Buscar

RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE
Dando continuidade as atividades solicitadas pelo estágio, realizei a entrevista com o professor Fábio José Dantas Soares, que teve as suas primeiras experiências de ensino escolar a partir do ano de 2004, no qual ele ainda estava graduando licenciatura em Educação Física. Após alguns anos, ele concluiu a formação como professor (2018) e seguiu ministrando aulas pela escola CREART, local onde iniciou a sua trajetória como docente e se encontra até hoje.
Conforme o tempo foi passando, o professor Fábio participou de cursos de especialização e capacitação, em que pôde ampliar os seus conhecimentos e assim dar sequência em sua carreira profissional. Cursos específicos da área de Educação Física, tais como: táticas do futebol e futsal, atletismo para técnicos, desenvolvimento de atletas e alunos, serviram para capacitar gestos técnicos, metodologias de aulas e táticas aplicadas em cada modalidade citada. Já cursos como: primeiros socorros e evacuação de prédio em caso de incêndio, o ajudaram a progredir na área da pedagogia voltada para a sala. 
O professor Fábio me externou, que as suas aulas ocorrem semanalmente de segunda à sexta-feira, onde ele atua nos turnos matutinos e vespertinos, regendo as aulas de Educação Física do ensino fundamental l e ensino fundamental ll, além das turmas do ensino médio. Já no turno da noite, ele usa os horários disponíveis para desenvolver algumas modalidades esportivas em que trabalha na escola.
As aulas apresentam certas dinâmicas, mesclando entre atividades realizadas na quadra da própria escola e pista de corrida do munícipio, onde ele utiliza materiais específicos para cada local, como por exemplo: bolas e cones na quadra do CREART, barreiras e bastões de revezamento na pista de corrida. Além disso, a cada 15 dias as turmas têm aulas teóricas nas salas, possibilitando assim mais um meio de conhecimento. Slides, vídeos e filmes são mostrados através de tablets e projetores em suas aulas.
Fábio me informou que a escola não recebe esses materiais de aula, devido ser uma instituição privada, mas sempre que necessário, a diretoria consegue efetuar esse tipo de aquisição. Em outro exemplo que citou, me explicou que a escola aborda temas para meses específicos e com isso desenvolve uma atividade voltada para o assunto em foco, como o mês da cultura indígena, no qual, as aulas passam a ter uma temática centrada e específica. Nesse tipo de ocasião também é feito um trabalho com outros materiais, algumas vezes criados pelos próprios alunos com recursos dados na escola, ou outras vezes comprados, no mês da cultura indígena ele trabalhou em suas turmas objetos como arcos, zarabatanas e cocares.
De maneira altruísta e inspiradora, Fábio concluiu o encontro demonstrando muita paixão e dedicação pela Educação Física, apontando a sua importância como uma ferramenta de construção social, responsável por desenvolver laços entre professores, alunos e pais, além de tudo, a disciplina nos possibilita diferentes vivências, sejam elas no ambiente de sala de aula ou locais apropriados para a prática de exercícios físicos, fazendo assim que o docente se renove buscando uma constante evolução e autocrítica.

Continue navegando