Buscar

Redação do filme cowspiracy

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

x 
FACULDADE UNINTA ITAPIPOCA
CURSO BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
AMANDA DA SILVA ARAÚJO
FILME: COWSPIRACY: O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE
PROFESSOR: ROBERTO MAIA
ITAPIPOCA-CE
2022
De acordo com a produção cinematográfica “Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade”, feito por Kip Anderson e Keegan Kuhn, e com produção executiva de Leonardo DiCaprio, o filme aborda questões ambientais de modo global, onde a bioética está ligada aos conhecimentos fundamentais dos valores morais que orientam as ações e comportamento dos seres humanos em seu hábitat natural, no começo do documentário Kip mostrava sua preocupação em relação ao meio ambiente, tais quais o levou a tomar medidas necessárias para mudar cenário do efeito estufa. No entanto, as matérias só emitiam a piora no quadro ecológico, desse modo o protagonista decidiu analisar os aspectos dessa problemática como também a adoção de medidas cruciais para solucioná-la.
Em primeiro plano, apesar de muitos acreditarem que o uso de transportes, fabricação de industrias e consumo de eletricidade, sejam os fatores principais do aquecimento global, existe um fator ainda maior sob esses paradigmas. Oficias da ONU informaram que a pecuária é rotulada como uma ameaça ao clima global, sendo a alimentação dos animais como maior desafio ambiental, devido ao uso abusivo de água potável e a produção de alimentos para gados, suínos e aves. Além disto em 2009 o Worldwatch relatou que a pecuária causou 51% das emissões de gases superiores a todo o setor de transportes tendo apenas 13%, ela é responsável também pelo desmatamento, consumo desenfreado de água, poluição e é a maior emissora de gases do efeito estufa.
 Dentro dessa lógica, o Brasil sofre dessa dificuldade, visto que é um país de alta exploração territorial, na qual o agronegócio é a atividade mais lucrativa para a economia. Com isso fica evidente o avanço de desmatamento da floresta amazônica, a extinção de espécies, erosão do solo e criação de “zonas mortas” nos oceanos, promovendo então a maior destruição ambiental da história. Diante desse contexto, ela explora imensas áreas férteis, gerando o desmatamento em florestas resultando na desertificação de grandes terrenos.
Ademais, vale destacar a jornada do cineasta Kip Anderson na tentativa de entrar em contato com grandes organizações ambientais como o Greenpeace e WWF, porém ao decorrer das entrevistas, é nítido a resistência dos participantes em se manifestaram sobre o determinado assunto, eles se recusam a olhar o problema, aliás essa comunidade ambiental está falhando com toda a população em vida e com o ecossistema, o documentário ressalta também a força dos lobistas frente ao poder legislativo dos estados. 
A indústria animal é uma das mais poderosas do planeta e tem grande influência na questão da economia e política, dessa forma eles tentam vetar a distribuição de informações verídicas e taxar os ativistas e jornalistas de ignorantes, tornando eles como os principais alvos da indústria e do FBI. Vale ressaltar que mais de 1.100 ativistas foram mortos nos últimos 20 anos, no Brasil, o que levou Kid temer pela a sua própria segurança, com isso ele teve seu financiamento cancelado, o que quase vez desistir, porém ele pereceu que essa causa vai muito além de qualquer outra preocupação. Então ele entrou em contato com alguns responsáveis pela produção de alimentos laticínios e mostraram um certo desinteresse em promover melhorias ao meio ambiente.
Verifica-se, portanto uma ação conjunta entre a ANVISA e o Ministério da agricultura, para o uso de verbas governamentais afim de promover leis mais rígidas como também o estado criar planos de proteção das florestas, dessa maneira torna-se possível a diminuição dos impactos do agronegócio sobre o meio ambiente. Além disso é importante citar que a dieta vegana é mais sustentável que o consumo de carne e seus derivados, essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada por pesquisadores da USP, Ademais em 2015 a Academia de Nutrição e Dietética dos EUA estabeleceu que as dietas veganas e vegetarianas são saudáveis e nutricional mente adequadas, podendo proporcionar benefícios para a saúde, tanto na prevenção quanto no tratamento de certas doenças, se as pessoas adotassem esse estilo de vida, mais de 11 milhões de mortes prematuras poderiam ser evitadas a cada ano. E as emissões de gases do efeito estufa seriam reduzidas e mais terras, água e biodiversidade seriam preservadas. A fazenda orgânica é um passo para a sustentabilidade igualmente, ela favorece a redução da poluição ambiental, pois não se utiliza nenhum tipo de agrotóxico ou insumo químico, preservando a qualidade do solo, lençóis freáticos e rios, dessa maneira uma gigantesca contribuição ao meio ambiente será realizada.
3

Continue navegando