Buscar

RESUMO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO 4
Retirando as ideias principais do assunto "Módulo 4", poste agora aqui. 
· Compartimento endossomal.
São compartimentos membranosos formados a partir do processo de endocitose em células eucarióticas, por meio de fusão de vesículas provenientes de estruturas como a membrana plasmática, o aparato de Golgi e os lisossomos.
O dobramento da membrana é um passo essencial para a formação dos endossomos. Dessa maneira, são necessárias proteínas específicas como clatrina e caveolina, que ajudam no dobramento e formação da vesícula endossômica.
Uma das principais funções dos endossomos é a formação dos lisossomos, que ocorre a partir de um endossomo inicial que sofre um processo de amadurecimento, transformando-se em endossomo tardio e, posteriormente, irá formar o lisossomo. Existem três tipos de endossomos: os endossomos iniciais e os endossomos tardios, além do endossomo de reciclagem. Eles diferem entre si na composição proteica, nos marcadores, como as Rabs, além de mudanças no pH e diferenças na morfologia. O processo resume-se, geralmente, em uma vesícula endocítica que fusiona-se com os endossomos iniciais, que se maturam em endossomos tardios e, posteriormente, juntam-se aos lisossomos. 
· Lisossomos.
Os lisossomos são organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas. Presentes na maioria dos seres vivos eucariontes, os lisossomos estão envolvidos em outras atividades celulares como reparo de membrana e secreção.
Os lisossomos são ricos em enzimas digestivas para quase todas as macromoléculas biológicas, e as células seriam facilmente destruídas se essas enzimas não estivessem contidas numa organela envolta por membrana.
· Microvilos.
São prolongamentos digitiformes da superfície (membrana plasmática) de células, os quais ampliam a área disponível para a absorção, além de nutri-las. São frequentes no epitélio intestinal e em outros tecidos.
No intestino a função do microvilo é aumentar a área da membrana a fim de facilitar o transporte de nutrientes da cavidade da luz intestinal para dentro das células. Os microvilos do epitélio intestinal são paralelos uns aos outros e formam uma camada muito regular na superfície intestinal, a borda estriada, visível ao microscópio óptico. Nos rins, os microvilos são encontrados na superfície livre da camada única de células cúbicas que revestem os túbulos contorcidos proximais.
· Estereocílios.
são prolongamentos imóveis e longos de células que aumentam a superfície de contato da célula. Sua principal função é absorção e secreção, mas podem assumir função sensorial quando associados a cílios sensoriais (quinocílios) no ouvido interno. Podem ser encontrados no canal deferente e no epidídimo.
· CAMs, IgCAMs e as Caderinas.
As glicoproteínas responsáveis pela aderência entre as células são denominadas CAMs (cell adhesion molecules). São receptores da superfície especializados em reconhecer outras células e a elas aderir, para construir tecidos e órgãos. Todas as CAMs são glicoproteínas integrais transmembrana, isto é, com um extremidade da molécula exposta na superfície celular e a outra extremidade fazendo saliência no lado do citoplasma. As IgCAMs constituem um grupo importante e suas moléculas lembram as dos anticorpos ou imunoglobulinas (Ig). Entre as IgCAMs podem ser mencionadas a CCAM, encontradas na superfície dos hepatócitos (células do fígado), e a Ng-CAM, dos neurônios com funções relacionadas a atividade do tecido nervoso.

Continue navegando