Buscar

Aquisição da Propriedade Imóvel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de Fixação Aquisição da Propriedade Imóvel – Aula 1
1. 
2. Lucas encontrou em seu sítio uma jazida de pedras preciosas! Lucas ficou muito contente com o fato e lembrou-se da aulas de direitos reais onde o achado de tesouro ficaria com aquele que o encontrou! Sobre o pensamento de Lucas, assinale a afirmativa correta:
a) Infelizmente Lucas não será proprietário da jazida, pois A propriedade do solo não abrange as jazidas, minas e demais recursos minerais, os potenciais de energia hidráulica, os monumentos arqueológicos e outros bens referidos por leis especiais.
b) Lucas ficará com 50% das pedras preciosas encontradas, cabendo a outra metade à União. 
c) Lucas terá direito de explorar irrestritamente os recursos minerais encontrados. 
d) A propriedade de Lucas será desapropriada pela União. 
3. (TJ-GO JUIZ 2015) Roberto celebrou com Rogério contrato por meio do qual se comprometeu a lhe transferir os bens de seu pai, Mário Augusto, no dia em que este viesse a falecer. No ato da assinatura do contrato, Rogério pagou a Roberto R$ 100.000,00. Antes do falecimento de Mário Augusto, que não possui outros herdeiros, haverá:
a) Direito adquirido, pois, de acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, a ele se equipara o direito sob condição suspensiva inalterável ao arbítrio de outrem.
b) Expectativa de direito, porque, enquanto vivo, os bens pertencem a Mário Augusto, que deles poderá dispor, impedindo que, depois do falecimento, Roberto os transfira a Rogério.
c) Direito adquirido, porque, com a assinatura do contrato, os bens da futura herança passaram a integrar o patrimônio de Rogério.
d) Expectativa de direito, porque, até o falecimento, o direito sobre os bens da futura herança integra o patrimônio de Roberto, que poderá cumprir o contrato apenas depois da abertura da sucessão.
e) Nem direito adquirido nem expectativa de direito, porque o contrato é nulo.
4. (MANUSPREV, 2015) O instituto do direito sucessório denominado “legitima” corresponde
a) Ao direito dos ascendentes, quando vivos, de reivindicarem a integralidade da herança dos filhos que não possuem descendentes, ainda que existente testamento válido. 
b) Ao direito de o Estado arrecadar parcela da herança para quitar dívidas trabalhistas e previdenciárias deixadas pelo de cujos.
c) À metade dos bens de herança que pertence aos herdeiros necessários. 
d) Ao direito, atribuível apenas aos filhos, de reivindicar metade da herança.
5. (TRT. 2008) A sucessão do ausente obedece a lei do país:
a) Onde foi visto pela última vez
b) Em que se situam seus bens imóveis
c) Onde ocorreu o desaparecimento
d) Em que era domiciliado o desaparecido
e) Onde residirem seus filhos
6. ENADE 2015 Helena da Silva era uma mulher que não tivera oportunidade de concluir o ensino básico. Mas, em razão do destino, veio a conhecer John Look, divorciado há 20 anos, homem rico e bem-sucedido, que, em pouco tempo, se casou com Helena, na esperança de viver um grande amor com a consorte que conhecera no Rio de Janeiro. Logo após o casamento, o casal passeou por diversas capitais do país, entre as quais Recife, Maceió e Salvador. Infelizmente, John Look, em uma visita a seu país, dois meses depois, veio a falecer. No Brasil, o de cujus deixou um pequeno apartamento que deveria partilhar com a ex-mulher, do primeiro casamento. Entretanto, Helena soube que a lei do país de John, diferentemente do Brasil, incluía na sucessão ex-cônjuges separados há mais de 10 anos. 
Considerando o inciso XXXI do artigo 5º da Constituição brasileira, que dispõe que a sucessão de bens de estrangeiros situados no país será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus, é CORRETO afirmar que 
a)a sucessão deve obedecer às leis do Brasil, uma vez que o casamento foi realizado sob as leis brasileiras. 
b)a sucessão deve observar as leis do país do de cujus, independentes de serem ou não mais favoráveis à Helena. 
c)a sucessão deve ser regulada pelo direito internacional de um país neutro, uma vez que há conflito de competência. 
d)a sucessão deve excluir qualquer pretensão de Helena e beneficiar a ex-cônjuge do de cujus, em razão de o óbito ter ocorrido no exterior. 
e) a sucessão deverá ser regida pela lei brasileira, uma vez que seria mais favorável à Helena.
7. OAB 2016 Antônio deseja lavrar um testamento e deixar toda a sua herança para uma instituição de caridade que cuida de animais abandonados. O único parente de Antônio é seu irmão João, com quem almoça todos os domingos. Antônio não possui outros parentes nem cônjuge ou companheiro. Antônio procura você na condição de advogado e indaga se a vontade dele é tutelada pela lei.
Diante da indagação de Antônio, assinale a afirmativa correta.
a) Antônio pode deixar toda a herança para a instituição de caridade, uma vez que seu irmão não é seu herdeiro necessário.
b) Antônio não pode testar em favor da instituição de caridade que cuida de animais, uma vez que a herança cabe inteiramente a parente vivo mais próximo, no caso, seu irmão.
c) Antônio pode deixar por testamento apenas metade da herança para a instituição de caridade, uma vez que a outra metade pertence por lei a seu irmão, a quem deve alimentos.
d) Antônio pode deixar para a instituição de caridade 3/4 de seu patrimônio, uma vez que é preciso garantir no mínimo 1/4 da herança a seu irmão bilateral.

Continue navegando