Buscar

QUESTÃO 2 - fisiologia do movimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 2
· 
As glândulas endócrinas liberam hormônios (mensageiros químicos) diretamente no sangue, que transporta o hormônio até um tecido para que ele exerça determinado efeito, sendo a ligação desse hormônio a um receptor proteico específico que permite ao hormônio exercer esse efeito. Assim, o hormônio pode circular em todos os tecidos, embora afete apenas alguns, aqueles que possuem o receptor específico.
 
​POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. New York, 8. ed., 2014.
​Considerando o texto e as características do sistema endócrino, é correto afirmar que:
Resposta: 
Alternativa 1:
O hormônio do crescimento estimula a captação de aminoácidos, a síntese de proteínas musculares, e também atua na manutenção da função imune.
QUESTÃO 6
As células musculares armazenam quantidades limitadas de adenosina trifosfato (ATP) e como o exercício físico requer um suprimento constante de ATP para fornecimento de energia necessária para o músculo esquelético realizar à contração, a célula deve ter sistemas capazes de produzir essa energia. Assim, existem três sistemas distintos pelo qual podemos providenciar a energia que o músculo necessita para a realização do movimento.
 
​POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. New York, 8. ed., 2014.
​Dentre as formas de se obter energia, o que se refere à combustão parcial da glicose ou glicogênio pela glicólise sendo convertido até piruvato gerando, assim, lactato para produzir energia para o músculo esquelético, é denominado de:
Resposta: Sistema ATP-CP.
QUESTÃO 7
Para manter nosso organismo funcionando, precisamos de energia que fica armazenada em formato de trifosfato de adenosina (ATP). Essa energia precisa ser sintetizada a partir de substratos energéticos, possibilitando a constante renovação dos estoques de ATP através de sistemas de renovação anaeróbias e aeróbias.
ALMEIDA, Felipe Natali. Fisiologia Geral e do Movimento. Maringá – PR. Unicesumar, 2019
​Assim, com base nessas informações, relacione os fatores participantes da ressíntese de ATP apresentados na coluna 1, aos seus respectivos conceitos na coluna 2
​Coluna 1
1. Desidrogenase láctica.
​2. Creatina quinase.
3. ATPase.
4. Glicólise.
Coluna 2
(   ) Enzima catalizadora da fosfocreatina em creatina livre e fosfato.
(   ) Enzima catalizadora da conversão de ATP em ADP e fosfato.
(   ) Enzima catalizadora da conversão de piruvato em lactato.
(   ) Fracionamento/quebra da glicose.
​A sequência que preenche corretamente a coluna 2, de cima para baixo, é:
Resposta: 2, 3, 1, 4.
QUESTÃO 10
O diabetes mellitus (DM) e uma doença endócrino-metabólica caracterizada por um estado de hiperglicemia em jejum e está associada às complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos (neurológico e cardiovascular) de forma crônica. Desta forma, para o indivíduo diabético, alguns cuidados são tão importantes quanto o próprio exercício físico, tornando o programa seguro e agradável.
​ALMEIDA, Felipe Natali. Fisiologia Geral e do Movimento. Maringá – PR. Unicesumar, 2019.
​A partir do texto e do conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que apresenta os cuidados recomendados para a prescrição de exercícios físicos para indivíduos insulinodependentes:
Resposta: Verificação da concentração da glicemia antes e depois do exercício físico.

Continue navegando

Outros materiais