Buscar

resolução atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A cavitação é um fenômeno que ocorre devido a uma redução da pressão em uma tubulação, abaixo da pressão de vapor, de um líquido que flui por essa tubulação. Desta maneira, são formadas bolhas que se rompem e agridem o metal da tubulação. O fenômeno da cavitação é a principal causa de manutenção em turbinas hidráulicas e térmicas, que devem ser acompanhadas de perto para que a produção de energia ou calor não seja comprometido. A cavitação pode ser benéfica quando a intenção é fazer uma limpeza ultrassônica em algum equipamento, por exemplo, em turbinas ou bombas afetadas por caramujos que grudam nas pás, mas na maioria das vezes tem um efeito danoso sobre a tubulação como: vibrações, redução do desempenho hidrodinâmico do equipamento e ruídos muito altos. Inclusive, quando a cavitação ocorre em cascos de navios, pode reduzir a velocidade da embarcação. Baseado nesse texto, deste importante tópico, e em uma pesquisa que você fará sobre cavitação, responda às questões abaixo sobre o que ocorre nos fenômenos de transporte de fluidos: 
O que é cavitação e como ela pode ser controlada?
R: A cavitação é um fenômeno físicos que consiste em formação de bolhas de vapor no fluido transportado no interior de tubulações de sistemas hidráulicos. Pode ser controlada por meio da redução de pressão na linha de aspiração e com utilização de materiais resistente a corrosão, como por exemplo: Alumínio, ferro fundido, Bronze, Aço, etc.
Como esse fenômeno prejudica as instalações de água nas residências e prédios e no sistema de tratamento de água das cidades? 
R: Este fenômeno prejudica as instalações de agua nas residências e prédios e no sistema de tratamento de agua das cidades provocando o desgastes e corrosão no interior das tubulações causando rompimento e até mesmo o desprendimento do material da tubulação do sistema gerando danos materiais e até de saúde.
Como a cavitação presente em turbinas prejudica o funcionamento e o aproveitamento, no nível ótimo, da força hidráulica de usinas elétricas? 
R: A cavitação presente em turbinas prejudica o funcionamento, no nível ótimo, da força hidráulica de usinas elétricas provocando, a longo prazo, a perda de massa dos rotores das turbinas e a redução da performance e da eficiência energética 
Quais os cuidados que se deve tomar com a manutenção destas instalações?
R: Análise prévio e manutenção periódica do sistema hidráulico, troca ou reparos dos dispositivos quando necessários. 
  
Referência
FOX, R. W.; MCDONALD, A. T.; PRITCHARD, P. J.; LEYLEGIAN, J. C. Tradução e Revisão Técnica de Koury, R. N. Introdução à Mecânica dos Fluidos. 8..ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2010.

Outros materiais