Buscar

AD1-2022 1-Ciencias2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ / Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2022.1
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Fátima Branquinho Tutora a distância: Adriana Matias
Aluno(a): Matrícula: Polo: 
	
QUESTÃO
Vimos, em nossas aulas de 1 a 7, que diferentes culturas consideram a natureza – vivem a natureza – de modos diferentes. Afirmamos, como educadores e futuros educadores, que nenhum saber deve ser superior ao outro, nenhuma natureza é superior a outra. Esse pensamento pode nos ajudar a nos reunir a todos em um só coletivo – mesmo sendo diferentes e com opiniões diferentes – para uma experiência comum de cuidar das naturezas, do pluriverso, que inclui mais do que a ideia de universo. 
A1-Faça uma lista de 3 trechos – com no máximo 5 linhas – que fazem parte dessas 7 aulas que falam da importância do respeito às diferenças entre saberes (Pode citar literalmente o material da aula, colocando entre aspas e citando a página).
A2- Justifique cada uma das três escolhas que você fez com no máximo 3 linhas.
(Cada escolha com sua justificativa vale 3 pontos: 1,5 para a escolha e 1,5 para a justificativa).
B- Elabore uma pergunta sobre o conteúdo dessas 7 aulas cuja resposta NÃO esteja em nossas aulas. Essa pergunta deve ter no máximo 2 linhas e vale 1 ponto.
Esse é um convite para embasar ações docentes que contribuam para a paz. Bom trabalho.
Atenção, por favor:
Perguntas iguais serão consideradas plágio acadêmico e não serão pontuadas. (leia sobre isso no material complementar para se orientar nesse assunto. A leitura vai ajudar você em outras disciplinas também)
Material auxiliar: para quem quiser uma fonte a mais sobre a discussão presente nessas nossas 7 aulas: um diálogo que acontece nesse vídeo entre Ailton Krenak e Marisol de La Cadena:
https://youtu.be/JPWjlZcOoe0
Eles falam da importância do respeito às diferenças entre saberes, mais do que isso, entre essas naturezas propriamente ditas. Não é preciso concordar com eles. Apenas assistam, exercitando a atenção e a capacidade crítica.
Respostas:
1) Trecho: “Os cientistas sociais, por sua vez, pretendem explicar a sociedade – formada pelos ‘homens-entre-eles’ - como se ela não mantivesse estreita relação com a Natureza, como se os fenômenos naturais que a afetam não fossem, em parte, sociais, já que são examinados e explicados pelos cientistas dentro dos laboratórios e capazes de provocar controvérsias e alterações na vida de cada um de nós.” Aula 3, página 34
Justificativa: Nesse trecho nota-se a tentativa de explicar a sociedade como um organismo separado da Natureza e da Ciência, o que é impossível pois estão interligados, um influencia o outro. 
Pergunta: Você acha possível e /ou correto separar a Natureza da sociedade? E separar a Ciência da sociedade? Justifique a sua resposta. 
2) Trecho: “Aceitar este convite, no caso dos conhecimentos associados às plantas medicinais, possibilitou a construção de uma concepção não hierarquizada sobre as distintas formas pelas quais diferentes sociedades conhecem e lidam com a natureza, já que, dentro dessa concepção de Ciência, os dois processos de conhecimento produzem objetos híbridos de Natureza e cultura.” - Aula 5, página 69
Justificativa: Esse trecho mostra a valorização dos conhecimentos de povos antepassados que foram passados de geração em geração e a associação desse conhecimento aos estudos científicos. 
Pergunta: Você conhece algum medicamento vendido em farmácias que pode ser obtido de forma natural (plantas cultivadas de forma caseira ou extraído direto da Natureza)? Qual?
3) Trecho: “Apesar de o mundo das ervas envolver tanto a Medicina popular e tradicional quanto a científica, as sociedades modernas não desenvolveram uma compreensão simétrica dessas duas formas de conhecer e lidar com a saúde e a Natureza. Restringiram o reconhecimento sobre a circulação de informações, valores e práticas entre ambas e camuflaram os aspectos socioculturais envolvidos na produção desses saberes, valorizando apenas os aspectos ditos ‘científicos’.” Aula 7, página 93
Justificativa: Embora a Ciência busque por novos medicamentos na Natureza e nos saberes populares, nem sempre a sabedoria popular recebe o devido reconhecimento, como se a Ciência por si só encontra-se novas fórmulas apenas através da pesquisa técnica e laboratorial.
Pergunta: Nem sempre a sabedoria popular recebe o reconhecimento pelas descobertas medicinais “feitas” pela Ciência. Como você acha que esse reconhecimento deve ser feito para ser considerado justo?
REFERÊNCIAS
Branquinho, Fátima Braga. Ciências naturais na educação 2. v. 1 / Fátima Braga Branquinho; Maria do Carmo Ferreira; Maria Amélia de Souza Reis. - Rio de Janeiro: CEDERJ, 2010.

Continue navegando