Buscar

Atividade imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA 
CCS - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E PATOLOGIA
IMUNOLOGIA
PROF.: Naiara Naiana Dejani, Claudio Roberto Bezerra dos Santos.
ALUNA: Dhandhara Chiang B. B. Viana Nº 20190159234
Atividade 5
1. Resposta: A molécula do anticorpo tem conformação igual a y. Antes da dobradiça do anticorpo é chamado de porção FAB que vai se ligar a antígenos se encontra na parte de cima do y, essa dobradiça é chamada de hinge e vai dar maior flexibilidade. Na parte de baixo se encontra a região FC (função efetora). São ligadas essas duas regiões por uma ligação dissulfeto. 
2. Resposta: Irá ocorrer uma troca de IgM, que é um anticorpo que vai ter baixa afinidade e com plasmocito de vida curta por um IgG que são anticorpos que vão ter alta afinidade, células B de memória e plasmócitos de vida longa irá possibilitar o combate, neutralização e a morte de antígenos que são específicos para esses anticorpos. A ativação do sistema complemento vai ser feita pelo IgG, a opsonização de antígenos também pelo IgG para fagocitose por meio de macrófagos e neutrófilos. A imunidade das mucosas pela secreção do IgA para o lúmen dos tratos respiratórios e gastrointestinais. O IgG e o IgA vai servir na imunidade neonatal na defesa contra helmintos com o IgE. Vai ocorrer uma melhora na resposta imunológica com a criação de células de memórias, também por causa desse isotipo.
3. Resposta: Os anticorpos irão utilizar a região de ligação de antígenos (Fab) para se ligar e bloquear os efeitos nocivos dos microrganismos e toxinas, e vão usar suas regiões FC para ativar mecanismo efetores que eliminam esses microrganismos e toxinas por meio dos fagócitos.
4. Resposta: O recém-nascido pode ser protegido por causa da IgA no leite materno. Vai ser produzido nos linfócitos B da glândula mamária e secretada por meio do processo de transcitose que vai ser transportado pelo poli-ig. A mãe irá sintetizar anticorpos quando ingere, inala ou entrabem contato com algum agente infeccioso, então o anticorpo irá se ligar uma única proteína ou um antígeno da superfície do agente. Como a mãe irá fabricar anticorpos somente contra patógenos do seu próprio ambiente, o bebê recebe a proteção de que mais necessita contra esses agentes infecciosos que têm mais probabilidade de entrar em contato nas primeiras semanas de vida.

Outros materiais