Buscar

Atividade contextualizada Metodologia do ensino da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada Metodologia do ensino da arte.
Vamos lá, nesta atividade iremos refletir sobre a forma como o ensino de artes vem sendo tratado nas escolas. Sua reflexão crítica, posicionamento e argumentação são muito importantes para que possamos juntos, debater ideias, construir e desconstruir conceitos, procurando dessa forma, colaborar cada vez mais para nosso processo educacional e em sua formação enquanto Pedagogo.
A atividade proposta sugere que você assista a um dos filmes abaixo, no entanto, nada impede que você assista a ambos.
o “Vem dançar” – Sinopse: Baseado em uma história verídica, Pierre Dulaine (Antonio Banderas) é um dançarino de salão profissional, que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta resistência dos alunos, mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pirre como mentor. (Título original: Take the Lead. Data de lançamento: 09 de junho de 2006 (1h 55min)/Direção: Liz Friedlander/Elenco: Antonio Banderas, Alfre Woodard, Jenna Dewan Tatum/Gênero: Comédia dramática/Nacionalidade EUA).
o “O sorriso de Monalisa” – Sinopse: Katherine Watson (Julia Roberts) é uma recém-formanda da UCLA que foi contratada, em 1953, para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. Determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, Katherine inspira suas alunas tradicionais, incluindo Betty e Joan, a mudarem a vida das pessoas como futuras líderes que serão. (Título original: Mona Lisa Smile/Data de lançamento: 19 de dezembro de 2003 (EUA)/Direção: Mike Newell/ Gênero: Drama/Romance).
Solicito, então, que ao assistirem ao (s) filme (s), façam uma análise crítica sobre o (s) mesmo (s), trazendo suas reflexões pessoais sobre o ensino das artes na escola, na especificidade artística de cada um; e quais aspectos (conhecimentos) podem ser trabalhados a partir das intervenções realizadas pelos protagonistas dos filmes.
Elabore sua produção em até trinta linha e fique atento pois, o seu tutor em breve fará a correção e lhe dará um retorno de seu devido material.
O que você percebeu de diferente nestes professores?
Qual a motivação deles ao exercerem suas posições de educadores?
É possível este (s) tipo (s) de trabalho (s) dentro da nossa realidade brasileira escolar; quais as possíveis opções, soluções que você visualiza enquanto educador para efetivar o ensino de artes nas escolas.
Ufa! Muita informação não é?
Faz parte de nossa caminhada acadêmica.
 O filme “Vem Dançar” traz diversos assuntos, envolvendo a cultura, discriminação, paixão, uma coletiva de emoções. Ele mostra dois mundos diferentes, o gueto, a periferia de uma cidade, onde os adolescentes vivem em mundo que só sobrevive os melhores, e outro, o oposto onde o dinheiro é quem manda. Esses dois grupos se cruzam no momento em que um homem mostra que o dinheiro não é tudo. E em um gesto de generosidade oferece aos jovens desprovidos de riqueza que a cultura é direito de todos e que o acesso a ela não deveria ser limitado. 
A determinação de um grupo de adolescentes quase todos negros, fez com que eles chegassem a um lugar, e mostrassem a todos que os qualificavam como imorais, e que os discriminavam todos os dias, que só precisavam que alguém lhes estendesse a mão, lhes dessem apoio, que muitas vezes os próprios pais lhes negavam. O professor conseguiu ensinar princípios e valores a todos através de uma dança, no qual os alunos começaram a se aceitar e confiar em suas capacidades, aprendendo a se relacionar com os demais colegas, apesar de suas diferenças. Em virtude dos fatos mencionados somos levados a acreditar que a dança ou qualquer outro tipo de esporte pode interferir positivamente na vida de uma pessoa. 
Nas escolas temos situações e realidades muito semelhantes, mas que podem ser transformadas com ações reais e não apenas teorias enfeitadas. Um professor pode sim fazer a diferença junto a seus alunos, o professor carismático, sempre consegue bons resultados com eles, mesmo com os mais problemáticos da classe. Em uma sala de aula é importante que, aluno e professor, tenham um bom relacionamento, é preciso dar e receber, é preciso compreender as necessidades do outro. Mas obviamente que o primeiro passo é do mestre, porque os alunos estão aprendendo.
O Sorriso de Monalisa
O filme se passa na década dos anos 50, em que uma Instituição educacional extremamente tradicionalista, de visão ultrapassada, assim como a maioria do corpo docente e discente. A professora de História da Arte recém-contratada fica surpresa com seus alunos que são meros reprodutores. Ela busca então, uma nova abordagem: deixa a apostila de lado e passa a utilizar slides de obras famosas e até mesmo com formas simples, demonstrando a compreensão de arte moderna, provoca nas suas alunas uma nova forma pensar diferente. Ela busca instigar as alunas a pensarem que não existe um papel de mulher pré-determinado pela sociedade. O perfil ideal do professor para trabalhar no colégio, tinha que ser um professor puramente tradicional. Katharine rompeu com essa tradição, ela era inovadora, inconformista, moderna e corajosa por não aceitar os limites impostos pela sociedade em que a escola estava inserida é o mesmo que Paulo Freire. Ela buscava desenvolver a autonomia de pensar de suas alunas e que elas tivessem consciência do seu eu na sociedade
 O professor deve estar sempre se auto avaliando como profissional e de repensar sua prática pedagógica, a cada dia temos novas descobertas. Somos seres e fazemos parte da história, à medida que o tempo passa se estabelece novos conceitos, novas condutas e novas formas de pensar.

Continue navegando