Buscar

denise contextualizada farmacognosia

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FARMACOGNOSIA PURA
Denise Cristina Feitosa Chaves
04088255
Farmácia 
Há muito tempo atrás que as plantas e seus extratos são utilizados para a produção de vários compostos, a farmacognosia e uma expressão que a ciência usa para se ter o conhecimento de materiais que tem sua origem natural, sendo explorada obtendo a cura de certas doenças.
O uso de plantas medicinais que apresentam finalidades terapêuticas se tornam uma opção inesgotável, na produção de medicamentos. Os metabólitos que são produzidos principalmente os metabólitos secundários estão se tornando uma fonte de moléculas fortes e úteis para os seres humanos, com grande interesse nos setores alimentícios, farmacológicos e cosméticos (LACERDA. 2016).
Entre as plantas mais pesquisadas podemos citar a Aloe Vera, que faz parte da família das liliáceas ela possui muitos benefícios na área da saúde pois contém magnésio, potássio, vitamina c, possui também propriedades cicatrizantes, calmantes e outras. Essa planta pode estar presente em cremes, géis, hidratantes e muito mais. 
Esses compostos possuem especialmente a finalidade principal, a proteção contra os estresses abióticos e bióticos mantendo seu nível nutricional e farmacológico.
Os grupos que fazem parte do metabolismo secundário são os compostos fenólicos, terpeno e os alcaloides. Dentre os testes qualitativos podemos citar o Spot testes que serve para as análises simples e qualitativas, esse teste é utilizado para se obter uma melhor identificação dos metabólitos secundários presentes nas plantas.
As técnicas de extração de alcaloides atualmente utilizadas nas indústrias são formadas principalmente pelas etapas de preparação da matéria-prima, extração e purificação. Para a purificação dos alcaloides a partir dos extratos várias outras tecnologias como destilação, cristalização entre outras estão sendo utilizadas na indústria farmacêutica. (SALDANA.2002). Eu como técnica responsável escolheria a de cromatografia, pois ela faz a separação das moléculas.
Sendo assim podemos compreender a grande importância desses vegetais, que eles são bastante utilizados pelo ser humano há muito tempo. E que uma vasta variedade de substâncias ativas pode ser retirada delas, a medicina vem tentando cada vez mais, com estudos avançados tentar descobrir novas moléculas ativas para serem usadas em tratamentos de várias doenças em um futuro bem próximo.
REFERÊNCIAS 
SALDANA, A. M. D. Extração de alcaloides de produtos naturais com fluidos supercríticos. 2002. 341 f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) Universidade estadual de Campinas, Campinas 2002.
VIZZOTTO, Márcia; KROLOW, A. C. R.; WEBER, Gisele Eva Bruch. Metabólitos secundários encontrados em plantas e sua importância. Embrapa Clima Temperado-Documentos (INFOTECA-E), 2010.
FREITAS, V. S.; RODRIGUES, R. A. F.; GASPI, F. O. G. Propriedades farmacológicas da Aloe vera (L.) Burm. f. Revista brasileira de plantas medicinais, v. 16, p. 299-307, 2014.
DALL'IGNA, Dhébora Mozena; SCHEMES, Viviane Moraes. POTENCIAL CICATRIZANTE DO ALOE VERA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA. REVISTA SAÚDE & CIÊNCIA, v. 10, n. 1, p. 103-109, 2021.
GRATÃO, Lúcia Helena Almeida; DO NASCIMENTO, Guilherme Nobre Lima. PREPARO E EXTRAÇÃO DE DROGAS VEGETAIS. COMPOSTOS BIOATIVOS VEGETAIS, p. 39, 2014.
LACERDA, Gabriela Eustáquio. Composição química, fitoquímica e dosagem de metais pesados das cascas das folhas secas e do gel liofilizado de Aloe Vera cultivadas em hortas comunitárias da cidade de Palmas, Tocantins. 2016. 51f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Palmas, 2016.

Continue navegando

Outros materiais