Buscar

AP1 CE2 2022-2 Gabarito

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROAP1 ( X ) AP2 ( ) AP3 ( ) 2022/2
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina: ________________________________________________________________
Coordenador: _____________________________________________________________
Nome: ____________________________________________________________________
Polo: _____________________________________________________________________
Nota =
1- Leia as descrições dos ciclos da matéria: 
( ) A partir do N2 que circula no solo, a bactéria forma amônia , que é utilizada por bactérias nitrosas e nítricas que a transformam em nitritos e nitratos. Os nitratos são absorvidos pela planta e utilizados na síntese de aminoácido, proteína e ácido nucléico.
( ) Quase todas as substâncias envolvidas nas atividades fisiológicas dos seres vivos o contêm. A disponibilidade desse elemento no ambiente é, portanto, fator vital para a manutenção dos animais e dos vegetais. A existência contínua de qualquer ecossistema necessita de que o carbono, aprisionado no interior dos organismos, seja um dia devolvido ao ambiente.
( ) Quando um organismo está vivo, os processos que realiza se encarregam da devolução de certa quantidade de H2O ao ambiente – atmosfera e solo , O ciclo se dá com a água que entra na comunidade e como é eliminada por ela. Neste processo ocorre a evaporação de mares, rios e lagos, condensa-se na atmosfera e volta à Terra em forma de chuva ou neve.
a) Correlacione a primeira coluna de acordo com a segunda: (0,5)
(A) Ciclo do carbono (B) Ciclo do Nitrogênio (C) Ciclo da água
Resposta: Aula11 página 145 a 150. B;A;C
b) Escolha um dos ciclos e descreva, em uma linha, como ele é afetado pelo fenômeno da Mudança Climática (0,5)
 Resposta: livre, de acordo com o conteúdo estudado na Aula 11
2 - Complete as lacunas de acordo com as palavras abaixo: (1,0)
Célula - sistema digestório - Ecossistema - seres heterótrofos - população - biosfera
a) O ________________________ é composto por diferentes órgãos, todos trabalhando para a mesma finalidade: transformar o alimento em nutrientes que possam ser absorvidos e aproveitados por nosso corpo.
b) Somos________________________ seres, isto é, precisamos buscar o alimento – indispensável à nossa constituição e à obtenção de energia – na Natureza. 
c) Embora a ______________________ não seja, ainda, a menor parte da matéria viva, já que é formada por organelas – que, por sua vez, são formadas por moléculas e estas, por átomos – é considerada a unidade da vida.
 d) Veja que um conjunto de organismos da mesma espécie forma o que chamamos de _________________.
 e) O conjunto composto de comunidade e fatores não -vivos denominamos de ________________________. Todos os ecossistemas da Terra constituem a __________________ .
Resposta : Aula 12. Páginas 161 a 163 a) sistema digestório; b) heterótrofos; c) célula; d) população; e) ecossistema e biosfera
3) Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo essas enzimas. Assim, como não há digestão de parte da gordura ingerida, há menor absorção desses nutrientes, contribuindo para o controle do peso.
Com base nessas informações, conclui-se que tais medicamentos agem principalmente sobre as enzimas produzidas pelo seguinte órgão: (1,0)
a) fígado 
b) jejuno 
c) pâncreas 
d) estômago 
Resposta: letra c, Aula 14
4) Segundo Foucault ( 1998): “O poder que a Ciência confere, propaga-se por meio do discurso do próprio professor que enaltece o saber científico como único conhecimento verdadeiro sobre a Natureza. Assim, o saber dos alunos é ignorado, na maioria das vezes, em nome da validade do conhecimento científico.”
 
A) De acordo com o pensamento de Foucault, a afirmativa correta é: (0,5)
a) A escola aparece como instituição que escolhe quais são os saberes fundamentais para a formação dos “novos homens” e o saber científico se institui como o instrumento dessa formação.
b) A sociedade é quem escolhe quais são os saberes fundamentais para a formação dos “novos homens” e o saber científico se institui como o instrumento dessa formação.
c) A comunidade científica é quem escolhe quais são os saberes fundamentais para a formação dos “novos homens” e o seu saber se institui como o instrumento dessa formação.
d) O professor é quem escolhe quais são os saberes fundamentais para a formação dos “novos homens” e o seu saber se institui como o instrumento dessa formação.
Resposta: a, Aula 5
B) Como o professor de ciências pode interferir nessa escolha tornando o processo educativo mais democrático? (0,5)
Resposta: relacionando o saber científico com o popular; considerando o saber das sociedades sobre a natureza e a saúde... (exemplos)
5) O sistema digestório pode apresentar configurações diferenciadas nos grupos de animais. Independentemente de suas diferentes formas, o tubo digestório tem importância no desdobramento do alimento ingerido em moléculas menores, possíveis de serem absorvidas. 
a) Identifique, dentre as figuras abaixo, aquela que melhor representa o sistema digestório de um ser vivo invertebrado e de um ser vivo vertebrado. (1,0)
Em seguida, proponha uma atividade, de cunho lúdico, abordando ao menos uma diferença entre os sistemas exemplificados. (1,0)
a) As figuras 1 (anelídeo), 3 (molusco) e 4 (artrópode) representam os sistemas digestórios dos invertebrados. A figura 2 representa o sistema digestório de um ruminante (vertebrado). 
b) Livre resposta, mas o aluno deverá citar, pelo menos, uma das seguintes características:
Nos anelídeos, já observamos o sistema digestivo completo, pois existe uma entrada e uma saída para os alimentos, divergindo de alguns grupos mais primitivos. O ceco divide o intestino em duas partes, aumentado o poder de absorção.
O rúmen é a região responsável por digerir a celulose, sendo essencial, para a digestão de bois, cabras e ovelhas. 
Os artrópodes (aracnídeos) desenvolveram um tipo específico de digestão, denominada extracorpórea. Esses seres lançam um suco digestivo sobre a presa, digerindo-a fora do corpo. 
6) Como vimos na aula 3, o biológico e o social são indissociáveis. Sobre este tema, marque a afirmativa verdadeira: (1,0)
A - A sociedade moderna acredita na indissociabilidade entre natureza e cultura conquistada por meio do fazer científico.
B - Antropólogos das ciências afirmam que a ciência busca “purificar” os objetos, mas o produto do processo de purificação cria objetos que inter-relacionam Natureza e Cultura, biológico e social.
C - Natação e caminhada são atividades puramente biológicas, não sendo por tanto culturais.
D - A postura simétrica não permite examinar a sociedade cientifica e técnica como as demais (as que não tem a ciência como instrumento de leitura do mundo).
E - Todas as afirmativas acima estão corretas.
Resposta: letra B
7) Na aula 9, “Para além dos muros da escola”, vimos que o trabalho de extensão requer sempre “ida ao campo”, ou seja, o reconhecimento de que para o conhecimento aprendido a escola não tem muros. Marque com um X as alternativas que se relacionam com o processo de aprendizagem exposto: (0,5)
a) ( ) Identificar os ciclos geoquímicos da água, destacando suas mudanças ao longo do ciclo da natureza. 
b) ( ) Buscar nas questões e problemas da comunidade, a razão e a motivação para a construção do trabalho em conjunto.
c) ( ) Vivenciar no cotidiano do ensino e aprendizagem as etapas de escolha e elaboração de um projeto de extensão.
d) ( ) Elaborar um plano de ação que desconsidere a orientação da pergunta de pesquisa formulada.
Resposta: alternativas b e c
8) Ao estudar a evolução da espécie humana moderna (Homo sapiens), observamos o surgimento de várias características em espécies ancestrais que beneficiaram seu estabelecimento e sucesso no ambiente. Entre essas características, podemos citar abipedia e o desenvolvimento de ferramentas. Que outras características você considera importante na evolução da nossa espécie. (0,5)
Resposta: Pessoal, como andar bípede, inteligência, o polegar etc
9) As vitaminas são substâncias fundamentais para o funcionamento do nosso corpo. Sem essas substâncias, várias doenças podem surgir em nosso organismo, como é o caso do escorbuto, que é provocado pela carência de qual vitamina? Justifique: (1,0)
Resposta: A vitamina C. O escorbuto é uma doença que provoca sangramento das gengivas e é ocasionado pela deficiência de vitamina C no organismo.
10) Na aula 1, você aprendeu que entre os cientistas existem concepções diversas sobre o conceito de ciência. Analise as assertivas e marque a que apresenta uma definição incorreta. (1,0)
A) Ciência pode ser vista como um conjunto de conhecimentos objetivos e neutros sobre a natureza, produzidos com base em regras e valores compartilhados por legítimos praticantes dessas atividades, igualmente neutros e interessados somente no progresso de sua disciplina: a comunidade científica.
B) A comunidade científica deve ser entendida a partir da natureza da sociedade em que ela se insere: uma sociedade capitalista, onde há o objetivo de gerar lucro.
C) A ciência e a comunidade científica como um todo dever ser analisada sob uma ótica empresarial, na qual há uma importante hierarquia que deve ser respeitada para que bons resultados sejam alcançados com sucesso.
D) A ciência e o produto da prática científica, isto é, o conhecimento, não é deve ser tido como dado, resultado natural dessa prática, sendo objeto de minuciosa investigação, feita a partir do que os próprios cientistas consideram como relevante.
Resposta: letra C

Continue navegando