Buscar

contex de Metodologia do ensino da Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada
Uninassau
Disciplina: Metodologia do Ensino da Arte
Aluna: Jaqueline Patrícia Alves do Nascimento Botelho 
Matrícula: 01329014
Proposta da atividade:
A partir da leitura do ebook da disciplina, comente os principais acontecimentos (de 1816 a 1996) do ensino de Arte nas escolas brasileiras. 
 Em 1816 o ensino formal de arte teve início com a chegada da Missão Artística Francesa, que foi trazida para o Rio de Janeiro pela família real, com o objetivo de fundar a Escola Real de Ciências, Artes e Ofício que mais tarde, com a proclamação da república passou a chamar-se Escola Nacional de belas Artes.
 Seus membros eram de orientação neoclássica e marcaram seus ensinamentos e atividades artísticas na corte. Nesse período a arte no Brasil não era valorizada por ser produzida por pessoas humildes como artesãos, os nobres a consideravam um produto sem valor e importavam suas obras da Europa. O ensino de arte e as obras produzidas no Brasil não tinham relevância 
 D. João VI trouxe para o Brasil o modelo das cortes europeias de incluir artes na educação dos príncipes, em 1811 a pintura e o desenho passam a fazer parte do currículo do colégio do padre Felisberto Antônio Figueiredo de Moura exclusivo para meninos de alto padrão aquisitivo.
 Enquanto diretor da academia de Belas Artes, Manuel de Araújo Porto Alegre em 1855tentou propagar o ensino de artes ao alcance de todos, artesão e artista. Entre 1831 e 1911 o ensino de arte não teve grandes mudanças o ensino era baseado em retratos de pessoas que faziam poses, imagens de santos, estampas e paisagens, comum nas escolas de meninas de classe alta. 
 Com a abolição da escravatura e a proclamação da república o regime político no Brasil, os liberais e os positivistas viram grandes mudanças na educação, o ensino do desenho e a ciência passaram a ser vistos como peças fundamentais, desde os primórdios o ensino da arte passou por diversos equívocos, preocupava-se com o produto e não com os processos artísticos.
 No ano de 1971 a arte é incluída no currículo escolar por obrigatoriedade da LDB 5692/71, que visando a incorporação “[...] de atividades artísticas com ênfase no processo criativo e expressivo dos alunos (FUSARI, FERRAZ,2001, P.20). Nesse momento, a arte incorpora o cenário educacional como uma atividade educativa,” e não disciplina, não garantindo que os alunos tivessem acesso a ela, pois havia falta de profissionais preparados.
 Em 1973 surgem os cursos de licenciatura em educação artística. Ana Mãe Barbosa através de várias pesquisas cria a proposta triangular sobre três ideais: fazer, ler imagens e estudar a história da arte, inovando ao colocar obras como referência para alunos.
 Em 1996 a LDB passa a considerar a arte como disciplina obrigatória da educação básica, os parâmetros curriculares nacionais definem que ela é composta de quatro linguagens: artes visuais, dança, música e teatro. O ensino da arte esta pautado por diversos estudos que estabelecem suas diretrizes e a melhor forma de seu desenvolvimento, elaborado pelo governo federal os PCN’s são referenciais de qualidade que visam a estruturação dos currículos escolares no Brasil, podendo ser adequado às diversas realidades regionais e culturais do nosso país.
Referências:
Uma breve história do ensino de arte no Brasil disponível em
https://intranet.redeclaretiano.edu.br › download
file:///C:/Users/COMPUTADOR/Downloads/sumario2%20(2).pdf acesso 08/09/2022
SOARES, Célia Aparecida. O ensino de arte na escola brasileira: fundamentos e tendências. 2016.Disponível em https://repositorio.uniube.br/bitstream/123456789/1047/1/C%c3%89LIA%20APARECIDA%20SOARES.pdf acesso 08/09/2022
ASPECTOS HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO .
file:///C:/Users/COMPUTADOR/Downloads/37.Roneiry_Kusznir_dos_Santos.pdf acesso 12/09/2022

Continue navegando