Buscar

PTI-ADM- LE-CHARMES-PORCELANAS

Prévia do material em texto

11
administração
rafael faria da silva 
O CASO DA LE CHARME PORCELANAS
GUAÍRA/SP
2022
rafael faria da silva
O CASO DA LE CHARME PORCELANAS
Trabalho apresentado à Universidade UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas norteadoras do semestre letivo.
Tutor (a): 
GUAÍRA/SP
2022
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
3	CONCLUSÃO	10
REFERÊNCIAS	11
	
	
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir conta com as matérias revisadas ao longo do semestre do curso de administração. O intuito do portfólio é a criação e revisão de uma identidade visual para a marca "Le Charme Porcelanas" usando as técnicas de marketing, voltada para o pequeno empreendimento de porcelanas artesanais.
Sabemos a real importância de uma identidade para fortalecer o vínculo do produto com o mercado, ainda mais quando esse também será aplicado no meio online. Como a empresa foi criada durante um período econômico bem instável no mundo, graças a pandemia que se instalou em meados de 2020 e rende sequelas até o presente momento em 2022, a necessidade de atender as demandas de um público online são realmente altas, já que as vendas no e-commerce em 2021 obtiveram um aumento de 27% (os dados da pesquisa constam na referência).
O trabalho demonstra exatamente a identidade visual criada através de pesquisas e os tópicos que constam para a criação de um perfil consumidor através de alguns questionários.
DESENVOLVIMENTO
Le Charme Porcelanas
Aplicando a Análise SWOT na Le Charme
Fatores positivos e internos:
¹ qualidade do produto 
² fabricação própria 
³ peças únicas
⁴ matéria prima vindo da própria região 
Fatores positivos e externos:
¹ criação da identidade visual 
² expansão para o meio online 
³ Crescimento do público online 
⁴ Expansão de vendas para outras regiões
Fatores negativos internos:
¹ conhecer público-alvo 
² conhecimento de fatores micro ambientais que podem interferir na produção 
³ produção baixa 
⁴ possível sobrecargas de tarefas 
Fatores negativos externos:
¹ introdução no mercado online como loja iniciante
² base de clientes não definidas 
³ preparo para envio de encomendas online 
⁴ instabilidade do mercado financeiro 
Conhecendo público alvo:
a. A pesquisa descritiva seria a mais viável nesse modelo, o produto já está definido é preciso analisar o perfil psicológico de possíveis compradores e uma análise aprofundada no perfil dos consumidores. Algumas das categorias historicamente eficazes são: idade, região, classe social e gênero. Esses dados básicos representam uma valiosa adição ao planejamento, rendendo um perfil demográfico dos consumidores e social também.
b. As perguntas que precisam conter durante o estudo do público alvo são:
Demográfico:
· Qual gênero você se identifica?
a. Masculino
b. Feminino
c. Não binário 
d. Não gostaria de identificar
· Qual sua idade?
a. Menos de 18 anos 
b. De 18 a 25 anos 
c. De 25 a 40 anos 
d. Mais de 40 anos 
· Qual seu estado civil?
a. Solteirx 
b. Casadx
c. Divorciadx
d. Viuvx
· Você reside em qual região?
a. Norte
b. Nordeste
c. Sudeste
d. Centro Oeste 
e. Sul
· Sua escolaridade?
a. Ensino médio
b. Superior 
c. Técnico 
d. Fundamental
e. Não desejo responder 
· Gostaria de informar sua renda mensal?
a. Até 1.212,00
b. Entre 1.212,00 e 2.500,00
c. Entre 2.500,00 e 5.000,00
d. Acima de 5.000,00
e. Não desejo informar
Psicólogo:
· O que você estaria disposto a experimentar? 
· Um adjetivo que defina a sua personalidade?
· O que você faz no seu tempo livre?
· Qual a sua motivação de vida?
· Possui alguma crença/valor que queira evidenciar?
Definindo a comunicação:
Devido a pandemia que atingiu a economia mundialmente, foi possível observar o aumento do comércio on-line, a forma de comunicação primordial para a Le Charme Porcelanas não poderia ser diferente. O investimento no marketing físico na região é tão importante quanto o digital, analisando esses pontos os meios de comunicação escolhidos para loja seriam:
As redes sociais - Quando falamos em público on-line, tem estabelecido que as mídias digitais façam parte, então canais como site próprio, Instagram, Facebook, WhatsApp e o mais recente, mas com um grande peso também, o TikTok. De acordo com o perfil, se tem a necessidade de uma plataforma em todas selecionadas.
O segundo meio é voltado para os espaços físicos, conhecido como mídia indoor (midia interior ou publicidade interior), essa técnica permite que a propaganda seja feita em ambientes internos, preferencialmente em locais de espera forçados como filas, pontos de ônibus, recepções, estações de metrô entre outros pontos da região física no qual a loja se localiza. O ponto alto é a dinâmica e atração que esse modelo de comunicação representa, é possível acessar um público diverso e até criar um conceito para a marca de forma "boca a boca", afinal mais pessoas estarão vendo os conteúdos e os mesmos impressões podem direcionar para as redes sociais. 
A mensagem inicial apresentada pela marca de trata de inovação, criar momentos proveitosos entre os consumidores e suas propostas de mesas postas, a Le Charme trás o tradicional e estável com o novo e divertido, ótimo para várias ocasiões, mostrando um lado mais emocional da loja.
A marca precisa de uma comunicação mais emocional, mostrando os pontos positivos de se ter a Le Charme Porcelanas como sua peça chave na mesa. 
Trazer leveza e sofisticação nas suas refeições, seja para um jantar com alguém especial ou até mesmo para curtir um café consigo mesmo naquela xícara que te aproxima desse momento fazendo com que ele seja único! 
Frase: "Criando novas histórias a partir da sua mesa"
A ideia para a marca é que, como as peças são autorais, ao longo de um determinado período de tempo possam criar coleções alternadas. A produção de porcelana manualmente permite que as peças tenham detalhes pessoais e até mesmo íntimo caso solicitado pelo consumidor final, mas também significa que uma peça, de uma mesma coleção, não seria exatamente igual a outra, tendo assim o conceito de autenticidade para o produto.
O projeto foi criado para mostrar esses dois lados possíveis de serem alternados, o comprador também pode brincar com as peças ao escolher peças de coleções diferentes, por exemplo.
O problema da pandemia causou tanto impacto no meio de comércio quanto nós cidadãos onde eles precisaram passar mais tempo dentro de suas residências com suas famílias ou até mesmo sozinhos. E um ponto que todos devem conhecer é uma famosa frase de mãe: "Pega a melhor louça que fulano está vindo pra jantar!". É praticamente impossível dizer que em uma casa não tem essa separação de louças comuns ou especiais, algo tão tradicional das famílias, que com mais tempo em casa com certeza passaram a apreciar momentos como cafés da manhã, almoços, jantares e lanches mais unidos. A intenção da Le Charme é exatamente trazer a alegria, beleza em suas porcelanas e um diferencial especial para cada cliente. Pode ser uma marca recente, contudo seus produtos viverão muito para ouvir histórias ao longo dos vários anos, afinal, qualidade e excelência é outra coisa que a marca tem a oferecer.
CONCLUSÃO 
 O trabalho tinha como objetivo a criar a identidade visual de uma marca iniciante no mercado, os resultados obtidos mostram a necessidade de utilizar o marketing a favor do produtor, além de mostrar iniciativa e criatividade para inserir em um mercado ainda tão instáveis peças como Porcelanas artesanais. 
Usando os pilares e matérias revisadas ao longo do semestre pode-se confirmar o entendimento da matéria em questão e sua importância para o meio comercial. 
REFERÊNCIAS
JULIANO, Márcio de Cassio. Pesquisa mercadológica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
QUESTIONPRO. Questões Demográficas. Disponível em: https://www.questionpro.com/blog/pt-br/questoes-demograficas/Acesso em: 11 ago. 2022.
ROCKCONTENT. Análise SWOT. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-uma-analise-swot/ Acesso em: 11 ago. 2022.
YASUDA, A.; OLIVEIRA, D.M.T.D. Pesquisa de Marketing: Guia para a prática de pesquisa de mercado. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.

Continue navegando