Buscar

Atividade contextualizada de Biologia molecular

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada- Biologia Molecular
Nome: Denise Aparecida Rodrigues Dias
Matricula: 01469010
Curso: Farmácia
Polo: São Raimundo Nonato –PI
Diagnostico molecular para a Covid-19
É de conhecimento de todos que desde o surgimento da pandemia do novo corona vírus, os pesquisadores de todo o mundo começaram uma luta incansável de investigações sobre possíveis formas de se realizar cada dia mais testes para o diagnóstico da COVID-19. Tem se usado para impedir a propagação do SARS-CoV-2, uma política de testagem responsiva e de forma robusta. Sabemos que o diagnóstico correto é de suma importância para qualquer tomada de decisão, decisão essa entre os que tiveram contato direto com o indivíduo infectado, e até mesmo o próprio indivíduo que foi infectado, para consequentemente serem tomadas as medidas cabíveis, e assim tentar diminuir a transmissão viral na população.
Há três formas de se fazer a coleta para o diagnóstico: aspirado nasofarígeo, swab combinado (nasal e oral) ou secreção respiratória das vias aéreas inferiores (escarro), essas amostras são refrigeradas a uma temperatura de 4 a 8°C e devem ser analisadas em no máximo 72 horas, caso não seja possível, as amostras devem ser congeladas a uma temperatura de -70°C, até a análise. A detecção ocorre a partir do testeRT-PCR (em português, Transcriptase Reversa seguida da Reação em Cadeia da Polimerase), técnica que identifica o material genético do vírus a partir da biologia molecular, associado a este, é realizado a PCR Real Time, onde o vírus é detectado em tempo real, conforme a amplificação de cada ciclo. Tanto a rede pública quanto a rede privada fazem esse teste, os resultados são encaminhados ao Centro de Operações de Emergência do Ministério da Saúde e ao Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) antes de serem liberados aos pacientes. 
Então com o avanço da pandemia, se alavancou a busca por testes de alta sensibilidade, alta especificidade e de maior agilidade na liberação dos resultados. Onde foram desenvolvidos testes moleculares em formato point-of-care ( POC), esses tem uma liberação rápida de resultado, contudo começaram a ser empregados no diagnostico in vitro da doença.
Todavia o essencial no combate a pandemia, ainda é a testagem em massa, pois querendo ou não o diagnóstico molecular apresenta altíssima sensibilidade e especificidade na investigação do alvo de interesse, ou seja, gera resultados mais precisos. Sendo assim o uso dos testes moleculares tem revolucionado diagnósticos.
Referencias:
Diagnóstico molecular: o que é e para que serve? Disponível em: https://bioemfoco.com.br/noticia/diagnostico-molecular-o-que-e-para-que-serve/ . Acesso em:10 de outubro de 2022.
ATUALIZAÇÕES NO DIAGNÓSTICO MOLECULAR DA COVID-19- Disponivel em: https://labtest.com.br/atualizacoes-no-diagnostico-molecular-da-covid-19-2/ . Acesso em: 10 de outubro de 2022.

Continue navegando