebê-la tão bem assim. Mariana folheou rapidamente o documento recebido para saber se havia alguma referência ao que vestir e não encontrou nada.
Em seguida Mariana foi levada à sua mesa em um ambiente coletivo de mesas e divisórias baixas, os colegas que ficavam nas mesas próximas se prontificaram a ajudá-la no que precisasse e perguntaram se ela queria companhia para o almoço. Mariana começou a relaxar. No almoço ela comentou com os colegas sobre a forma de vestir e perguntou como era o processo hierárquico no grupo, também fez perguntas sobre os processos de comunicação e se os novos funcionários eram sempre recebidos assim, de forma tão simpática.
Mariana descobriu que o processo de recepção dos funcionários é sempre o mesmo, inclusive a sugestão de companhia para o almoço fazia parte desse processo. Nesse momento Mariana ficou um pouco frustrada pois tinha achado que o convite tinha sido espontâneo e não parte de um processo. Mas ficou feliz pelo grupo ter uma comunicação aberta, pautada na transparência e saber que o chefe estava sempre disponível para ouvir a equipe.
Todos pareciam felizes em participar daquela equipe.
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Proposta da atividade:
Que elementos da cultura organizacional você identifica no texto? Explique cada um deles.
O conceito de cultura organizacional pode ser definido como um conjunto de valores, crenças e pressupostos, que definem o modo como uma empresa administra seus negócios. Em análise realizada no texto supra citada para estudo, foram identificados elementos da cultura organizacional, sendo visto em primeiro instancia os valores, pois o próprio chefe passou esse modelo aos funcionários na forma de recepcionar os principiantes, o que torna a boa comunicação um valor para a empresa, estes são definidos como o que tem valor para a empresa, como padrões, comportamento e fins; a comunicação também é vista, os funcionários se dispõem a trocar informações com a nova está desde o início com a apresentação de ambos, e comunicação nada mais é que essa troca de informações. 
As normas foram notadas quando o chefe as entrega de maneira impressa, foi citada a forma de vestimenta no texto, as normas servem para que haja organização do ambiente, podendo haver punição ou não; é possível identificar ritos, rituais e cerimonias, essas são ações com um propósito específico, definido pela empresa a forma como os novos funcionários são recebidos pelo RH, chefe e demais funcionários é a mesma, com o objetivo de garantindo a satisfação da inclusão no meio ambiente.
Também foi possível identificar as histórias e mitos, que são contos podendo ser verdadeiros ou falsos, que ocorreram ou ocorrem dentro da empresa, sendo utilizados como uma forma de resolver problemas, a principiante apenas soube do processo de recepção com m fatos contados pelos colaboradores de longa data.
Em tais demandas, faz-se necessário a atuação de um pedagogo especificamente na área de treinamento pessoal, onde o mesmo ficará responsável pela formação e preparação da mão de obra, para que as especificidades da organização sejam atendidas, fazendo com que os novos colaboradores entendam como funciona cada departamento da empresa e de que forma ele atuará, explicando melhor as normas de comportamento e vestimenta, diretamente no contexto da empresa.
REFERENCIAS
CULTURA organizacional: conceitos elementos. SENAC. Disponível em: https://www.ead.semac.br/drive/tecnico_em_administracao/index.html. acesso em: 20 de setembro de 2022.
MENDONÇA, bruno. A importância de um profissional de pedagogia empresarial. Publicado em 8 de maio de 2018. Disponível em: https://www.edools.com/pedagogia-empresarial/.Acesso em 20 de setembro de 2022. 
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. WAK editora. Rio de Janeiro. 6º Ed. (2010, p.5).

Continue navegando