Buscar

AV2 - Neuroanatomofisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

(
AVALIAÇ
ÃO
 
–
 
AV2
) (
CURSO: 
Fisioterapia 
)
 (
DISCIPLINA: 
NEUROANATOMOFISIOLOGIA
)
 (
CÓD. DISCIPLINA
:
 
ARA0332
) (
TURMA
: 
1001
) (
D
ATA:
 
17
 / 
06
 
/ 2021
)
 (
MATRICULA
: 
) (
PROFESSOR: 
Aline Ângela da Silva Cruz
)
 (
ALUNO (A):
 
)
QUESTÕES (1 ponto cada)
1) Explique o mecanismo fisiológico de como é realizado a comunicação entre dois neurônios ou entre um neurônio e uma célula efetora: 
R: Todas as nossas sensações, ações e qualquer outra função ou disfunção do cérebro humano podem ser compreendidas pelo processo de comunicação entre os neurônios, a sinapse. Os neurônios organizam com base em informações coletadas do ambiente interno e externo, isso ocorre fundamentalmente graças aos impulsos nervosos. Um impulso nervoso é a transmissão de um sinal codificado de um estímulo, esses impulsos passam de uma célula para outra criando uma cadeia de informações dentro de uma rede de neurônios de duas formas, elétrica e química. A elétrica espalha o sinal dentro do neurônio, e a química transmite o sinal de neurônio para neurônio, ou para uma célula muscular. Todo esse processo é chamado de transmissão sináptica que promove mudanças excitatórias ou inibitórias permitindo assim que as células conversem entre si.
2) O cérebro humano é dividido em dois hemisférios e unidos pelo corpo caloso, em uma visão súpero-externa (convexa) do telencéfalo observam-se sulcos e giros. Essencialmente, qual é o sulco que divide o lobo frontal do lobo temporal, e o sulco que divide o lobo frontal com o parietal: 
R: O sulco que divide o lobo frontal do lobo temporal é o sulco lateral. O sulco que divide o lobo frontal com o parietal é o sulco central.
3) Paciente J.D.V.58 anos, destro, com diagnóstico clínico de Acidente Vascular Encefálico isquêmico em região de lobo frontal à esquerda, está apresentando os sinais clínicos de hemiplegia, hipotonia e arreflexia à direita. Baseado nesse caso clínico, explique porque a hemiplegia é do lado contralateral à lesão?
R: Porque os sinais neurológicos mudam de acordo com a localização da lesão no cérebro e as vias nervosas motoras transpassam o cérebro de um lado para outro no tronco cerebral, uma vez que com a decussação das piramides o hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério esquerdo controla o lado direito.
4) O que é bainha de mielina e o que esta estrutura proporcionou ao sistema nervoso?
R: A bainha de mielina é uma camada de tecido adiposo que envolve as fibras que são a parte longa de um neurônio, o protegendo. Ela promove melhor fluxo e impede a perda de energia dos impulsos elétricos e quando saudável envia e recebe rapidamente os sinais nervosos, porém quando lesionada os nervos não são conduzidos de forma adequada. 
5) L.P.T, 35 anos, sofreu um acidente de moto resultando em traumatismo crânio encefálico. Após avaliação fisioterapêutica, foi observado afasia, alteração comportamental e déficit de equilíbrio. Explique, baseado na neuroanatomofisiologia, os prováveis motivos dessas disfunções:
R: A afasia ocorre após lesões cerebrais que atingem o lado esquerdo do cérebro, nas áreas frontais e temporais. As mudanças comportamentais podem ser resultado dos efeitos diretos do trauma e também de efeitos indiretos aos prejuízos causado pelas sequelas do trauma. Já o déficit de equilíbrio pode ser causado pela interrupção da comunicação entre o cérebro e o resto do corpo devido a lesão estrutural.