Buscar

Mapa Processo de trabalho em Serviço Social Bacharelado em Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATENÇÃO: FAÇO ATIVIDADE ACADÊMICA DE FORMA EXCLUSIVA E INDIVIDUAL SEM RISCO DE PLÁGIO - NOSSO WHATS É 77988667489
Orientações Mapa Processo de trabalho em Serviço Social – Bacharelado em Serviço Social 
Olá aluna/o, depois de refletirmos sobre a categoria trabalho e sua manifestação na vida humana, convido você, nessa atividade mapa a olhar para o trabalho desenvolvido pelo assistente social em empresas privadas. Esse espaço sócio-ocupacional vem despontando como uma grande possibilidade de inserção profissional, fazendo o contraponto ao espaço de trabalho fortemente ocupado, o setor público.
Não podemos negar que o “o trabalho é o principal elemento que compõe os fundamentos que regem o mundo, por isso, o trabalho é a categoria fundante da vida humana” (BENTO, 2022, p. 13). Na concepção de Marx (1975) o trabalho deveria ser tomado pelo homem como algo que o tornaria cada vez mais livre, senhor de si mesmo e em condições de desenvolver suas atividades, colocando-as em prática e concretizando suas idealizações.
ATENÇÃO: FAÇO ATIVIDADE ACADÊMICA DE FORMA EXCLUSIVA E INDIVIDUAL SEM RISCO DE PLÁGIO - NOSSO WHATS É 77988667489
No entanto tais ideais não se concretizaram, pois o homem, certamente colocou em prática suas ideias torna-as produtos, no entanto, a liberdade sonhada nesse processo não aconteceu, posto que no sistema capitalista, o homem vende sua força de trabalho, e não tem controle sobre seu trabalho, produtos elaborados, tempo empregado nas atividades e valores financeiros alcançados por este.
Nesse contexto também está o Profissional do Serviço Social, pois o assistente social é um profissional assalariado que vende sua força de trabalho em busca de sua subsistência. Na atualidade muitos campos de trabalho têm aberto espaço para a atuação de assistentes sociais, dentre eles as empresas do setor privado que, buscando se adequar aos novos contornos das relações sociais, veem-se frente a situação de responder, mesmo que minimamente, as necessidades e anseios de seus trabalhadores.
Essa resposta exige análise, atenção e proposição de ações, por profissional tecnicamente preparado, assim, esse nicho se abre cada vez mais ao assistente social, que com sua formação generalista tem competência para atuar frente a essa demanda.
 
BENTO. Leticia Cristina. Processo de Trabalho em Serviço Social.
Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
ATENÇÃO: FAÇO ATIVIDADE ACADÊMICA DE FORMA EXCLUSIVA E INDIVIDUAL SEM RISCO DE PLÁGIO - NOSSO WHATS É 77988667489
 
Tendo com referência a unidade 5 do livro da disciplina, e os textos de apoio, elabore um texto dissertativo, explicando o que é a responsabilidade social empresarial, o papel do profissional do serviço social diante da responsabilidade social empresarial, destacando as ações que podem ser implementas e como o trabalho pode ser desenvolvido.

Continue navegando