Buscar

resolução atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A mais famosa equação utilizada em fenômenos de transporte tem aproximadamente 300 anos e até hoje é muito utilizada, porque foi a primeira equação a relacionar diferentes tipos de energia que um escoamento pode apresentar durante seu movimento. Usamos tubulações hidráulicas desde a época dos romanos, povos que tinham um complexo sistema de aquedutos para levar a água às suas residências. Hoje, o campo de atuação dos fenômenos de transporte se abriu para uma variedade de novas áreas.
Recentemente, os cientistas passaram a se interessar pelo estudo de fenômenos de transporte aplicado ao corpo humano. Nossos órgãos e nosso Sistema Circulatório apresentam um comportamento muito parecido com o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto de uma cidade. Os cientistas também passaram a fabricar equipamentos que pudessem suprir deficiências apresentadas por nosso corpo, como uma máquina de hemodiálise, que faz a função dos rins enquanto os pacientes esperam por um transplante. Como a fila de transplantes é muito demorada e muitas pessoas não conseguem esperar por um órgão, agora os engenheiros estão pesquisando formas de fabricar órgãos a partir das nossas células e imprimi-los em impressoras 3D, o que eliminaria as filas assim como o risco de rejeição. Já é comum que hospitais tenham engenheiros no seu quadro de funcionários para garantir o funcionamento dos complexos equipamentos industriais, como os robôs, que estão auxiliando os médicos a salvar vidas.
Como o nosso Sistema Sanguíneo pode ser comparado com o sistema de tratamento de água e esgoto de uma cidade: quais as funções que desempenham as artérias, veias e os órgãos como o coração, pulmão e rins? Para finalizar, os alunos podem pesquisar sobre o aumento de vagas de emprego para engenheiros, oferecidas por empresas que trabalham na área médica.
R: Comparando o sistema sanguíneo do corpo humano e o sistema de tratamento de agua e esgoto este tem em comum o princípio de purificação. Neste caso o ruim tem o papel de eliminar as toxinas do sangue quanto o esgoto elimina os dejetos do tratamento de agua. Logo as artérias, veias e os órgãos como o coração e rins possuem papel especifico, a saber: São na artéria que circulam o sangue, o qual leva os nutrientes e oxigênio para o pulmão; as veias conduzem todo sangue que não possui oxigênio; O coração é o que bombeia o sangue todo sangue oxigenado das artérias e o sangue venoso para os pulmões, completando todo o ciclo circulatório do nosso corpo; o pulmão realiza a oxigenação sanguínea através de trocas gasosas entre o meio externo e o sangue, eliminando CO2 presente em nosso corpo; e nos rins são realizada a manutenção da quantidade de substâncias presentes no nosso sangue, além de filtrar as impurezas presentes nele
Por fim, o papel da Engenharia Hospitalar numa unidade de saúde tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos. Embora sua função ainda não esteja estabelecida como profissão, o engenheiro hospitalar tem sido muito solicitado para auxiliar em todos os níveis de decisões técnicas e administrativas. Sua função consiste, sobretudo, em aplicar tecnologia
Adequada à solução de problemas hospitalares que envolvem uma gama variada de conhecimentos. A Engenharia Hospitalar auxilia no planejamento e desenvolvimento de equipamentos, tecnologia e métodos relacionados diretamente ao serviço de saúde.

Outros materiais