Buscar

TRIBUTAÇÃO SOBRE PATRIMÔNIO E RENDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRIBUTAÇÃO SOBRE PATRIMÔNIO E RENDA
Apresentação
A temática da tributação gera inúmeras controvérsias, pois é por meio dela que o Estado retira recursos para se manter e executar suas funções. Por outro lado, para os cidadãos e as organizações, os tributos representam um custo ou uma despesa presente na quase totalidade das suas atividades diárias. Dessa forma, os tributos ocupam lugar central nos campos político, econômico e social.
Essa presença, na vida dos cidadãos e das organizações, como um elemento incontornável do Estado mobiliza interesses e reações das mais diversas em torno dessa questão. No caso do Brasil, o sistema tributário estabelecido pela Constituição Federal de 1988 mostrou os seus problemas e limites e começou a ser fortemente contestado, especialmente a partir da primeira metade dos anos 1990, quando a tributação passou a ser a principal fonte de controle da inflação e de equilíbrio do orçamento.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você verá as diversas espécies tributárias existentes nas três esferas do governo: impostos, contribuições sociais, contribuições econômicas, taxas e contribuições de melhoria. Além disso, você conhecerá os principais atores envolvidos nos debates e na relação da tributação com o financiamento de políticas públicas.
Bons estudos.
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
· Identificar os principais tributos de patrimônio e renda.
· Examinar atores e coalizações envolvidos nos debates e nas decisões sobre a tributação de patrimônio e renda.
· Relacionar a tributação de patrimônio e renda ao financiamento de políticas públicas.

Continue navegando