Buscar

TEMPLATE - ATIVIDADE PRATICA - MODULO B - FASE BII

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA – PORTFÓLIO
MÓDULO B – FASE BII
Nome: Anália Maciel Camilo Neta
RU:2220990
Polo: Rio Branco-Acre
TEMPLATE
	
	Pense na sua região e crie uma campanha de divulgação
	Escolha um item dos ODS 3
	
	Defina um problema 
(O problema deve estar relacionado ao item que você escolheu, por exemplo com relação ao alto índice de mortalidade materna).
	 Previna-se 
Como Evitar mortes com relação ao índice de alta mortalidade materna?
*830 mulheres morrem por causa relacionada ao parto.
*99% das mortes ocorrem em países em desenvolvimento.
* A mortalidade materna é maior em mulheres que vivem em áreas rurais e são pobres.
* Jovens adolescentes têm maior risco de morte e complicações.
As desigualdades sociais que estão mencionadas na ODS 3, entre elas pobreza, miséria, violência, desemprego, mas principalmente as desigualdades que trazem outros malefícios são responsáveis também pelo alto índice de mortalidade materna, ás vezes por morarem em áreas rurais e possuírem pouco poder financeiro, por não terem acesso aos métodos contraceptivos e pela vergonha talvez, porque hoje têm sido oferecidos métodos contraceptivos como camisinha, nos postos de saúde, para evitar uma gravidez indesejada, também a falta do alimento, causado pelo desemprego, mas muitas famílias de baixa renda têm sido beneficiadas através do Auxílio Brasil, para que a brasileira tenha o mínimo no seu lar para pode se alimentar, muitas não têm acesso aos serviços de saúde por morarem em áreas rurais.
Á causa de mortalidade materna pode ser associado a pobreza e desinformação, pois acredito que a informação, traz muitos benefícios, porque a mesma traz esclarecimentos sobre fatos que muitos não conhecem. Podemos citar algo para erradicar a mortalidade materna é o Pré–Natal.
	Qual a importância de praticar tal ação? Em que contribuirá? (Neste item você deverá descrever sua justificativa em desenvolver uma ação frente a definição do problema. E apontar em que esta ação contribuirá para o público destinado).
	Qual importância do Pré-Natal?
· O Pré-Natal que é o acompanhamento da gestação, onde irá se cuidar tanto da gestante quanto do bebê, visando a prevenção de doenças como: Hipertensão (pré-eclâmpsia e eclampsia), hemorragias graves, infecções (principalmente depois do parto), complicações do parto, aborto inseguro, também malformação no feto, falta de vitaminas que podem acarretar em desnutrição, criança nascer abaixo do peso ou ganhar peso demais dificultando na hora do parto.
	A que público se destina? 
(Identificar o público para qual a ação e a campanha serão realizadas).
	
 Essa ação deve ser destinada a mulheres grávidas.
	Descreva sua ação? (Neste item deverá descrever quais estratégias pretende desenvolver para contribuir com o problema identificado. Importante considerar o público destinado por exemplo: 
Para crianças pode envolver jogos, brincadeiras, atividades recreativas.
Para mulheres pode ser dicas de cuidado com a saúde mental, dicas de exercícios físicos como andar ao ar livre, como usar métodos contraceptivos.
Para idosos abordar ações como práticas de dança com exercícios motores, fortalecendo os músculos, qualidade do sono, sedentarismo.
Para público em geral pode desenvolver ações sobre alimentação equilibrada, atividade física como andar, correr).
 
	 O que é ter uma vida saudável?
 Segundo os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 a mesma prevê um mundo livre dos problemas atuais como pobreza, miséria, fome, doença, violência, desigualdades, desemprego, degradação ambiental”.
 Uma vida saudável abrange fatores físicos, mentais, emocionais e sociais.
 Um Fator físico que podemos mencionar é alimentação equilibrada que é de fundamental importância para o bom funcionamento do organismo.
 Você sabia que a alimentação não afeta apenas a condição física, mas também a mental. 
 È comprovado que “a alimentação pode ajudar na recuperação de transtornos mentais como a ansiedade e depressão”.
 Muitas famílias por causa de sua condição social não têm condições de ter uma alimentação digna que possam incluir uma dieta rica em alimentos naturais como frutas: banana, morango, mamão, melancia, melão e verduras e evitar produtos industrializados que trazem malefícios a saúde. Exercícios físicos como andar, correr, fazer caminhada também ajudam a melhorar a saúde mental, vivemos no mundo de correria com tantas coisas a fazer, mas não precisamos fazer tudo de uma vez e desgastar físico e mentalmente, precisamos te qualidade de vida e essa qualidade compreende aspectos físicos e psicológicos por isso, precisamos cuidar de nossa saúde mental.
 E saúde e bem-estar tem que está associado à qualidade, buscando uma mente e corpo sadio, podemos citar aqui algumas dicas:
· Beba muita água;
· Cuide de sua saúde mental;
· Pratique exercícios regularmente;
· Evite produtos industrializados com excesso de sal, açúcar e gorduras;
· Faça consultas regulares ao médico;
· Evite bebidas alcoólicas e fumo;
 
 
	Flyer da campanha
Aqui você coloca a imagem do seu flyer
	
Cuide-se, se ame e viva.

Continue navegando