Buscar

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E NEGÓCIOS SOCIAIS (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E NEGÓCIOS SOCIAIS
De acordo com a proposta de Muhammad Yunnus, prêmio Nobel da Paz, fundador do Grameen Bank e pioneiro em difundir o conceito de empreendedorismo social mundialmente.Um empreendedor social precisa buscar soluções criativas para problemas sociais e conseguem colocá-las em prática por meio da criação de empresas com foco na economia criativa.
O Empreendedorismo social é a construção de negócios onde o principal objetivo não é necessariamente a obtenção de lucros, mas sim promover mudanças na realidade da comunidade onde está inserida.
Um empreendedor social precisa buscar soluções criativas para problemas sociais e conseguem colocá-las em prática por meio da criação de empresas com foco na economia criativa.
Dadas algumas definições de empreendedorismo social, podemos dizer que ele pode contribuir para a economia criativa pois abrange principalmente o desenvolvimento social. Contribuindo diretamente com a economia criativa, acelerando o processo de mudança e inspirando o coletivo.
Com base na pesquisa realizada no site Meu Sucesso (2014), em que apresenta 05 exemplos de empreendedorismo social no Brasil, conseguimos analisar e compreender umpouco mais sobre a iniciativa Gerando Falcões.
A Gerando Falcões é uma iniciativa de Eduardo Lyra, de São Paulo, que visatransformar a vida dos sujeitos (crianças, jovens, adultos, moradores de favelas), porintermédio da combinação de educação socioemocional, educação profissional, acesso aotrabalho e a tecnologias. 
Atualmente, mais de 123.000 pessoas foram impactadas pelas açõesdos projetos, 723 favelas de 19 estados diferentes do país (GERANDO FALCÕES, 2020).
Caracteriza-se como um ecossistema de desenvolvimento social que atua em redepara “colocar a pobreza das favelas no museu” (GERANDO FALCÕES, 2020). Seu foco, conforme apresentado em seu site, são iniciativas transformadoras, que gerem resultados alongo prazo, entregando serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania nasfavelas do país
Referência
Empreendedorismo Social: o que é esse conceito?.
Disponível em: < https://www.politize.com.br/empreendedorismo-social/ >. Acesso em: 26 de agosto de 2022.
GERANDO FALCÕES em: <https://gerandofalcoes.com>. Acesso em: 26 de agosto de 2022.
5 exemplos de empreendedorismo social no Brasil. Meu Sucesso. 2014. Disponível em: <https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/5-exemplos-de-empreendedorismo-social-no-brasil-173/>. Acesso em: 25 ago. 2021.
5 exemplos de empreendedorismo social no Brasil Por meuSucesso.com 14/12/2021. Disponível em: <https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/5-exemplos-de-empreendedorismo-social-no-brasil-173/ >. Acesso em: 26 de agosto de 2022.